domingo, 18 de abril de 2010

FÓRMULA 1
Grande vitória de Jenson Button na China.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 18 de Abril de 2010


Numa corrida dramática devido ao clima de Xangai, o atual campeão Jenson Button acabou levando a melhor na estratégia de pit stops e saiu vencedor, com o seu companheiro de equipe Lewis Hamilton chegando na 2° posição. Poucos minutos antes da largada uma fina chuva caia em Xangai, todos os carros largaram de pneus slicks para pista seca. Na largada Fernando Alonson pulou na frente dos dois carros da Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber, mas no replay ficou claro que ele queimou a largada e foi punido com uma passagem pelo pitlane. Varios carros entraram nos boxes bem cedo para trocar os pneus de pista seca para um intermediário. Acertadamente Nico Rosberg da Mercedes-GP, Jenson Button da McLaren e as duas Renaults continuaram na pista com pneus para pista seca. A estratégia deu certo, porque os pneus intermediários se desgastaram rapidamente obrigando os pilotos que trocaram por esse tipo de pneus entrassem nos boxes novamente. Logo após a largada um acidente envolvendo Kamui Kobayashi da BMW Sauber, Sebastien Buemi da Toro Rosso e Vitantonio Liuzzi da Force India, obrigou a entrada do safety car na pista para remoção de detritos que ficaram espalhados pela pista, o replay mostrou que Liuzzi perdeu o controle antes da curva e bateu nos outros dois carros, os três ficaram de fora da corrida.
Na 6° volta Fernando Alonso da Ferrari entrou nos boxes para pagar a sua punição de queimar a largada. Pedro de la Rosa da BMW Sauber abandona a corrida por quebra de motor na 9° volta. Todos os carros que entraram cedo para trocar os pneus pelo composto intermediário, voltaram aos boxes para colocar pneus slicks para pista seca, isso deixou a corrida interessantíssima já que os carros mais rápidos voltaram das paradas bem atrás. Uma grande batalha aconteceu entre Sutil, Vettel e Hamilton. Lewis Hamilton foi mais esperto do que os dois e numa manobra brilhante ultrapassou de uma vez os dois pilotos da Alemanha. Hamilton encostou em Schumacher e os dois travaram uma linda briga pela 5° posição, Hamilton mostrou muito respeito pelo super campeão, já que o carro de Schumacher era claramente inferior, após 3 voltas de briga intensa Hamilton superou Schumacher e ficou na 5° posição. Na 19° volta o líder Nico Rosberg saiu da pista rapidamente, Jenson Button encostou no alemão e rapidamente ultrapassou assumindo a ponta da corrida, os pneus slicks desse pelotão dos que não entraram nos boxes já começavam a mostrar desgaste, e a chuva que caiu no inicio da corrida retornou. Na 20° volta a maioria dos pilotos entrou nos boxes para voltar para os pneus intermediários. Hamilton quase bateu em Vettel nos pits quando ambos saiam de suas paradas, esse incidente segundo a direção de prova seria investigado após a corrida e punições podem acontecer, principalmente para Lewis Hamilton que foi muito agressivo no seu retorno para a pista.

O safety car entrou na pista na volta 22, o carro de Jaime Alguersuari perdeu a asa dianteira deixando pedaços na pista. Fernando Alonso fez uma manobra suja contra o seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa quando ambos entravam nos boxes, Alonso estava atrás de Massa, mas forçou a barra colocando praticamente o brasileiro fora da pista. Na 25° a chuva apertou com Button liderando, Rosberg em segundo, Kubica e Petrov na sequência. Na relargada novamente o destaque foi Lewis Hamilton que teve um leve contato com Mark Webber da Red Bull que foi obrigado a quase sair da pista. Hamilton ultrapassou Petrov conquistando a 4° posição e na volta 29 passou por Robert Kubica assumindo a 3° posição na corrida. Petrov vinha fazendo uma ótima corrida quando derrapou, mesmo assim conseguiu voltar na 5° posição mas logo foi ultrapassado por Alonso e Vettel. A briga mais interessante lá pela volta 36 foi entre Hamilton e Rosberg que lutavam pela 2° posição. Hamilton ultrapassou na curva após a reta de largada mas recebeu o troco na saida da curva com Rosberg recuperando a posição. Na 37° volta Hamilton fez mais uma parada e colocou um novo jogo de pneus intermediários, Kubica e Vettel tambem entraram nessa volta. Hamilton voltou na 5° posição. Na volta seguinte Button e Rosberg entraram nos pits. Button voltou na primeira posição logo atrás veio Lewis Hamilton e Nico Rosberg voltou atrás das duas McLarens.
Faltando apenas 16 voltas os 5 primeiros eram, Button, Hamilton, Rosberg, Alonso, Kubica e Sebastian Vettel em sexto. Button começou a abrir de Hamilton e controlou bem até o final da corrida, os pneus intermediários se mostraram muito eficientes nessa altura da corrida. Na volta 51 Hamilton diminuiu muito a diferença para o líder Button, mais por controle de Button, já que Hamilton reclamava com a sua equipe pelo rádio do desgaste de seus pneus dianteiros.
Vitaly Petrov da Renault e Felipe Massa da Ferrari ultrapassaram Michael Schumacher que se arrastava na pista faltando apenas 2 voltas para o final. Jenson Button conseguiu a sua 2° vitória na temporada, a McLaren conseguiu a primeira corrida do ano com o 1° e 2° lugares.
O campeonato esta fantástico e agora na liderança aparece Jenson Button da McLaren com 60 pontos, seguido por Nico Rosberg da Mercedes GP com 50 e Fernando Alonso na terceira colocação com 49 pontos. O ex-líder Felipe Massa caiu para a 6° posição com 41 pontos.

--------------------------------------------------
F-1, 2010: GP da China - Resultado Final
--------------------------------------------------
Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts
1 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 56 1:46:42.163 5 25
2 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 56 +1.5 secs 6 18
3 4 Nico Rosberg Mercedes GP 56 +9.4 secs 4 15
4 8 Fernando Alonso Ferrari 56 +11.8 secs 3 12
5 11 Robert Kubica Renault 56 +22.2 secs 8 10
6 5 Sebastian Vettel RBR-Renault 56 +33.3 secs 1 8
7 12 Vitaly Petrov Renault 56 +47.6 secs 14 6
8 6 Mark Webber RBR-Renault 56 +52.1 secs 2 4
9 7 Felipe Massa Ferrari 56 +57.7 secs 7 2
10 3 Michael Schumacher Mercedes GP 56 +61.7 secs 9 1
11 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 56 +62.8 secs 10
12 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 56 +63.6 secs 11
13 17 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 56 +71.4 secs 12
14 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 55 +1 Lap 21
15 10 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 55 +1 Lap 16
16 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 54 +2 Laps 23
17 20 Karun Chandhok HRT-Cosworth 52 +4 Laps 24
Ret 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 26 Hydraulics 20
Ret 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 8 Clutch 22
Ret 22 Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari 7 Technical 17
Ret 16 Sebastien Buemi STR-Ferrari 0 Accident 13
Ret 23 Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 0 Accident 15
Ret 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 0 Accident 18
Ret 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 0 Engine 19
----------------------------------------//Fórmula 1 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário