quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FÓRMULA 1
A fantástica história da Red Bull Racing.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A toda poderosa equipe da Red Bull Racing, bi-campeã de F-1 e a equipe a ser batida atualmente no esporte, tem uma história muito interessante. A origem da RBR pode ser traçada no ano de 1996. Em 1996 o tri-campeão de Fórmula Um Jackie Stewart montou a sua equipe, a Stewart Grand Prix. A equipe Stewart GP disputou três temporadas na categoria de 1997 a 1999.
A última temporada foi a mais forte, a equipe conseguiu uma vitória com o inglês Johnny Herbert no GP da Europa e uma pole position com o brasileiro Rubens Barrichello no GP da França. Em Junho de 1999 entretanto Jackie Stewart resolveu vender a Stewart GP para a Ford Motor Company.
A Ford resolveu mudar o nome da equipe para Jaguar Racing em 2000, isso fazia parte de um plano global para promover o carro top de linha da companhia. A equipe disputou 5 temporadas na F-1 mas nunca conseguiu reviver o sucesso da temporada de 99, ainda como Stewart GP. A Ford investiu milhões de dólares na equipe Jaguar, mas não obteve o retorno desejado, com isso em 2004, mais precisamente em Novembro daquele ano, decidiu vender o comando operacional da equipe.
Em Novembro de 2004 a companhia de bebidas energéticas Red Bull anunciou a compra do time de fórmula 1 Jaguar da Ford. A nova equipe, foi nomeada Red Bull Racing e para a primeira temporada em 2005 utilizou o chassis do antigo e os motores que deveriam estar na equipe Jaguar para 2005.
O mais engraçado de tudo isso é que a Red Bull "pagou" apenas a simbólica quantia de U$ 1 (um dólar), mas assinou um compromisso de investir U$ 400 milhões na equipe para as próximas três temporadas.
Christian Horner foi nomeado o novo chefe de equipe e os primeiros pilotos foram David Coulthard e Christian Klien para a temporada de 2005.
Esse não foi o primeiro investimento da companhia Red Bull nos esportes a motor, eles já tinham uma parceria de patrocínio na equipe Sauber (que teve que ser cancelada) e já naquele ano tinham um programa chamado Red Bull Junior Team, que revelavam jovens talentos para os esportes à motor. Alguns pilotos como Enrique Bernoldi, Christian Klien, Patrick Friesacher, Vitantonio Liuzzi e Scott Speed foram alguns que participaram desse programa. A Red Bull ainda patrocinava vários pilotos na GP2.
Com o chassis nomeado de RB1, basicamente o chassis de 2004 que a Jaguar utilizou e ainda com os motores Cosworth da Ford, a equipe tentou trazer Gerhard Berger que na época chefiava a BMW Motorsports para ajudar no ano de estréia da equipe, mas isso nunca aconteceu.
==RB1-2005==
Como plano para a primeira temporada, foram recrutados o experiente David Coulthard que seria o piloto número 1 da equipe, e dois jovens talentos Christian Klien e Vitantonio Liuzzi. Klien jjá tinha dirigido o carro da Jaguar em 2004 e Liuzzi era o campeão de F3000. A idéia era revezar o segundo carro entre os dois jovens pilotos, mas Liuzzi apareceu em apenas 4 etapas do campeonato. O primeiro ano da RBR foi um sucesso se comparado com o seu predecessor, o time da Jaguar. A equipe ficou na 6° colocação de constutores na maior parte da temporada, só foi batida no final da temporada pela equipe BAR com motores Hondas que mostraram um desempenho superior no final do ano. Numa única temporada a RBR conseguiu mais pontos do que a Jaguar teve em 2 anos. Coulthard marcou 34 pontos e Klien somou mais 9 pontos para a equipe. Liuzzi conquistou 1 ponto também.
==RB2-2006==
Após um ano impressionante e muito produtivo em sua estréia, o segundo ano em 2006 teve inicio com importantes mudanças na equipe. Em Abril de 2005 a equipe anunciou que havia acertado um negócio com a Ferrari para utilizar os motores de Matanello na temporada de 2006. Isso coincidiu com a obrigatoriedade de utilização de motores V8 em todas as equipes. Para esse ano tambem a equipe contava com um diretor técnico mais bem sucedido da McLaren, Adrian Newey. Os dois pilotos de 2005 foram mantidos para a segunda temporada da equipe na F-1. Logo na primeira corrida no Bahrain, Christian Klien conseguiu terminar a corrida na 6° posição com Coulthard terminando em 10°.
O primeiro pódio aconteceu logo na 2° temporada, um terceiro lugar para David Coulthard em Mônaco. Antes da corrida o chefão da equipe Christian Horner prometeu pular pelado numa piscina se alguns de seus carros conquistassem um lugar no pódio. Ele teve que cumprir a promessa e pulo na piscina apenas com um Boné vermelho. Com o seu carro RB2 a equipe terminou na 7° colocação no campeonato de construtores com apenas 16 pontos, cinco pontos à frente da Williams. Christian Klien deixou a equipe e foi substituido por Robert Doornbos para as três últimas etapas, mas não marcou nenhum ponto na temporada.
==RB3-2007==
Na temporada de 2007 vimos a estréia do RB3, o carro inteiramente projetado por Adrian Newey. Os motores foram modificados também, e após uma longa discussão em 2006 a equipe se livrou dos motores Ferrari e começou a utilizar os motores Renault. O contrato com a Ferrari foi transferido para a Toro Rosso. Mark Webber assinou com a equipe após a partida de Klien e Robert Doornbos, ficou como piloto de testes da equipe. A equipe terminou em 5° no campeonato com 24 pontos. O ponto alto da temporada veio no GP da Europa, onde Mark Webber conseguiu o seu segundo pódio da carreira terminando na 3° colocação com David Coulthard em 5°. Foi o 2° pódium da história da equipe. A RBR teve um final de temporada muito bom, com Webber chegando a lutar pela vitória no Japão mas um acidente com Sebastian Vettel então na equipe Toro Rosso.
==RB4-2008==
Os dois pilotos foram mantidos para 2008 e um novo carro, o RB4 foi apresentado em Jerez na Espanha em Janeiro. Sebastien Buemi foi contratado como piloto de testes e reserva, e tambem como piloto da equipe Arden International na GP2. Mark Webber abandonou a corrida na abertura do campeonato, mas nas próximas cinco etapas acabou na zona de pontuação. Coulthard teve um inicio de temporada fraco, mas o 3° lugar no Canada deu a equipe o terceiro pódio da história. As últimas 10 etapas foram um fracasso com a equipe anotando apenas 5 pontos e acabou na 7° colocação dos construtores, um passo para trás em relação a 2007. O "Time-B" da Red Bull, a Toro Rosso conseguiu uma vitória com Sebastian Vettel no inusitado GP da Itálias. Foi a primeira vitória de uma equipe da Red Bull. Isso levou a muitas críticas em relação ao motor da Renault que perdia em potência para os propulsores da Ferrari e da Mercedes. Para o ano seguinte a Renault conseguiu igualar o poder de seus motores aos dos adversários, após o término do congelamento no desenvolvimento dos motores durante 10 anos. David Coulthard anunciou a sua aposentadoria no final dessa temporada.
==RB5-2009==
O RB5 foi lançado em Fevereiro de 2009. O carro logo no inicio da temporada mostrou que seria um dos que disputaria o título da temporada. Foi um ano glorioso para a Red Bull Racing. O jovem piloto alemão que mostrou muito talento na Toro Rosso Racing, foi trazido para o lugar de David Coulthard que se aposentou no ano anterior. Na terceira corrida do ano no Grande Prêmio da China, Sebastian Vettel conquistou a primeira pole position para a equipe e no dia seguinte a primeira vitória da história da RBR, chocou o mundo. Mark Webber chegou na 2° colocação conquistando a primeira dobradinha da RBR.
Na corrida seguinte no Bharein, Vettel chegou em 2°. Vettel venceria mais três corridas na temporada (Silverstone, Japão e Abu-Dhabi) e ainda conquistaria mais 3 pódios (3° na Turquia, 2° na Alemanha e 3° na Bélgica). Mark Webber venceu duas corridas também (Alemanha e Brasil) e conquistou mais 5 pódios para a equipe. A equipe foi a vice-campeã da temporada com 153.5 pontos, uma subida meteórica da 7° colocação em 2008 para o vice-campeonato no ano seguinte. Sebastian Vettel foi o vice-campeão da temporada, que foi vencida por Jenson Button e a surpreendente equipe Brawn.
==RB6-2010==
O RB5 mostrou uma evolução impressionante e a equipe com o seu novo carro desenhado pelo gênio Adrian Newey, o RB6 entrou como um dos principais favoritos a conquista do campeonato. Os pilotos foram mantidos, Vettel e Webber, com os motores Renault na parceria. O novo chassis, o RB6 se mostrou o carro mais estável e rápido do grid. Vettel conquistou a pole nas duas primeiras etapas. No Bahrain ele teve problemas no final da corrida e foi ultrapassado pelas duas Ferraris e Lewis Hamilton da McLaren, ele acabou na 4° colocação. Na Australia foi pior ainda, ele liderava quando teve que abandonar a corrida devido a uma forte vibração nas rodas dianteiras e falha em seu freio. Webber terminou em 9° após problemas e um acidente com Hamilton.
Na Malásia, Vettel conquistou a sua 3° vitória da carreira e mais uma para a equipe RBR. Vettel venceu mais 4 corridas na temporada (Europa, Japão, Brasil e Abu-Dhabi) e conquistou o título de pilotos se tornando o mais jovem campeão do mundo. Webber tambem brilhou vencendo na Espanha, Montreal, Silverstone e Hungria. O ano foi mágico para a equipe que conquistou 9 vitórias no total (5 de Vettel e 4 de Webber). Foram 15 pole positions (10 para Vettel e 5 para Webber) além disso a equipe conquistou 6 voltas mais rápidas durante as corridas.
==RB7-2011==
A temporada atual ainda esta em andamento, mas o novo super carro da RBR, o RB7 de Adrain Newey já conquistou o título de construtores e Sebastian Vettel já é o bi-campeão da temporada. Foi um ano absolutamente dominante da equipe RBR.
Vettel conquistou 11 vitórias na atual temporada e mais 5 pódios. Vettel apenas em uma única corrida não terminou entre os três primeiros, na Alemanha. A equipe não conquistou a pole apenas em 1 das 17 corridas. Restam ainda 2 etapas e com 595 pontos a RBR já conquistou o bi-campeonato. Para o ano que vem a RBR com o seu novo carro o RB8 entra como favorita e o carro á ser batido.
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