terça-feira, 19 de junho de 2012

24 HORAS DE LE MANS
Audi faz história na 80° edição das 24 Horas de Le Mans.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Largando da pole position o carro da Audi, o nr1 Audi R18 e-tron quattro fez história nas 24 Horas de Le Mans, é o primeiro carro híbrido a vencer a tradicionalíssima corrida que nesse ano esta valendo pontos para o campeonato de resistência da FIA, o WEC. Andre Lotterer recebeu a bandeira quadriculada depois de 378 voltas para manter o título que conquistou no ano passado junto com Benoit Treluyer e Marcel Fassler. Cerca de 240 mil pessoas acompanharam o final de semana mágico e viram apenas  o trio Tom Kristensen, Allan McNish e Dindo Capello desafiar os vencedores com o segundo carro híbrido da Audi. Os dois Toyotas TS030 também híbridos chegaram a liderar por algum tempo a corrida. Na 11° hora de corrida um dos TS030 se envolveu num acidente gravíssimo com um carro da GT. Anthony Davidson quando tentava ultrapassar a Ferrari 458 da classe GTE, foi tocado pelo carro da GT no final da reta e ficou com as 4 rodas no ar, se chocando violentamente contra a proteção de pneus, os dois pilotos nada sofreram, mas a corrida ficou com o carro de segurança na pista por cerca de 1 hora.
O outro TS030 se envolveu num acidente com o bizarro Nissan Delta-Wing híbrido que apenas participava da corrida sem pontuar. Sem adversários na pista a Audi reinou na categoria LMP1, conquistando as 3 primeiras posições da corrida. O Lola B12/60 Coupe-Toyota de Nicolas Prost, Neel Jane e Nick Heidfeld consequiu um ótimo 4° lugar.  Na categoria LMP2 o carro No.44 do trio de pilotos, Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel e Thomas Kimber-Smith venceram com o HPD ARX 03b com motores Honda.
Na categoria GTE Pro a Ferrari conquistou os dois lugares mais alto no pódio. A Ferrari #51 de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander venceu a corrida com a Ferrari 458 Italia #59 na 2° colocação. O brasileiro Jaime Mello foi um dos pilotos dessa Ferrari junto com Frédéric Makowiecki e Dominik Farnbacher. O Aston Martin Vantage V8 de Adrian Fernandez, Stefan Mücke e Darren Turner completou o pódio da GTE Pro. Na GTE Am o vencedor foi o Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Patrick Bornhauser, Julien Canal e Pedro Lamy com um Porsche 911 RSR (997) chegando na segunda colocação e completando o pódio veio mais uma Ferrari 458 Italia de Tracy Krohn, Niclas Jönsson e Michele Rugolo.
Foram 56 carros inscritos que participaram da corrida. Essa 80° edição das 24 Horas de Le Mans mostou uma nova filosofia de carros politicamente corretos e amigos do meio ambiente, e realmente tanto os carros super silenciosos da Audi e os TS030 da Toyota mostraram que vieram para revolucionar as corridas de longa duração. Vimos tambem novidades que não impressionaram muito como o bizarro carro da Nissan Delta Wing. A próxima etapa do FIA-WEC acontece no dia 28 de Agosto em Silverstone.
 
24 HORAS DE LE MANS - RESULTADO FINAL
1.(1) Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer - Audi R18 e-tron quattro (M) 378 voltas (LMP1)
2.(2) Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish - Audi R18 e-tron quattro (M) 377 voltas (LMP1)
3.(4) Marco Bonanomi, Oliver Jarvis, Mike Rockenfeller - Audi R18 Ultra (M) 375 voltas
4.(12) Nicolas Prost, Neel Jani, Nick Heidfeld - Lola B12/60 Coupe-Toyota (M) 367 voltas (LMP1)
5.(3) Romain Dumas, Loic Duval, Marc Gené - Audi R18 Ultra (M) 366 voltas
6.(22) David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck - HPD ARX 03a-Honda (M) 357 voltas (LMP1)
7.(44) Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Thomas Kimber-Smith - HPD ARX 03b-Honda (D) 354 voltas (LMP2)
8.(46) Mathias Beche, Pierre Thiriet, Christophe Tinseau - Oreca 03-Nissan (D) 353 voltas (LMP2)
9.(49) Luis Perez Companc, Soheil Ayari, Pierre Kaffer - Oreca 03-Nissan (D) 352 voltas (LMP2)
10.(26) Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov - Oreca 03-Nissan (D) 351 vooltas (LMP2)
11.(13) Andrea Belicchi, Harold Primat, Jeroen Bleekemolen - Lola B12/60 Coupe-Toyota (M) 350 voltas (LMP1)
12.(41) Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian - Zytek Z11SN-Nissan (D) 348 voltas (LMP2)
13.(25) John Martin, Jan Charouz, Tor Graves - Oreca 03-Nissan (D) 346 voltas (LMP2)
14.(35) David Heinemeier Hansson, Bas Leinders, Maxime Martin - Morgan-Nissan (D) 341 voltas (LMP2)
15.(42) Lucas Ordoñez, Martin Brundle, Alex Brundle - Zytek Z11SN-Nissan (D) 340 voltas (LMP2)
16.(23) Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson - Oreca 03-Nissan (D) 340 voltas (LMP2)
17.(51) Giancarlo Fisichella, Ginamaria Bruni, Toni Vilander - Ferrari 458 Italia (M) 336 voltas (LMGTE-Pro)
18.(59) Frédéric Makowiecki, Jaime Melo, Dominik Farnbacher - Ferrari 458 Italia (M) 333 voltas (LMGTE-Pro)
19.(97) Adrian Fernandez, Stefan Mücke, Darren Turner - Aston Martin Vantage V8 (M) 332 voltas (LMGTE-Pro)
20.(50) Patrick Bornhauser, Julien Canal, Pedro Lamy - Chevrolet Corvette C6 ZR1 (M) 329 voltas (LMGTE-Am)
21.(67) Nicolas Armindo, Raymond Narac, Anthony Pons - Porsche 911 RSR (997) (M) 328 voltas (LMGTE-Am)
22.(71) Andrea Bertolini, Olivier Beretta, Marco Cioci - Ferrari 458 Italia (M) 326 voltas (LMGTE-Pro)
23.(73) Jordan Taylor, Antonio Garcia, Jan Magnussen - Corvette C6 ZR1 (M) 326 voltas (LMGTE-Pro)
24.(45) Bastien Briere, Jens Petersen, Shinji Nakano - Oreca 03-Nissan (D) 325 voltas (LMP2)
25.(57) Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo - Ferrari 458 Italia (D) 323 voltas (LMGTE-Am)
26.(40) Michel Frey, Jonathan Hirschi, Ralph Meichtry - Oreca 03-Judd (D) 320 voltas (LMP2)
27.(79) Seth Neiman, Patrick Pilet, Spencer Pumpelly - Porsche 911 RSR (997) (M) 313 voltas (LMGTE-Am)
28.(70) Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon - Corvette C6 ZR1 (M) 309 voltas (LMTE-Am)
29.(43) Fabien Rosier, Philippe Thirion, Philippe Haezebrouck - Norma MP 2000-Judd (D) 308 voltas (LMP2)
30.(21) Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane - HPD ARX 03a-Honda (M) 303 voltas (LMP1)
31.(61) Robert Kauffman, Rui Aguas, Brian Vickers - Ferrari 458 Italia (M)  294 voltas (LMGTE-Am)
32.(83) Manuel Rodrigues, Alain Ferte, Philippe Illiano - Ferrari 458 Italia (M) 292 voltas (LMGTE-Am)
33.(55) Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels - Porsche 911 RSR (997) (P) 290 voltas (LMGTE-Am)
34.(74) Oliver Gavin, Tommy Milner, Richard Westbrook - Corvette C6 ZR1 (M) 215 voltas (LMGTE-Pro)
35.(17) Sébastien Bourdais, Nicolas Minassian, Seiji Ara - Dome-Judd (M) 203 voltas (LMP1)
36.(38) Simon Dolan, Sam Hancock, Haruki Kurosawa - Zytek Z11SN-Nissan (D) 271 voltas (LMP2)
37.(33) Scott Tucker, Christophe Bouchut, Luis Diaz - HPD ARX 03b-Honda (D) 240 voltas (LMP2)
38.(30) Alexander Sims, Yelmer Buurman, Romain Ianneta - Lola-Judd (D) 239 voltas (LMP2)
39.(88) Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti - Porsche 911 RSR (997) (M) 222 voltas (LMGTE-Am)
40.(15) Franck Montagny, Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer - Oak Pescarolo-Judd (D) 219 voltas (LMP1)
41.(66) James Walker, Jonny Cocker, Roger Willis - Ferrari 458 Italia (D) 204 voltas (LMGTE-Pro)
42.(48) Jody Firth, Warren Hughes, Brendon HArtley - Oreca 03-Nissan (D) 196 voltas (LMP2)
43.(77) Marc Lieb, Richard Lietz, Wolf Henzler - Porsche 911 RSR (997) (M) 184 voltas (LMGTE-Pro)
44.(75) Abdulaziz Alfaisal, Bret Curtis, Sean Edwards - Porsche 911 RSR (997) (M) 180 voltas (LMGTE-Am)
45.(31) Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro - Lola B12/80 Coupe-Lotus (D) 155 voltas (LMP2)
46.(58) Pierre Ehret, Franck Montecalvo, Gunnar Jeannette - Ferrari 458 Italia (M) 146 voltas (LMGTE-Am)
47.(24) Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla - Morgan-Judd (D) 139 voltas (LMP2)
48.(7) Alexander Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima - Toyota TS030-Hybrid (M) 134 voltas (LMP1)
49.(80) Jörg Bergmeister, Patrick Long, Marco Holzer - Porsche 911 RSR (997) (M) 114 voltas (LMGTE-Pro)
50.(28) Fabien Giroix, Stefan Johansson, Ludovic Badey, Lola B12/80 Coupe-Nissan (D) 92 voltas (LMP2)
51.(8) Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin - Toyota TS030-Hybrid (M) 82 voltas (LMP1)
52.(0) Marino Franchitti, Michael Krumm, Satoshi Motoyama - Delta Wing Nissan (M) 75 voltas (CDNT)
53.(81) Piergiuseppe Perazzini, Nicola Cadei, Matt Griffin - Ferrari 458 Italia (M) 70 voltas (LMGTE-Am)
54.(99) Allan Simonsen, Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen - Aston Martin V8 Vantage (M) 31 voltas (LMGTE-Am)
55.(16) Emmanuel Collard, Stuart Hall - Pescarolo 03-Judd (M) 20 voltas (LMP1)
56.(29) Jean-Denis Deletraz, Keiko Ihara, Marc Rostan - Lola B12/80 Coupe-Nissan (D) 17 voltas (LMP2)


--------------------------------------------------//24 Horas de Le Mans 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário