domingo, 29 de março de 2009

BARRICHELLO NO PÓDIO…

A temporada 2009 da Fórmula 1 começou de maneira promissora e emocionante. Foi uma corrida como nos bons tempos da categora com várias ultrapassagens e disputas. Parece que as novas regras de limitações tecnológicas, pelo menos na Australia mostrou-se bem eficiente. O veterano piloto brasileiro Rubens Barrichello largou muito mal e caiu para a sétima colocação no inicio da prova. O seu companheiro de equipe Jenson Button fez uma belíssima prova liderando a prova e vencendo de ponta a ponta. Essa corrida ja entrou para a história da Fórmula 1 porque desde 1954 uma equipe nova não conquistava as duas primeiras colocações no pódio. Naquele ano Juan Manuel Fangio e Karl Kling fizeram a dobradinha com a equipe Mercedes-Benz. Nessa madrugada Jenson Button e Rubens Barrichello com a Brawn-Mercedes repetiram a façanha. Felipe Massa (Ferrari) até que fez uma boa corrida, na largada ele aproveitou a falha de Rubinho e pulou da 6° posição para a 4° na primeira curva, passando por Nico Rosberg (Williams-Toyota) , ainda na primeira volta Massa fez uma manobra arriscadíssima aguentando a pressão de Robert Kubica (BMW-Sauber) e passou para a 3° colocação. Rubinho que largou muito mal acabou batendo na primeira curva após a largada e danificou suavemente o lado esquerdo de sua asa dianteira. Vários carros se envolveram nesse acidente com prejuizo maior para o finlândes Heikke Kovalainen (McLaren-Mercedes), que quebrou a suspensão dianteira saindo da prova logo na primeira curva. O atual campeão Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), largou em 18° e na 4° volta chegou na 9° posição quando passou por Nelsinho Piquet (Renault). Na décima volta Barrichello conseguiu ultrapassar Kimi Räikkönen (Ferrari) após dar um leve toque no pneu traseiro do Ferrarista, apesar da manobra suspeita Barrichello não foi penalizado. Massa fez a sua primeira parada nos boxes muito cedo, na 11° volta. Massa abandonou a prova após o seu segundo pit-stop. Nico Rosberg (Williams-Toyota) marcou a melhor volta da prova com o tempo de 1:27.706.
Rubinho fez o seu primeiro pit-stop na 18° volta, e na estratégia de corrida se deu bem. Após o segundo pit-stop o brasileiro voltou na 4 colocação. As duas Toyotas fizeram um ótimo treino ficando com a 6° e 8° posição no grid de largada, mas os aerofólios traseiros dos dois carros estavam irregulares e acabaram sendo punidos e tiveram seus tempos anulados, obrigando a equipe a largar dos boxes. O primeiro acidente que gerou a entrada do safety-car foi do japônes Kazuki Nakajima (Williams-Toyota) que pegou uma zebra e bateu forte no muro, foi na 17° da corrida. Faltando apenas 4 voltas para terminar a corrida, o polônes Robert Kubica (BMW-Sauber) então na 3° posição fez uma grande besteira, com o carro bem superior ao do alemão Sebastian Vettel (RBR-Renault), forçou demais a ultrapassagem por fora numa curva, Vettel não aliviou na manobra e acabou se chocando com a BMW de Kubica, os dois sairam da prova, dando de bandeja para Rubens Barrichello a segunda posição no pódio e para o francês Jarno Trulli (Toyota) a 3° posição.
Jarno Trulli é punido e perde a sua posição no pódio.
A direção da prova após o término da corrida resolveu punir o piloto Jarno Trulli (Toyota) por ter ultrapassado Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) quando o safety-car estava na pista. Trulli acabou sendo punido com 25 segundos ha mais em seu tempo de corrida o que deixou ele na 12° posição ao final da prova. Com a punição ao piloto francês o resultado oficial do Grande Prêmio da Australia ficou assim. Vettel foi responsabilizado pelo acidente com Robert Kubica e foi multado em U$ 50 mil dólares.
- - - RESULTADO OFICIAL - - -
1° Jenson Button (Brawn-Mercedes) (10 pontos)
2° Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes) (8 pontos)
3° Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) (6 pontos)
4° Timo Glock (Toyota) (5 pontos)
5° Fernando Alonson (Renault) (4 pontos)
6° Nico Rosberg (Williams-Toyota) (3 pontos)
7° Sebastien Buemi (STR-Ferrari) (2 pontos)
8° Sebastien Bourdais (STR Ferrari) (1 ponto)
================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário