segunda-feira, 19 de março de 2012

CARROS CLÁSSICOS

Bugatti Type 57 C Coupé
por Luis Fernando Soares de Almeida

Até 1934 cada modelo da Bugatti tinha um chassis específico para acomodar os diferentes modelos de carroceria. Para diminuir os custos Ettore Bugatti decidiu desenhar um único chassis que acomodaria todos os tipos de carroceria da fábrica.

A maioria das carrocerias era desenhada e construída na fábrica da Bugatti. O filho de Ettore Bugatti, Jean Bugatti com apenas 23 anos ficou responsável por mudanças no design das carrocerias dos modelos. E apenas com essa idade ele comandou o projeto do modelo 'Type 57' em 1932.
Os modelos Type 41 Royale e Type 50 não tiveram muito sucesso e eram extremamente caros. Com isso na cabeça, Jean Bugatti desenhou um motor bem menor para o modelo Type 57. O protótipo do motor tinha capacidade de 2.8 litros, praticamente a metade da capacidade dos propulsores utilizados no modelo Type 50.
O motor produzia 135 cavalos e era naturalmente aspirado. Nos primeiros modelos o motor era diretamente parafusado no chassis, o que adicionava uma grande rigidez ao conjunto. No lançamento haviam 4 tipos de carrocerias disponiveis para o modelo Type 57. Três desses modelos foram nomeados depois de sua montagem: "Ventoux" (duas portas), "Galibier" (quatro portas) e "Stelvio" (duas portas conversível). A última carroceria recebeu o nome de "Atalante" era uma variante coupé de dois lugares. Versões mais potentes e sport foram lançadas na sequência para satisfazer clientes com um perfil mais esportivo. A adição de um 'Supercharger' que elevava a potência para 160 cavalos foi a principal mudança nos motores.
As imagens que você esta vendo é do carro do próprio dono da Buggati, Ettore Bugatti que sobreviveu ao longo dos anos em suas condições originais. O colecionador Gary Kohs dos Estados Unidos era o dono dessa maravilha até 2009. John O'Quinn comprou o carro num leilão e pagou algo próximo de U$ 1.4 milhões de dólares, infelizmente O'Quinn usufruiu muito pouco do carro, pois teve um acidente fatal meses depois.
Esse carro único foi apresentado no último Festival Goodwood de Velocidade e estava a venda. Não tenho a informação se o carro encontrou um novo proprietário ou não. Esse é o modelo Bugatti Type 57 C Coupé.
-------------------------------------------//Carros Clássicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário