segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FÓRMULA 1
Lewis Hamilton consegue uma excelente vitória em Monza.
Luis Fernando Soares de Almeida

O britânico Lewis Hamilton foi dominante na corrida do último domingo em Monza não dando chances para nenhum adversário. Na largada o brasileiro Felipe Massa da Ferrari fez uma excelente largada e ganhou a segunda posição de Jenson Button separando as duas McLarens. Fernando Alonso fez uma excelente largada também, ganhou logo de inicio as posições de Bruno Senna (Williams-Renault) e Paul di Resta (Force India-Mercedes). Na segunda volta o espanhol ferrarista ultrapassou Kimi Räikönen da Lotus-Renault ganhando a 6° posição.
Sebastian Vettel da Red Bull na 4° volta ultrapassou Michael Schumacher da Mercedes e ganhou a 4° posição, Alonso pressionou bastante Schumacher mas só conseguiu ultrapassar o hepta-campeão na 7° volta. Na frente Lewis Hamilton continuava tranquilo abrindo vantagem sobre o brasileiro Felipe Massa.
Jean-Eric Vergne da Toro Rosso foi o primeiro a abandonar a corrida na volta No.9, no replay deu para perceber que ele errou o ponto de frenagem na chicane e quase causa um acidente fortíssimo, a sorte foi que não tinha nenhum carro à frente dele.
Na décima volta apenas o sistema de asa móvel (DRS) foi liberada pela direção de prova. Nessa altura Hamilton liderava por pouco mais do que 3 segundos de vantagem. Uma excelente briga pela 6° posição começou na 15° volta entre Schumacher, Räikkönen e Sergio Perez da Sauber. Schumacher acabou entrando nos boxes e deixou a briga entre Räikkönen e Perez. O mexicano superou Räikonen na 17° volta, ganhando a 6° posição. Jenson Button recuperou a segunda posição na 19° volta com uma bela ultrapassagem sobre Felipe Massa. Massa fez a sua 1° parada nos boxes na 20° volta retornando na 11° posição. Vettel e Alonso entraram  nos boxes para a primeira parada na 21° volta e quase se chocaram quando sairam com Vettel à frente de Alonso e os dois atrás de Massa. A 22° volta foi excepcional com batalhas ferrenhas entre Massa, Ricciardo, Vettel e Alonso. O 2° colocado Jenson Button foi o primeiro piloto da McLaren a parar nos boxes para troca de pneus. O líder Lewis Hamilton parou na 24° volta e retornou para a pista apenas atrás de Sergio Perez que ainda não tinha parado nos boxes. Na metade da corrida Alonso e Vettel brigaram muito, Alonso pressionou demais Vettel e chegou a sair da pista e quase por fim a sua corrida.
Sergio Perez da Sauber que largou na 12° posição claramente tinha uma estratégia de apenas uma única parada e liderava a prova na 28° volta. Hamilton numa manobra arriscada recuperou a liderança da corrida na 29° volta ultrapassando Perez na chicane. Alonso tambem na 29° finalmente deu o bote pra cima de Vettel e ganhou a 5° posição para delírio da fanática torcida Ferrarista.
Sergio Perez finalmente entrou para a sua primeira e única parada para troca de pneus na 30° volta, ele retornou para a pista na 8° posição.
Na 32° volta Sebastian Vettel recebeu uma penalidade por jogar Alonso para fora da pista, ele foi obrigado a fazer uma passagem pelo pitlane. Jenson Button abandonou a corrida na 34° volta, na reta antes da curva Parabólica seu carro apresentou problemas e ele encostou o carro fora da pista. Com isso Felipe Massa assumiu a 2° posição com Alonso em 3°, Schumacher em 4° e Räikkönen em 5°. Vettel cumpriu a sua penalidade e voltou atrás de Mark Webber na 9° colocação.
Quando faltavam apenas 16 voltas para terminar a corrida o mexicano Sergio Perez começou a voar na pista com a sua Sauber, ele ultrapassou Räikkonen de maneira arrojada na 37° volta assumindo a 4° posição na corrida. Na frente de Perez estavam as duas Ferraris e ele começou a diminuir a vantagem sobre Alonso que estava em 3°. Alonso ultrapassou facilmente o brasileiro Felipe Massa e assumiu a segunda colocação na volta No.40, Perez continuava fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida e se aproximava de Massa perigosamente.
Os pneus de Sergio Perez eram bem melhores do que os do carro de Alonso e Massa devido a estratégia de atrasar ao máximo a primeira e única parada nos boxes.
Na 44° volta Perez assumiu a 3° posição ultrapassando Massa antes da Parabólica, o carro da Sauber voava na pista, a próxima vítima seria Alonso.
A dúvida era se a Ferrari que fornece os motores para a equipe Sauber "permitiria" que Perez ultrapassasse Alonso. A resposta veio na 46° volta quando Perez não tomou conhecimento de Alonso e ultrapassou facilmente o espanhol assumindo a segunda posição da corrida. A distância para Hamilton era muito grande, pouco mais de 11 segundos, apesar do carro da Sauber ser sempre mais rápido do que a McLaren de Hamilton com apenas 5 voltas para terminar a corrida, Hamilton estava mais do que seguro.
No final da corrida, mais precisamente na 48° volta, o carro de Sebastian Vettel da Red Bull quebrou e ele abandonou a corrida, favorecendo ainda mais a liderança do campeonato de Fernando Alonso. Dificilmente alguem tira o título de Fernando Alonso da Ferrari, Lewis Hamilton é o vice-líder do campeonato agora com 37 pontos atrás de Alonso. A 13° etapa da Fórmula 1 acontece em Cingapura no próximo dia 23 desse mês.

FÓRMULA 1: 12° ETAPA - MONZA - FINAL
1.(#4) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - 1:19:41.221
2.(#15) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - +4.3s
3.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - +20.5s
4.(#6) Felipe Massa, Ferrari - +29.6s
5.(#9) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - +30.8s
6.(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP - +31.2s
7.(#8) Nico Rosberg, Mercedes GP - +33.5s
8.(#11) Paul di Resta, Force India-Mercedes - +41.0s
9.(#14) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - +43.8s
10.(#19) Bruno Senna, Williams-Renault - +48.1s
11.(#18) Pastor Maldonado, Williams-Renault - +48.6s
12.(#16) Daniel Ricciardo, Toro Rosso-Ferrari - +50.3s
13.(#10) Jerome D'Ambrosio, Lotus-Renault - +75.8s
14.(#20) Heikki Kovalainen, Caterham-Renault - +1 volta
15.(#21) Vitaly Petrov, Caterham-Renault - +1 volta
16.(#25) Charles Pic, Marussia-Cosworth - +1 volta
17.(#24) Timo Glock, Marussia-Cosworth - +1 volta
18.(#22) Pedro de la Rosa, HRT-Cosworth - +1 volta
19.(#23) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - +1 volta
20.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - abandono (spin)
21.(#12) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - abandono (freios)
22.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - abandono (alternador)
23.(#3) Jenson Button, McLaren-Mercedes - abandono (bomba de combustível)
24.(#17) Jean-Eric Vergne, Toro Rosso-Ferrari - abandono (spin)

--------------------------------------------------//Fórmula 1 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário