domingo, 11 de setembro de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel vence em Monza e pode se tornar campeão na próxima etapa.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Fernando Alonso (Ferrari) fez uma largada épica, pulando da 4° para a primeira posição na travada chicane do circuito de Monza. Vitantonio Liuzzi da HRT-Cosworth causou um grande acidente logo após a largada, o carro de Liuzzi saiu da pista indo para a grama, quando voltou para a pista atingiu em cheio o Renault de Vitaly Petrov. Nico Rosberg (Mercedes GP) e Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) tambem foram envolvidos no acidente, Rubinho conseguiu ainda retornar para a prova e terminou na 12° posição. Rosberg, Petrov e o próprio Liuzzi abandonaram a corrida.
Michael Schumacher foi um dos destaques da corrida, largando da 8° posição o alemão pulou para a 4° posição após o acidente. Bruno Senna entrou muito cedo, na volta No.3 para a sua primeira troca para pneus macios.
Schumacher ultrapassa Lewis Hammilton (McLaren-Mercedes) na volta No.4 e assume a terceira posição na corrida. Mark Webber (RBR-Renault) forçou demais pra cima de Felipe Massa na primeira chicane e acabou acertando o carro do brasileiro que rodou na pista perdendo várias posições. Webber acabou abandonando a corrida pois na tentativa de levar o carro sem a asa dianteira para os boxes acabou perdendo o controle na curva Parabolica e batendo na barreira de proteção. A melhor batalha da corrida foi a briga feroz entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher que dividiram várias vezes as curvas de Monza lado a lado. Vettel consegiu ultrapassar Alonso e assumiu a liderança da corrida, na volta No.9 ele já abrirá 4.2 segundos de diferença para Alonso.
Na 13° volta Hamilton ultrapassa Schumacher na primeira chicane, mas Schumacher dá a resposta e recupera a 3° posição na mesma volta. O acerto do carro de Schumacher praticamente ''sem asa'' mantinha o carro do alemão mais rápido nas retas, mesmo quando Lewis Hamilton utilizava a asa traseira móvel (DRS) não era o suficiente para conseguiu ultrapassar o Mercedes do alemão. Jenson Button que vinha na 5° posição acabou ultrapassando o seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, quando ele tentava passar por Schumacher acabou colocando o seu carro na grama e perdeu velocidade. Button não demorou nem uma volta para ultrapassar Schumacher e assumir a 3° posição na corrida. Após as primeiras trocas de pneus, para desespero de Hamilton, Schumacher conseguiu ultrapassá-lo novamente quando ele voltava de sua troca de pneus, a batalha continuaria feroz por várias voltas. Hamilton começou a reclamar da conduta de Schumacher na pista, dizendo que ele não deixava espaço para uma tentativa de ultrapassagem, isso na volta No.21.
Jenson Button (McLaren) faz uma bela ultrapassagem sobre Fernando Alonso (Ferrari) entre a primeira e segunda chicanes e assume a 2° colocação na corrida, o carro de Alonso perdia rendimento perigosamente. O espanhol Jaime Alguersuari fez uma grande corrida, largou na 17° posição e terminou a corrida em 7°. Bruno Senna (Renault) fez uma boa corrida de recuperação e marcou os seus primeiros pontos na F-1, ele ultrapassou Sebastien Buemi (STR-Ferrari) numa manobra arrojada na primeira chicane, jogando o seu carro por dentro atrasando em muito o ponto de frenagem.
Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada com 9.5 segundos de vantagem sobre o 2° colocado, o inglês Jenson Button da McLaren-Mercedes. Foi a segunda vitória de Vettel em Monza, a primeira com a equipe RBR. A sua primeira vitória tinha sido com a STR-Ferrari. Vettel conquistou a sua 8° vitória em 13 etapas e já pode ser considerado o bi-campeão da temporada de F-1.
F-1: 13° ETAPA - MONZA - FINAL
=====================================
1.(1) SEBASTIAN VETTEL, RBR-RENAULT - 1:30.410
2.(4) JENSON BUTTON, McLAREN-MERCEDES - +9.5 s
3.(5) FERNANDO ALONSO, FERRARI - +16.9 s
4.(3) LEWIS HAMILTON, McLAREN-MERCEDES - +17.4 s
5.(7) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - +32.6 s
6.(6) FELIPE MASSA, FERRARI - +42.9 s
7.(19) JAIME ALGUERSUARI, STR-FERRARI - +1 volta
8.(15) PAUL DI RESTA, FORCE INDIA-MERCEDES - +1 volta
9.(9) BRUNO SENNA, RENAULT - +1 volta
10.(18) SEBASTIEN BUEMI, STR-FERRARI - +1 volta
11.(12) PASTOR MALDONADO, WILLIAMS-COSWORTH - +1 volta
12.(11) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS-COSWORTH - +1 volta
13.(20) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS-RENAULT - +2 voltas
14.(21) JARNO TRULLI, LOTUS-RENAULT - +2 voltas
15.(24) TIMO GLOCK, VIRGIN-COSWORTH - +2 voltas
---Não terminaram a prova---
(22) DANIEL RICCIARDO, HRT-COSWORTH - +14 voltas
(17) SERGIO PEREZ, SAUBER-FERRARI - +21 voltas
(16) KAMUI KOBAYASHI, SAUBER-FERRARI - +32 voltas
(14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA-MERCEDES - +44 voltas
(2) MARK WEBBER, RBR-RENAULT - +49 voltas
(25) JEROME D'AMBROSIO, VIRGIN-COSWORTH - +52 voltas
(10) VITALY PETROV, RENAULT - 0 voltas (acidente)
(8) NICO ROSBERG, MERCEDES GP - 0 voltas (acidente)
(23) VITANTONIO LIUZZI, HRT-COSWORTH - 0 voltas (acidente)
-----------------------------
Volta mais rápida = Lewis Hamilton, McLaren - 1:26.167 (No.52)

========================== @@ F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário