domingo, 5 de fevereiro de 2012

FÓRMULA 1

Ferrari apresenta o seu carro para a temporada 2012 da F-1.
por Luis Fernando Soares de Almeida

O modelo F2012 é o 58°carro construído pela Ferrari para disputar uma temporada da F-1. O projeto que tem o código interno dentro da fábrica de 663, é a interpretação técnica da regulamentação do esporte para esse ano de 2012. As maiores mudanças quando comparado com o F2011, aparece na seção frontal do chassis, a posição dos escapamentos e o mapeamento do motor eletrônico. Praticamente todas as areas do carro foram revisadas e atualizadas, à começar pelo desenho da suspensão: tanto a suspensão frontal como as traseiras apresentam pull-rods que ajudam a favorecer a performance aerodinâmica do carro diminuindo o seu centro gravitacional.
A asa dianteira é derivada de uma evolução da asa utilizada no modelo 150° Italia no final de sua vida como carro de corrida.
Algumas mudanças ainda estão planejadas para esse setor do carro quando as corridas tiverem inicio. O nariz do carro foi uma área que sofreu mudanças que deixaram o carro com um aspecto um tanto quanto desagradável. Mas para ficar dentro das restrições técnicas impostas pelo regulamento da FIA, a parte do meio ficou mais elevada do que o nariz frontal para conseguir o máximo de performance na aerodinâmica.
Outra mudança bem notável no novo carro é a parte traseira que esta mais estreita e mais fechada, devido há uma nova caixa que protege a caixa de câmbio e uma recolocação de alguns componentes mecânicos do carro.
Nos últimos anos, a área do escapamento é um setor do carro que tem sido muito desenvolvido e tem sido crucial em termos de performance do carro.
A asa traseira é praticamente a mesma do ano passado, apesar disso ela nos testes se mostrou mais eficiente porque todos os setores foram revisados e atualizados.
O motor do F2012 é uma evolução do motor do ano passado, o que foi muito estudado pelos engenheiros foi a instalação e localização do motor no chassis, para que não penalizasse a aerodinâmica do carro.
Com a redução no número de dias disponíveis para testes com o carro nas pistas antes do inicio do campeonato, os testes fora das pistas será um marco importante nessa temporada para as primeiras etapas do campeonato.
Como sempre acontece com a Ferrari, o maior tempo é dedicado a melhora de performance e otimização dos materiais utilizados.

.........................................................//Fórmula 2012

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