quinta-feira, 6 de junho de 2013

FÓRMULA 1

O motor Honda estaráde volta à F1 em 2015.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A parceria entre a McLaren e a Mercedes inevitavelmente terminará em 2014. A parceria teve inicio em 1995 e produziu nada mais nada menos do que 78 Grandes Prêmios com vitórias. No inicio desse mês a McLaren anunciou uma nova pareceria com a fábrica japonesa Honda. A Honda foi um dos motores mais vitoriosos da categoria e foi parceira da McLaren de 1988 até 1992. A Honda deixou a Fórmula 1 em 2008 após encerrar as suas atividades no setor de competições para a F1. Como fornecedor de motors a Honda começou a sua participação na categoria em 1983 quando equipava os carros da Spirit e da Williams (FW09). O melhor resultado foi apenas uma quinta colocação de Keke Rosberg com o seu FW09 na Africa do Sul. Em 1984 continuou a sua parceria com a Williams.  O motor 1.5 V6 RA163E mostrou que tinha um futuro promissor na categoria. Apesar dos dois carros da equipe pilotados por Keke Rosberg e Jacques Laffite abandonarem a maioria das corridas, Keke Rosberg conquistou a primeira vitória dos motores Honda na categoria no Grande Prêmio de Dallas nos Estados Unidos. Rosberg ainda conquistou a segunda posição na abertura do campeonato em Jacarépagua no Rio de Janeiro. O melhor resultado de Laffite foi uma 4° posição também no GP de Dallas.

Em 1985 um novo motor (RA164E) conquistou mais 4 vitórias na categoria. Keke Rosberg venceu em Detroit e na Australia e Nigel Mansell venceu nos GPs da Europa e África do Sul. Em 1986 a equipe conquistou o primeiro título da história da F1. A dupla de pilotos da Williams Nigel Mansell e Nelson Piquet conquistaram juntos 9 vitórias em 16 etapas. O bi-campeonato veio em 1987 ainda na equipe Williams, o motor 167E conquistou novamente 9 vitórias para a equipe e mais um título. Em 87 a Honda tambem equipou os dois carros da equipe Lotus (99T) de Ayrton Senna e Satoru Nakajima. Senna conquistou mais duas vitórias - Mônaco e Detroit totalizando 11 vitórias na temporada. Em 1988 a equipe deixou a Williams e começou a sua grandiosa e vitoriosa parceria com a McLaren e manteve a parceria com a Lotus. 

Na primeira temporada com a McLaren nada mais nada menos do que 15 vitórias em 16 etapas, apenas na Itália a McLaren/Honda não venceu. O ano em que uma das maiores rivalidades da história da F1 nasceu, Ayrton Senna x Alain Prost. Em 1989 mais um titulo ainda junto com a McLaren com mais 10 vitórias conquistadas, ano que encerrou a parceria com a Lotus. Em 1990 a Honda conquistou o seu 5° título na categoria somando mais 6 vitórias em seu currículo. Em 1991 veio o 6° e último título na F1, ainda na McLaren (MP4/6). Em 91 a Honda tambem equipou os carros da equipe Tyrrell (020), um motor mais fraco e menos evoluido dos que equipavam os carros da McLaren. Em 1992 foi o último ano da parceria com a McLaren e um vice-campeonato. Foram mais 5 vitórias (3 do Senna e 2 de Gerhard Berger). A equipe ficou de fora da categoria durante 7 anos e retornou à F1 com a equipe Lucky Strike Reynard BAR. Com um motor V10 (RA000E) a equipe conquistou 20 pontos na temporada terminando na 5° colocação. No ano seguinte além de equipar os carros da BAR a Honda impulsionou os carros da Jordan com o mesmo motor (RA001E, V10). O ponto alto da temporada foram 2 pódios com Jacques Villeneuve (BAR) na Espanha e na Alemanha. Em 2002 e 2003 foram duas temporadas fracas e o final da parceria com a Jordan em 2002. Em 2004 com o novo motor (RA004E) a equipe voltou a ser destaque, Jenson Button conquistou seis 3° lugares na temporada e Takuma Sato conquistou tambem um 3° lugar no GP dos Estados Unidos. Com 119 pontos na temporada a equipe conquistou o vice-campeonato. Em 2005 apenas uma 3° colocação de Button na Alemanha e o final da parceria com a BAR. Nos últimos 3 anos de F1, de 2006 até 2008 a parceria foi com a equipe Super Aguri F1 Team sendo apenas uma coadjuvante na categoria tendo conquistado apenas 4 pontos na temporada de 2007.    

ESTATÍSTICAS

====================
..19 ANOS DE F-1
..68 pole positions
..69 vitórias
..6 títulos (86-87-88-89-90-91)
..1.421,5 pontos

====================
EQUIPES/CARROS, MOTORES e PILOTOS
====================
1983= Spirit Racing (Spirit 201, 201C), Honda RA163E 1.5 V6 Turbo, Stefan Johansson
1983= TAG Williams Racing Team (FW09), Honda RA163E 1.5 V6 Turbo, Keke Rosberg e Jacques Laffite.
1984= Williams Grand Prix Engineering (FW09, FW09B), Honda RA163E 1.5 V6 Turbo (FW09), Honda RA164E 1.5 V6 Turbo (FW09B), Keke Rosberg e Jacques Laffite.
1985= Canon Williams Honda Team (FW10), Honda RA164E 1.5 V6 Turbo, Keke Rosberg e Nigel Mansell.
1986= Canon Williams Honda Team (FW11), Honda RA166E 1.5 V6 Turbo, Nigel Mansell e Nelson Piquet.
1987= Canon Williams Honda Team (FW11B), Honda RA167E 1.5 V6 Turbo, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Riccardo Patrese.
1987= Camel Team Lotus Honda (Lotus 99T), Honda RA167E 1.5 V6 Turbo, Ayrton Senna e Satoru Nakajima.
1988= Honda Marlboro McLaren (MP4/4), Honda RA168E 1.5 V6 Turbo, Alain Prost e Ayrton Senna.
1988= Camel Team Lotus Honda (100T), Honda RA168E 1.5 V6 Turbo, Nelson Piquet e Satoru Nakajima.
1989= Honda Marlboro McLaren (MP4/5), Honda RA109A 3.5 V10, Ayrton Senna e Alain Prost.
1990= Honda Marlboro McLaren (MP4/5B), Honda RA109E 3.5 V10, Ayrton Senna e Gerhard Berger.
1991= Honda Marlboro McLaren (MP4/6), Honda RA121E 3.5 V12, Ayrton Senna e Gerhard Berger.
1991= Braun Tyrrell Honda (Tyrrell 020), Honda RA101E 3.5 V10, Satoru Nakajima e Stefano Modena.
1992= Honda Marlboro McLaren (MP4/6B, MP4/7A), RA121E 3.5 V12/RA122E/B 3.5 V12, Ayrton Senna e Gerhard Berger.
2000= Lucky Strike Reynard BAR (BAR002), Honda RA000E V10, Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta.
2001= Lucky Strike Reynard BAR (BAR003), RA001E V10, Olivier Panis e Jacques Villeneuve.

2001= B&H Jordan (Jordan EJ11), RA001E V10, Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta, Jean Alesi e Jarno Trulli.

2002= Lucky Strike Reynard BAR (BAR004), RA002E V10, Jacques Villeneuve e Olivier Panis.
2002= DHL Jordan (EJ12), RA002E V10, Giancarlo Fisichella e Takuma Sato.
2003= Lucky Strike BAR (BAR005), RA003E V10, Jacques Villeneuve, Takuma Sato e Jenson Button.
2004= Lucky Strike BAR (BAR006), RA004E V10, Jenson Button e Takuma Sato.
2005= Lucky Strike BAR (BAR007), RA005E V10, Jenson Button, Takuma Sato e Anthony Davidson.

2006= Super Aguri F1 (SA05/SA06), RA806-E V8, Takuma Sato, Yuji Ide, Franck Montagny e Sakon Yamamoto.
2007= Super Aguri F1 (SA07), RA807-E V8, Takuma Sato e Anthony Davidson.
2008= Super Aguri F1 (SA08), RA808-E V8, Takuma Sato e Anthony Davidson.
========================================//Fórmula 1 2013    

Nenhum comentário:

Postar um comentário