domingo, 20 de outubro de 2013

AMERICAN LE MANS SERIES


Rebellion Racing vence a última corrida da história da American Le Mans Series.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A equipe Rebellion Racing escreveu o último capítulo na história da American Le Mans Series, vencenco a última corrida da temporada, a 16° edição da Petit Le Mans em Road Atlanta nesse sábado (19/10). O trio de pilotos Neel Jani, Nico Prost e Nick Heidfeld conquistaram a pole e largaram na frente tendo liderado as primeira hora da corrida. O Lolal B12/60 dos líderes acabou sofrendo uma punição por um contato desnecessário e acabou perdendo uma volta e a liderança da corrida para a Muscle Milk Pickett Racing com Lucas Luhr. Com 5 horas passadas do evento o então líder carro HPD ARX-03c-Honda entrou para um pitstop não programada e surpreendeu todo mundo com o abandono da prova. Isso abriu a porta da vitória para a Rebellion Racing que vinha em segundo na classificação geral. Com o abandono da Muscle Milk, o veterano Lucas Luhr terminou a sua carreia na ALMS com nada mais nada menos do que 49 vitórias, sendo 8 consecutivas nessa temporada o título do ano de pilotos e fabricante. Na P2 o título ficou com Scott Tucker. Nas últimas horas da corrida com Briscoe no volante eles vieram de 3° para a 1° colocação e cruzou a linha de chegada 1.394 segundos à frente do segundo colocado David Brabham no carro No.1 HPD ARX-03b que tambem teve Scott Sharp e Anthony Lazzaro no cockpit. Tucker venceu Marino Franchitti por 8 pontos e 10 ptos de Scott Sharp, foi o terceiro título consecutivo de Tucker na P2 após ter sido campeão pela Challenge em 2010. Na Protótipos Challenge (PC) o brasileiro Ozz Negri e Sean Rayhall lideraram a maior parte da corrida, mas no final prevaleceu o carro No.8 da equipe BAR1 Motorsports com Chris Cumming, Kyle Marcelli e Stefan Johansson. Marcelli recebeu a bandeirada final com 11 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Chris Cumming acabou sendo campeão por apenas 1 ponto de vantagem sobre Guasch (141-140). Na categoria GT a vitória ficou com a equipe Team Falken Tire de maneira dramática. Nick Tandy, Bryan Sellers e Wolf Henzler conquistaram a sua primeira vitória da temporada com o Porsche 911 GT3 RSR. Com 11 voltas para terminar a corrida Nick Tandy quase perdeu o controle do carro numa relargada, mas ele conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada apenas 0.7 décimos de segundos à frente do BMW Z4 GTE #56 de Dirk Müller. O título da categoria ficou com a equipe Corvette Racing dos pilotos Antonio Garcia e Jan Magnussen. Com a 6° colocação na corrida o título ficou com a Corvette Racing, com apenas 6 pontos de vantagem sobre Müller (135-129). Lembrando que no ano vem teremos a fusão entre a Grand-AM e a American Le Mans Series numa nova série patrocinada pela Montres Tudor SA, uma fabricante de relógios autorizada pela Rolex SA, a TUDOR United SportsCar Championship.

ALMS - 9° ETAPA, PETIT LE MANS at ROAD ATLANTA - FINAL
1.(12) P1 - Nick Heidfeld/Neel Jani/Nicolas Prost - 394 voltas
2.(551) P2 - Scott Tucker/Ryan Briscoe/Marino Franchitti - 388 voltas
3.(1) P2 - Scott Sharp/Anthony Lazzaro/David Brabham - 388 voltas
4.(552) P2 - Guy Cosmo/Jonny Kane/Peter Drumbrek - 387 voltas
5.(8) PC - Kyle Marcelli/Chris Cumming/Stefan Johansson - 380 voltas
6.(25) PC - Sean Rayhall/Oswaldo Negri - 380 voltas
7.(5) PC - Jonathan Bennett/Tom Kimber-Smith/Mark Wilkins - 377 voltas
8.(17) GT - Wolf Henzler/Bryan Sellers/Nick Tandy - 375 voltas
9.(56) GT - Dirk Müller/John Edwards/Bill Auberlein - 375 voltas
10.(62) GT - Olivier Beretta/Matteo Malucelli/Robin Lindell - 375 voltas
11.(16) P1 - Chris Dyson/Tony Burgess/Chris McMurry - 374 voltas
12.(55) GT - Uwe Alzen/Maxime Martin/Jörg Müller - 374 voltas
13.(93) GT - Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer/Tommy Kendall - 373 voltas
14.(3) GT - Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor - 373 voltas
15.(91) GT - Dominik Farnbacher/Marc Goossens/Ryan Dalziel - 372 voltas
16.(6) GT - Patrick Long/Colin Braun/Michael Christensen - 372 voltas
17.(2) P2 - Ed Brown/Johannes van Overbeek/Rob Bell - 369 voltas
18.(23) GT - Bill Sweedler/Leh Keen/Johnny Mowlem - 369 voltas
19.(4) GT - Oliver Gavin/Tommy Milner/Richard Westbrook - 369 voltas
20.(7) PC - Tomy Drisi/Rusty Mitchell/James French - 365 voltas
21.(52) PC - Mike Guasch/David Cheng/Dane Cameron - 359 voltas
22.(45) GTC - Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly/Madison Snow - 357 voltas
23.(27) GTC - Patrick Dempsey/Andy Lally/Joe Foster - 357 voltas
24.(11) GTC - Mike Hedlund/Jan Heylen/Jon Fogarty - 357 voltas
25.(22) GTC - Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen/Sebastian Bleekemolen - 356 voltas
26.(44) GTC - Seth Neiman/Dion vol Moltke/Brett Sandberg - 344 voltas
27.(66) GTC - Ben Keating/Damien Faulkner/Craig Stanton - 339 voltas
28.(31) GTC - Nicolas Armindo/Christina Nielsen/Angel Benitez Jr. - 339 voltas
29.(9) PC - Bruno Junqueira/Duncan Ende/Gustavo Menezes - 295 voltas
30.(10) GTC - Charlie Putman/Charles Espenlaub/Darren Law - 277 voltas
31.(0) P1 - Andy Meyrick/Katherine Legge - 209 voltas
32.(6) P1 - Klaus Graf/Lucas Luhr/Romain Dumas - 200 voltas
33.(18) PC - Tristan Nunez/Charlie Shears - 121 voltas
34.(48) GT - Bryce Miller/Marco Holzer/Emmanuel Collard - 76 voltas

----------------------------------------//American Le Mans Series 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário