domingo, 18 de maio de 2014

DTM


Christian Vietoris surpeende e consegue a primeira vitória para a Mercedes em Oschersleben.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A segunda etapa da DTM disputada na manhã desse domingo (18/05) terminou com uma grande surpresa, a vitória de Christian Vietoris da Mercedes. Os carros da Mercedes desde a primeira corrida se mostraram muito inferiores aos carros da Audi e BMW. Num dia nublado e muito chuvoso a estratégia das paradas e escolha dos pneus se mostrou fundamental. Jamie Green com o seu Audi liderava a prova com absoluta tranquilidade, mas a sua equipe na última parada para troca de pneus optou por pneus slick para pista seca, um erro fatal, Green foi sendo superado por vários carros na parte final da corrida e ficou para trás. A estratégia da equipe de Christian Vietoris vai entrar para a história da DTM, durante a volta de apresentação o piloto já entrou nos boxes para trocar os pneus slick por pneus de chuva, pois certamente a chuva chegaria. Vietoris saiu do pitlane para a vitória sendo o único piloto com apenas uma única parada nos boxes para troca de pneus. O brasileiro Augusto Farfus (BMW) teve uma corrida de altos e baixo, ele perdeu algumas posições logo após a largada mas foi se recuperando na corrida. Chegou a ser punido por um toque em outro carro com um 'stop and go', mas mesmo assim conseguiu chegar na zona de pontuação num excelente 5° lugar. O pole position Marco Wittman (BMW) que venceu em Hockenheim na abertura da temproradae largou na pole position na corrida de hoje não teve muita sorte, logo após a largada e disputando a primeira posição ele forçou demais na primeira curva e acabou saindo da pista e caindo para a 6° posição. Wittman teve que abandonar na parte final da corrida por problemas em seu carro. O atual campeão Mike Rockenfeller (Audi) terminou em 2° e ganhou a liderança do campeonato na tabela dos pilotos. Rockenfeller manteve uma forte pressão sobre Vietoris no final da prova ficou muito satisfeito com o resultado.  Outro piloto que se saiu muito bem com a estratégia de pit stos, foi Edoardo Mortara (AUdi) que conquistou o 3° lugar no pódio. Miguel Molina (Audi) tambem fez uma ótima corrida de recuperação, apesar de ter conquistado a pole position no sábado ele foi punido por causa de especificações em seu carro em desacordo com o regulamento e largou em último. Chegou a rodar e sair da pista mas mesmo assim Molina chegou ainda na 6° posição. O safety car entrou na pista três vezes após acidentes leves mas que deixaram os carros em posições perigosas na pista. Para a próxima prova e respeitando o regulamento desse ano, em Hungaroring no dia 01 de Junho serão adicionados lastros para aumentar o peso dos carros de acordo com a performance de hoje. Os pilotos da Mercedes-Benz Christian Vietoris, Paul Di Resta e Gary Paffet terão adicionados 5 quilos cada em seus carros. Vitaly Petrov, Pascal Wehrlein, Daniel Juncadela e Robert Wickens todos da Mercedes terão 2.5 quilos em cada carro. Por outro lado os carros da BMW de Augusto Farfus e Martin Tomczyk terão o seu peso reduzido em 2.5 quilos, já para Antonio Félix da Costa, Bruno Spengler, Maxime Martin, Joey Hand, Marco Wittman e Timo Glock terão 5 quilos à menos para a prova da Hungria.  Assim como na primeira corrida, os carros da Audi terão os seus pesos inalterados. 





















DTM: 2° ETAPA - OSCHERSLEBEN - FINAL

1.(#5) Christian Vietoris, Mercedes-Benz AMG - 44 voltas (1:15:28.785)
2.(#1) Mike Rockenfeller, Audi RS 5 DTM - +0.674
3.(#15) Edoardo Mortara, Audi RS 5 DTM - +7.769
4.(#6) Paul di Resta, Mercedes-Benz AMG - +8.906
5.(#3) Augusto Farfus, BMW M4 DTM - +9.326
6.(#8) Miguel Molina, Audi RS 5 DTM - +13.051
7.(#2) Timo Scheider, Audi RS 5 DTM - +20.502
8.(#11) Gary Paffett, Mercedes-Benz AMG - +20.597
9.(#10) Martin Tomczyk, BMW M4 DTM - +23.097
10.(#16) Adrien Tambay, Audi RS 5 DTM - +24.340
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11.(#18) Antonio Félix da Costa, BMW M4 DTM - +24.620
12.(#9) Bruno Spengler, BMW M4 DTM - +26.892
13.(#7) Mattias Ekström, Audi RS 5 DTM - +27.201
14.(#24) Maxime Martin, BMW M4 DTM - +31.032
15.(#4) Joey Hand, BMW M4 DTM - +39.802
16.(#22) Nico Müller, Audi RS 5 DTM - +44.324
17.(#20) Vitaly Petrov, Mercedes-Benz AMG - +55.493
18.(#21) Jamie Green, Audi RS 5 DTM - +1 volta
19.(#23) Marco Wittman, BMW M4 DTM - +1 volta
**Não classificados**
NC -(#25) Pascal Wehrlein, Mercedes-Benz AMG - +18 voltas
NC -(#19) Daniel Juncadela, Mercedes-Benz AMG - +22 voltas
NC -(#17) Timo Glock, BMW M4 DTM - +31 voltas
NC -(#12) Robert Wickens, Mercedes-Benz AMG - +35 voltas
---------------------------------------------------------------------------------------------------------DTM 2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário