quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

FÓRMULA E

Vem ai o primeiro campeonato de automobilismo com carros 100% elétricos.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A Fórmula E é um novo campeonato sancionado pela FIA que contará carros monopostos impulsionados exclusivamente por energia elétrica. Representa uma visão do futuro da indústria automotiva que esta por vir, servirá de base para pesquisas e desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos promovendo menos agressão ao meio ambiente e sustentabilidade. O campeonato esta agendado para setembro de 2014 indo até Junho de 2015, serão 10 cidades consideradas das mais importantes incluindo Londres, Beijing e Los Angeles. As pistas serão todas circuitos de rua passando por locais icônicos dessas cidades. Para a primeira temporada, serão 10 equipes com dois pilotos cada, totalizando 10 carros no grid de largada. As especificações técnicas serão formuladas pela FIA, mas esse campeonato esta sendo considerado 'aberto', o que dará oportunidade para os fabricantes dos carros e as construtoras uma certa liberdade de mostrar a sua tecnologia nesse ramo. 
O FORMATO DO CAMPEONATO
O formato do campeonato para 2014-2015 contará com 10 etapas em circuitos temporários de rua e com as etapas disputadas em apenas 1 único dia, com a finalidade de diminuir custos e os problemas para a cidade anfitriã. As etapas contarão com um único treino livre (Practice) com uma hora de duração, dando aos pilotos a oportunidade de conhecer o traçado dos circuitos. Os pilotos terão a disposição pelo menos 2 carros disponíveis, dando a livre opção para os pilotos de trocarem os carros se assim desejarem. 
A sessão de classificação será uma disputa direta pela volta mais rápida no mesmo dia da corrida. Os pilotos poderão utilizar apenas 1 carro e terão no máximo 4 voltas  - duas para marcarem seus tempos mais rápidos com a opção de mais uma volta rápida. Os carros entrarão na pista na ordem determinada pelo treino livre com o objetivo de prevenir um congestionamento na tomada de tempos.  As corridas terão a duração de aproximadamente 1 hora com a obrigação de duas paradas nos boxes para a troca de carros. As largadas serão realizadas com os carros parados. Os motores terão uma restrição de potência de 133kw/180bhp, mas poderão atingir temporariamente a potência de 200kw/270bhp utilizando o sistema de botão de ultrapassagem (Push-to-Pass). O campeonato terá um piloto campeão e uma equipe campeã. Durante as paradas para as trocas dos carros não serão permitidas trocas de pneus, há menos que esses tenham furos. Os botões de ultrapassagem serão limitados durante as corridas. 
---------------------------------------------------------------------------//Formula E

Nenhum comentário:

Postar um comentário