segunda-feira, 17 de março de 2014

FÓRMULA UM













Nico Rosberg vence de maneira dominante na abertura da F1 em Melbourne.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A era dos novos motores turbo 1.6 teve inicio na madrugada desse domingo (16/03) com o Grande Prêmio da Austrália. A corrida começou de maneira dramática para alguns pilotos importantes. O pole position Lewis Hamilton largou muito mal e foi ultrapassado por Daniel Ricciardo da Red Bull e pelo seu companheiro de equipe Nico Rosberg que assumiu a liderança da corrida na primeira curva e de lá não mais saiu. Na terceira volta da corrida Lewis Hamilton trouxe o seu carro para os boxes e abandonou a corrida, mais tarde a equipe Mercedes revelou que um dos cilindros de seu motor queimou, fazendo com que o motor perdesse muita potência. O atual campeão Sebastian Vettel tambem abandonou cedo a corrida. Já na formação do grid, Vettel reclamava com a sua equipe pelo rádio que o motor Renault do seu carro estava sem potência, ele abandonou após 3 voltas apenas. A primeira largada teve que ser adiada, por causa da falha no carro de Jules Bianchi da Marussia, mais cedo ainda o outro carro da Marussia, de Max Chilton tambem apresentou problemas os dois carros se juntaram a Romain Grosjean da Lotus que largou do pitlane. Outro problema na largada, esse mais grave foi o acidente do japônes Kamui Kobayashi da Caterham. Kobayashi fez uma grande largada ao lado do finlândes Valtteri Bottas da Williams. Infelizmente Kobayashi errou o ponto de frenagem e com isso travou os seus freios, primero teve um contato com a Ferrari de Kimi Räikkonen e depois atropelou a Williams do brasileiro Felipe Massa na curva um, era fim de corrida para ambos os pilotos. Valtteri Bottas da Williams foi o showman da corrida, ele fez várias ultrapassagens ousadas, uma delas por fora pra cima de Räikkonen da Ferrari na 8° volta. O desempenho do carro da Williams era impressionante, o finlândes acabou exagerando na dose e quando lutava pela 6° posição deixou o carro sair um pouco na curva 10 e acabou acertando a roda traseira do lado direito no muro de proteção, causando um furo no pneu e danos na roda tambem. Um pedaço da roda do carro de Bottas ficou na pista causando a entrada do carro de segurança para retirar a peça da pista. A corrida teve a sua relargada na 16° volta e Rosberg abriu logo vantagem sobre os demais pilotos. Daniel Ricciardo na Red Bull teve um segundo lugar confortável durante a maior parte da corrida, apenas na parte final foi duramente pressionado pelo novato Kevin Magnussen da McLaren que fez uma ótima estréia na F1. Jenson Button da McLaren fez uma sólida corrida e conseguiu um ótimo 4° lugar, ficando à frente de Nico Hulkenberg da Force India e de Fernando Alonso da Ferrari. Alonso conseguiu ultrapassar Hulkenberg numa parada nos boxes terminando a corrida na 5° colocação. Kimi Räikkonen teve uma corrida decepcionante apesar disso terminou na zona de pontuação na 8° posição. Valtteri Bottas na super veloz Williams ainda terminou em 6° mesmo com todos os problemas apresentados na corrida por causa da batida no muro. Nico Hulkenberg da Force India veio em 7°, Jean-Eric Vergne da Toro Rosso em 9° e outro estreante o russo Daniil Kyvat em 10°. A próxima etapa da F1 acontece na Malásia no dia 30 desse mês. 
** Após o término da corrida a primeira decisão da FIA surpreendeu todo mundo. O piloto australiano Daniel Ricciardo da Red Bull Racing foi eliminado da corrida por problemas no combustível do carro, com isso o mexicano Sergio Perez da Force India herdou a última colocação na zona de pontuação ficando em 10°.






















F1: 1° ETAPA - GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA - FINAL

1.(#6) Nico Rosberg, Mercedes-Mercedes - 57 voltas (1:32.58.710)(25 ptos.)
2.(#20) Kevin Magnussen, McLaren-Mercedes - 57 voltas (+26.7s)(18 ptos.)
3.(#22) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 57 voltas (+30.0s)(15 ptos.)
4.(#14) Fernando Alonso, Ferrari - 57 voltas (+35.2s)(12 ptos.)
5.(#77) Valtteri Bottas, Williams-Mercedes - 57 voltas (+47.6s)(10 ptos.)
6.(#27) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - 57 voltas (+50.7s)(8 ptos.)
7.(#7) Kimi Räikkonen, Ferrari - 57 voltas (+57.6s)(6 ptos.)
8.(#25) Jean-Eric Vergne, Toro Rosso-Renault - 57 voltas (+60.4s)(4 ptos)
9.(#26) Daniil Kyvat, Toro Rosso-Renault - 57 voltas (+63.5s)(2 ptos.)
10.(#11) Sergio Perez, Force India-Mercedes - 57 voltas (+85.9s)(1 pto.)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11.(#99) Adrian Sutil, Sauber-Ferrari - 56 voltas (+1 volta)
12.(#21) Esteban Gutierrez, Sauber-Ferrari - 56 voltas (+1 volta)
13.(#4) Max Chilton, Marussia-Ferrari - 55 voltas (+2 voltas)
14.(#17) Jules Bianchi, Marussia-Ferrari - 49 voltas (+8 voltas)
--- ABANDONOS ---
15.(#8) Romain Grosjean, Lotus-Renault - 43 voltas (ERS)
16.(#13) Pastor Maldonado, Lotus-Renault - 29 voltas (ERS)
17.(#9) Marcus Ericsson, Caterham-Renault - 27 voltas (Pressão de Óleo)
18.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - 3 voltas (Potência)
19.(#44) Lewis Hamilton, Mercedes - 2 voltas (Motor)
20.(#19) Felipe Massa, Williams-Mercedes - 0 voltas (acidente)
21.(#10) Kamui Kobayashi, Caterham-Renault - 0 voltas (acidente)
---------------------------------------------------------------------------------------------------//Fórmula 1 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário