sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FÓRMULA 1

Um ano de intensas e profundas mudanças na F-1, vem ai a temporada de 2014.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A Fórmula 1 sofrerá em 2014 uma das maiores senão a maior transformação em todos os setores da sua história. Serão mudanças no regulamento técnico, no carro, nos treinos, nas penalidades e até na pontuação. Abaixo você tem a oportunidade de ficar por dentro de todas as mudanças para o ano que vem.

REGULAMENTO
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1.Motores: para o ano que vem as equipes terão o limite de apenas 5 motores em vez de 8 disponíveis para toda a temporada. A cada motor trocado fora do limite dos 5, o piloto obrigatóriamente largará dos boxes. Se a troca ocorrer apenas no Sistema de Recuperação de Energia (ERS) depois do limite de 5 unidades o piloto perderá 10 posições no grid de largada

2.Velocidade nos Boxes: A velocidade dentro dos boxes cai de 100 Km/h para 80 Km/h.

3.Treinos: A primeira sessão de treinos livres para o ano que vem será mais longa. Ela terá 2 horas de duração em vez de 1 hora e meia. Será liberado um jogo novo de pneus para a primeira meia hora e preferencialmente essa meia hora será destinada aos terceiros pilotos das equipes.

4.Período de testes: para 2014, serão 8 dias de testes, divididos em 4 séries de 2 dias cada.

5.Câmbio: o sistema de câmbio para a próxima temporada deverá ter uma durabilidade de 6 corridas, quem realizar a troca antes perde 10 posições no grid de largada.

6.Super licença: os pilotos terão um sistema de pontuação para as suas carteiras a cada punição sofrida durante as etapas. Quando atingir 12 pontos o piloto automaticamente ficará suspenso por 1 Grande Prêmio.

MOTORES
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Os motores turbo estarão de volta na próxima temporada. Sai o V-8 de 2.4 litros e entra o motor V-6 Turbo de 1.6 litros. Ao lado do motor teremos um sistema de refrigeração do ar captado, o Intercooler. O ar quando passar pelo intercooler será resfriado antes de passar pelo motor. Teremos um único escapamento em vez dos dois desse ano, posicionado na região central da traseira do carro. O atual sistema de KERS que acumula energia durante as frenagens será substituido por duas unidades, a ERS-K do lado direito do motor e a unidade ERS-H do lado esquerdo do motor. O ERS-K terá a mesma função do KERS tradicional, ou seja acumular energia durante as frenagens. A novidade é o sistema ERS-H que vai captar a energia gerada pelo pelo calor dos gases da turbina do motor transformando energia elétrica em mecânica e transferindo para o motor aumentando a sua potência. Isso é necessário pois os motores turbinados em baixa rotação tem menos potência do que os aspirados. Esse novo sistema compensará essa perda aumentando a velocidade do carro quando o motor estiver em baixa rotação.

O CARRO
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1.PESO: O peso do carro estará maior em 2014. Com o novo Powertrain (conjunto de motor + escapamento + turbina + ERS-K + ERS-H) serão 48 quilos à mais de peso no carro. Portanto passa de 642 Kg desse ano para 690 Kg em 2014.

2.ASA DIANTEIRA e BICO: A frente volta à se assemelhar aos carros de 1993, o 'nariz' do carro sera rebaixado novamente. Nessa temporada ele ficava à até 55 centímetros do solo, para o ano que vem a altura máxima do bico em relação ao solo deverá ser de apenas 18,5 centímetros. A asa dianteira também sofrerá mudanças, passa de 90 centímetros desse ano para 82,5 centímetros.

3.AEROFÓLIO TRASEIRO: Mais mudanças nesse setor do carro também. O sub-aerofólio traseiro foi eliminado.

4.CÂMBIO: Uma das mudanças mais polêmicas do pacote esta no câmbio. Em vez de sete marchas será um cãmbio padrão de 8 marchas e uma única relação de marchas para todos os circuitos. Vai ser curioso ver se isso realmente será mantido, pois vai ser bem dificil dirigir um carro com a mesma relação de troca de marchas em Mônaco e Monza por exemplo.

5.FREIOS: Será liberado utilizar freios eletrônicos nas rodas traseiras, pela alta exigência da presença dos dois ERS. 

6.CONSUMO: Será limitado à 100 Kg por corrida. Esse ano era 150 Kg por corrida.

7.ESCAPAMENTO: O escapamento para a próxima temporada será um cano único com saída centralizada na traseira do carro e numa posição bem alta em relação ao solo. No ano passado os dois escapamentos jogavam o ar quente para de baixo do chassis do carro aumentando o downforce e a velocidade do carro nas curvas. Nesse ano teremos carros na teoria mais lentos nas curvas e com menos aderência justamente por causa do escapamento (ver imagem acima).
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3 comentários:

  1. Excelente blog, Luís!!!!

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  2. Ola Luis,

    Voce falou no preambulo que haveria mudança na pontuação das corridas, como ficara agora em 2014?

    abraço

    Ricardo

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