domingo, 20 de setembro de 2015

FIA WEC


A Porsche consegue a sua segunda vitória consecutiva na etapa de Austin.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Nesse sábado (19/09) foi disputada a quinta etapa do World Endurance Championship no Circuito de Austin no Texas, as 6 Horas do Circuito das Américas. O Porsche 919 Híbrido #17 do trio de pilotos Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard receberam a bandeira quadriculada na primeira posição com mais de um minuto de diferença para o segundo colocado, o Audi R18 e-tron quattro #7 de André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler. A corrida, que teve três horas disputadas sob completa escuridão, já que não existe iluminação artifical no circuito, parecia garantida para o carro #17, mas na 4° hora, esse carro recebeu uma punição sendo obrigado a entrar no pitlane e ficar parado por 60 segundos. A punição aconteceu quando Brendon Hartley entregava o volante para Mark Webber, um mecânico tocou no carro durante o reabastecimento o que não é permitido pelo regulamento. Isso fez com que o Porsche 919 Híbrido #18 assumisse a liderança da corrida e parecia que seria um passeio até o final e a primeira vitória da temporada do trio Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas, mas um problema técnico com apenas 30 minutos para terminar a prova encerrou com as chances de vitória, eventualmente eles terminaram na quinta colocação conquistando 8 pontos importantes. Fechando o pódio da P1 veio o Audi R18 e-tron quattro #8 de Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Loic Duval. Na categoria LMP2 após uma longa batalha com um carro da KCMG ORECA, o Ligier-Nissan #26 da equipe G-Driver Racing de Sam Bird, Roman Rusinov e Julien Canal prevaleceu e cruzou a linha de chegada a mais de 1 minuto à frente do segundo colocado, o Oreca-Nissan #47 de Nicolas Lapierre, Matt Howson e Richard Bradley. Outro carro da G-Drive Racing completou o podio com Gustavo Yacaman, Ricardo Gonzalez e o brasileiro Pipo Derani. Na categoria LMGTE PRO os dois carros da equipe PorscheTeam Manthey conquistaram a 1° e a 2° colocações mais uma vez na temporada. O Porsche 911 RSR No.91 de Richard Lietz e Michael Christensen levou a melhor e conquistou a vitória. Foi uma longa batalha entre os dois Porsches, no penultimo pit stop e um trabalho mais rápido da equipe no carro no.91 deu a vitória contra Frederic Makowiecki e Patrick Pilet. A Ferrari F458 Italia no.71 da equipe AF Corse de James Calado e Davide Rigon fechou o pódio conquistando a terceira colocação. Finalmente na categoria GTAM a vitória ficou por conta da equipe SMP Racing dos pilotos Andrea Bertolini, Victor Shaytar e Aleksey Basov. O trio mais uma vez conquistou uma excelente vitória após uma longa batalha com os outros três competidores. A próxima etapa da WEC acontece no dia 11 de Outubro em Fuji no Japão.        

FIAWEC, 5° ETAPA - 6 HORAS DO CIRCUITO DAS AMÉRICAS - FINAL
1.(#17) P1, Brendon Hartley. Porsche 919 Hybrid - 185 voltas
2.(#7) P1, André Lotterer, Audi R18 e-tron quattro - +1:06.840
3.(#8) P1, Lucas Di Grassi, Audi R18 e-tron quattro - +1 volta
4.(#1) P1, Kazuki Nakajima, Toyota TS040 Hybrid - +2 voltas
5.(#26) P2, Sam Bird, Ligier JS P2 Nissan - +15 voltas
6.(#47) P2, Nicolas Lapierre, Oreca 05 Nissan - +1:21.165
7.(#28) P2, Gustavo Yacaman, Ligier JS P2 Nissan - +16 voltas
8.(#4) P1, Pierre Kaffer, CLM P1/01 AER - +19.113
9.(#30) P2, Ryan Dalziel, Ligier JS P2 HPD - +20.927
10.(#43) P2, Oliver Webb, Morgan EVO SARD - +21.005
11.(#36) P2, Nelson Panciatici, Alpine A450b Nissan - +21.767
12.(#18) P1, Romain Dumas, Porsche 919 Hybrid - +17 voltas
13.(#42) P2, Danny Watts, Gibson 012s Nissan - +19 voltas
14.(#91) GTPRO, Michael Christensen, Porsche 911 RSR - +23 voltas
15.(#92) GTPRO, Patrick Pilet, Porsche 911 RSR - +7.768
16.(#71) GTPRO, James Calado, Ferrari F458 Italia - +24.385
17.(#99) GTPRO, Richie Stanaway, Aston Martin Vantage V8 - +24 voltas
18.(#95) GTPRO, Marco Sorensen, Aston Martin Vantage V8 - +25 voltas
19.(#97) GTPRO, Jonathan Adam, Aston Martin Vantage V8 - +2.788
20.(#51) GTPRO, Gianmaria Bruni, Ferrari F458 Italia - +9.683
21.(#72) GTAM, Victor Shaytar, Ferrari F458 Italia - +26 voltas
22.(#88) GTAM, Earl Bamber, Porsche 911 RSR - +40.854
23.(#83) GTAM, Rui Aguas, Ferrari F458 Italia - +27 voltas
24.(#77) GTAM, Marco Seefried, Porsche 911 RSR - +4.935
25.(#98) GTAM, Paul Dalla Lana, Aston Martin Vantage V8 - +1:37.738
26.(#96) GTAM, Stuart Hall, Aston Martin Vantage V8 - +1:38.026
27.(#50) GTAM, Paolo Ruberti, Chevrolet Corvette C7 - +28 voltas
28.(#13) P1, Alexandre Imperatori, Rebellion R-One AER - +38 voltas
29.(#12) P1, Nick Heidfeld, Rebellion R-One AER - +30.748
30.(#2) P1, Mike Conway, Toyota TS 040 Hybrid - +96 voltas
31.(#31) P2, Ed Brown, Ligier JS P2 HPD - +131 voltas





















-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------FIA WEC 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário