domingo, 10 de novembro de 2013

WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP

A Audi vence as 6 horas de Xangai e os pilotos conquistam o título da temporada.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Depois do final de semana decepcionante três semanas atrás em Fuji, quando a chuva interrompeu a corrida, na madrugada desse domingo com um belo tempo em Xangai, os pilotos da Audi conquistaram o título da temporada do campeonato mundial de endurance da FIA. A corrida foi vencida pelo carro No.1 Audi R18 e-tron do trio de pilotos Andre Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler de maneira dramática, depois que a vitória parecia assegurada para o carro NO.7 da Toyota que acabou cruzando a linha de chegada na segunda posição 15.3 segundos atrás do líder. Com a terceira colocação do Audi No.2 o trio Allan McNish, Tom Kristensen e Loic Duval sagrou-se campeão da temporada de pilotos com ainda uma etapa para ser disputada. Depois de largar da pole position Nicolas Lapierre (Toyota) liderou as primeiras voltas mas logo cedeu a primeira posição para o carro irmão No.8 de Anthony Davidson. Os dois carros da Toyota lideraram com tranquilidade as primeiras horas da corrida, quando uma série de infortunios começou a acontecer com a equipe japonesa. Depois de quatro horas e meia de corrida o carro No.8 da Toyota abandonou a corrida com problemas em sua suspensão dianteira do lado direito. Embora tenha reconhecido erra na escolha dos pneus para o inicio da corrida, o que custou caro com um furo de pneu,  o Audi R18 e-tron quattro No.1 ultrapassou o Toyota No.7 com menos de 20 minutos para terminar a maratona. O Lola-Toyota No.12 da equipe Rebellion chegou na 4° posição no geral. Na categoria LMP2 o Nissan ORECA da equipe G-Drive Racing conquistou a sua terceira vitória da temporada chegando à frente do Morgan-Nissan No.24 da OAK Racing. John Martin, Mike Conway e Roman Rusinov dominaram nessa classe mesmo com o atraso nos boxes para consertar um dano sofrido na carenagem no meio da corrida. Na 3° colocação veio o Morgan-Nissan No.35 da OAK Racing com Baguette-Gonzalez-Plowman e com esse resultado eles mantem a liderança do campeonato que ainda esta em aberto.

FIA-WEC: 7° ETAPA, 6 HRS. DE XANGAI FINAL
1.(1) Lotterer/Tréluyer/Fässler, Audi R18 e-tron quattro - 190 voltas (6:01:33.343)
2.(7) Wurz/Lapierre, Toyota TS030 Hybrid - +15.374
3.(2) Kristensen/Duval/McNish, Audi R18 e-tron quattro - +1 volta
4.(12) Belicchi/Beche/Prost, Lola B12/60 Coupé Toyota - +5 voltas
5.(26) Rusinov/Martin/Conway, ORECA 03 Nissan - +13 voltas
6.(24) Pla/H. Hansson/Brundle, Morgan Nissan - +13 voltas
7.(35) Baguette/Gonzalez/Plowman, Morgan Nissan - +13 voltas
8.(25) Graves/Kerr/Dolby, ORECA 03 Nissan - +14 voltas
9.(41) Shulzhitskiy/Lux/Wirdheim, Zytek Z11SN Nissan - +15 voltas
10.(45) Nicolet/Ihara/Cheng, Morgan Nissan - +18 voltas
11.(32) Holzer/Kraihamer/Charouz, Lotus T128 - +18 voltas
12.(97) Turner/Mücke, Aston Martin Vantage V8 - +21 voltas
13.(99) Lamy/Senna/Stanaway, Aston Martin Vantage V8 - +21 voltas
14.(91) Bergmeister/Pilet, Porsche 911 RSR - +22 voltas
15.(51) Bruni/Fisichella, Ferrari F458 Italia - +22 voltas
16.(71) Kobayashi/Vilander, Ferrari F458 Italia - +23 voltas
17.(92) Lieb/Lietz, Porsche 911 RSR - +23 voltas
18.(81) Potolicchio/Aguas/Rigon, Ferrari F458 Italia - +24 voltas
19.(76) Narac/Vernay/Palttala, Porsche 911 GT3 RSR - +25 voltas
20.(96) Campbell-Walter/Adam/Hall, Aston Martin Vantage V8 - +25 voltas
21.(88) Ried/Roda/Ruberti, Porsche 911 GT3 RSR - +25 voltas
22.(50) Bornhauser/Canal/Rees, Corvette C6-ZR1 - +26 voltas
23.(61) Gerber/Griffin/Cioci, Ferrari F458 Italia - +26 voltas
**Não Classificados**
(8) Davidson/Buemi/Sarrazin, Toyota TS030 Hybrid - 143 voltas
(57) Krohn/Jönsson/Mediani, Ferrari F458 Italia - 139 voltas
(95) Nygaard/Poulsen/Thiim, Aston Martin Vantage V8 - 100 voltas
(31) Weeda/Liuzzi/Bouchut, Lotus T128 - 93 voltas
(49) Perez Companc/Minassian/Kaffer, Oreca 03 Nissan - 56 voltas

----------------------------------------------//FIA-WEC 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário