domingo, 31 de janeiro de 2010

por Luis Fernando Soares de Almeida
RACING MAGIC: 31 de Janeiro de 2010

GRAND-AM ROAD RACING - DAYTONA BEACH
Deu zebra nas 24 hrs de Daytona

Na abertura da temporada 2010 da Grand-Am Road Racing Series, na Rolex 24 Horas de Daytona em Daytona Beach uma zebra aconteceu. A equipe Action Express Racing que corria de maneira independete, ou seja com orçamento próprio e sem nenhum patrocínio acabou sendo a grande surpresa da prova inicial e saiu vencedora na categoria de protótipos (DP) das 24 horas de Daytona deixando pra trás equipes poderosas como a Chip Ganassi entre outras.
O piloto português João Barbosa foi o último a conduzir o Porsche Riley que chegou 50 segundos à frente do segundo colocado Scott Pruett da Ganassi Racing. Foram 755 voltas sem absolutamente nenhum problema mecânico no Porsche Riley vencedor. Além de Barbosa, estiveram sentados no cockpit do carro vencedor o alemão Mike Rockenfeller, o escocês Ryan Dalziel e o americano Terry Borcheller. Uma das favoritas, a equipe Chip Ganassi teve vários problemas durante a prova, na noite de Sabado o carro N°2 quando era pilotado pelo colombiano Juan Pablo Montoya teve problemas em sua caixa de câmbio e teve que abandonar a corrida. No domingo quando Justin Wilson dirigia o carro de N°1 da equipe Ganassi, o piloto achou que o seu carro estava com problemas sérios e acabou entrando nos boxes e indo direto para a garagem, a equipe não constatou nenhum problema e imediatamente pediu para o piloto voltar para a corrida, mas isso acabou eliminando qualquer chance de vitória para a equipe.

Na categoria GT o vencedor acabou sendo um Mazda RX-8 da equipe SpeedSource, foi a segunda vitória do mesmo carro em 3 anos de Daytona. Os pilotos que levaram o carro a vitória foram: David Haskell, Sylvian Tremblay, Nick Ham (esse recebeu a bandeirada) e Jonathan Bomarito. Ainda na categoria GT o 2° e 3° lugares ficaram com um Porsche GT3 com a 4° colocação ficando com um Camaro GT.R da Stevenson Motorsports. Outro Mazda RX-8 que teve um bom desempenho na corrida foi o da equipe do ator Patrick Dempsey, conhecido do seriado de TV Grey's Anatomy. Dempsey que tem sua própria equipe a Dempsey Racing teve um dia bem competitivo e acabou ficando na 6° colocação na classe GT e 13° no geral. Três pilotos brasileiros estiveram em ação na corrida. Ricardo Zonta acabou na 4° colocação na DP com a sua equipe, a Krohn Racing. Oswaldo Negri ficou na 5° colocação tambem na DP correndo pela Michael Shank Racing e finalmente Raphael Matos (piloto da IndyCar Series) terminou apenas na 26° posição pela equipe Brumos Racing que contava com bons e experientes pilotos mas teve vários problemas mecânicos durante a prova.

RESULTADO FINAL - GERAL

1-(DP) #9 Action Express Racing - Porsche Riley, 755 voltas
2-(DP) #1 Chip Ganassi Racing - BMW Riley, 755 voltas
3-(DP) #95 Crown Royal/NPN Racing - BMW Riley, 751 voltas
4-(DP) #75 Krohn Racing - Ford Lola, 735 voltas
5-(DP) #60 Michael Shank Racing - Ford Riley, 726 voltas
6-(DP) #10 SunTrust Racing - Ford Dallara, 711 voltas
7-(DP) #6 Michael Shank Racing - Ford Riley, 707 voltas
8-(GT) #70 SpeedSource - Mazda RX-8, 707 voltas
9-(GT) #67 TRG/Flying Lizard Motorsports - Porsche GT3, 703 voltas
10-(GT) #66 TRG - Porsche GT3, 691 voltas
11-(GT) #57 Stevenson Motorsports - Camaro GT.R, 683 voltas
12-(GT) #44 Magnus Racing - Porsche GT3, 683 voltas
13-(GT) #40 Dempsey Racing - Mazda RX-8, 682 voltas
14-(GT) #43 Team Sahlen - Mazda RX-8, 682 voltas
15-(GT) #94 Turner Motorsports - BMW M6 Riley, 675 voltas
16-(GT) #71 TRG - Porsche GT3, 668 voltas
17-(GT) #97 Stevenson Motorsports - Camaro GT.R, 661 voltas
18-(GT) #32 Corsa Team PR1 - BMW M6, 657 voltas
19-(GT) #23 Alex Job Racing - Porsche GT3, 656 voltas
20-(GT) #22 Bullet Racing - Porsche GT3, 632 voltas
21-(DP) #99 Gainsco/Bob Stallings Racing - Chevrolet Riley, 630 voltas
22-(GT) #41 Dempsey Racing - Mazda RX-8, 620 voltas
23-(DP) #55 Crown Royal/NPN Racing - BMW Riley, 619 voltas
24-(DP) #77 Doran Racing - Ford Dallara, 612 voltas
25-(GT) #14 Autometrics Motorsports - Porsche GT3, 611 voltas
26-(DP) #59 Brumos Racing - Porsche Riley, 582 voltas
27-(DP) #7 Starworks Motorsport - BMW Riley, 549 voltas
28-(GT) #16 SpeedSource - Mazda RX-8, 488 voltas
29-(GT) #17 Orbit Racing - Porsche GT3, 444 voltas
30-(GT) #48 Miller Barrett Racing - Porsche GT3, 411 voltas
31-(GT) #18 TRG/Guardian Angel - Porsche GT3, 386 voltas
32-(DP) #90 Spirit of Daytona Racing - Porsche Coyote, 346 voltas
33-(GT) #63 TRG - Porsche GT3, 335 voltas
34-(DP) #2 Beyer Racing - Chevrolet Crawford, 319 voltas
35-(GT) #19 MCM/Black Flag Racing - Corvette, 316 voltas
36-(GT) #20 Matt Connolly Motorsports - Porsche GT3, 276 voltas
37-(DP) #2 Chip Ganassi Racing - BMW Riley, 249 voltas
38-(GT) #7 Godstone Ranch Motorsports - Corvette, 201 voltas
39-(GT) #21 Matt Connolly Motorsports - Pontiac GTO.R, 153 voltas
40-(GT) #46 Autohaus Motorsports - Pontiac GXP.R, 125 voltas
41-(GT) #52 Wil Mar Racing - Ferrari 430, 112 voltas
42-(GT) #64 JLowe Racing - Porsche GT3, 100 voltas
43-(GT) #30 Racers Edge Motorsports - Mazda RX-8, 69 voltas
44-(GT) #42 Team Sahlen - Mazda RX-8, 27 voltas
45-(GT) #8 Sigalsport - Ferrari 430 Challenge, 0 voltas

=============================/xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário