sábado, 15 de janeiro de 2011

FÓRMULA 1 - NOVOS PILOTOS
Depois de 30 anos um Mexicano volta á Fórmula 1.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 15/01/2011


A última vez que um piloto mexicano apareceu numa corrida de F-1, foi em 1981 com Hector Rebaque correndo com uma Brabham em Las Vegas, EUA. Sergio Perez será apenas o 5° piloto do México a correr na F-1, ele foi o vice-campeão da GP2 em 2010.
Nascido em Guadalajara, Perez sempre foi um membro da Escuderia Telmex que apóia vários pilotos do México em diferentes categorias. Muitos dizem que somente por causa do dinheiro da Telmex, Sergio Perez conseguiu uma vaga na F-1. Embora isso seja verdadeiro na atual F-1, o histórico do jovem piloto de apenas 21 anos é sólido. Perez começou a sua carreira como todo piloto de corrida, ou seja no Kart onde ele venceu cinco campeonato antes de fazer a sua estréia num mono-posto na categoria Skip Barber National Championship em 2004 nos Estados Unidos.
Na primeira temporada ele terminou em 11° no campeonato e no mesmo ano em 7° na Midwestern Series da Skip Barber também. Em 2005 com apenas 15 anos ele começou a sua carreira na Europa correndo na Fórmula BMW ADAC Series com o time de Rosberg. O momento alto desse ano foi um lugar no pódio apenas na 2° corrida da temporada. Ele terminou o ano na 14° posição. Em 2006, com outros 2 pódios ele ficou na 6° colocação no campeonato. Ainda participou de 2 rounds da A1 GP representando o México, na China.
O próximo passo de seu aprendizado veio na super competitiva categoria Britânica de Fórmula 3. Dirigindo pela equipe T-Sport, ele conseguiu o seu primeiro título num monoposto e uma promoção em 2008 para uma classe internacional. Naquele mesmo ano ele fez a sua primeira aparição na GP2 na série Asiática, junto com Vitaly Petrov que esta na Renault hoje, na equipe Campos Racing. Perez conseguiu 2 vitórias, 3 pódios naquele ano e em 2009 correu a temporada inteira da GP2 Asia pela equipe Arden International.
Junto com Edoardo Mortara, Perez terminou em 12° com 2 pódios no ano. Em 2010 foi promovido a GP2 correndo pela equipe Barwa Addax. No ano passado foram 5 vitórias, 7 pódios, um pole position e 6 voltas mais rápidas completando a temporada de estréia dele como vice-campeão, Perez chamou muito a atenção do mundo da F-1 e com a ''ajudinha'' da Telmex, a Sauber acabou contratando o piloto, antes mesmo do primeiro teste em Abu Dhabi.

--------------------------------//Fórmula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário