segunda-feira, 21 de abril de 2014

FIA WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP


Toyota brilha na abertura do World Endurance Championship da FIA em Silverstone.
por Luis Fernando Soares de Almeida

O trio de pilotos Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi foram os vencedores da etapa de abertura do campeonato de endurance da FIA no circuito de Silverstone nesse domingo. Cerca de 43 mil espectadores compareceram em Silverstone para prestigiar a abertura do campeonato. Para a Toyota um inicio de temporada dos sonhos, seus dois carros ocuparam os lugares mais altos do pódio. Os pilotos da Toyota dominaram mais de três quartos da corrida e quando a chuva começou a cair violentamente o carro No. TS040 Híbrido da Toyota estava comandando a corrida. Com as condições da pista ficaram realmente perigosas pela quantidade de chuva que caia no circuito, a direção de prova resolveu encerrar a corrida. O carro No.7 da Toyota de Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima terminaram na segunda colocação, uma volta atrás dos seus companheiros de equipe. O Porsche No.20 híbrido que voltou a disputar uma corrida de protótipos não poderia  ter uma melhor lugar do que o pódio na 3° colocação. Foi a estréia do australiano, ex-piloto de Fórmula 1, Mark Webber, junto com seus companheiros de cockpit, Timo Bernhard e Brendon Hartle. A parte inicial da corrida prometeu bastante pois os três principais times de construtores (Audi, Toyota e Porsche) largaram muito bem e a corrida prometia grandes batalhas entre eles. Surpreendentemente os dois carros da Audi, os R18 e-tron abandonaram a corrida. O brasileiro Lucas di Grassi no carro No.1 da Audi e Benoit Tréluyer no No.2, ambos os carros sairam da pista que colocaram ambos os carros fora da corrida. O carro No.14 da Porsche tambem abandonou a corrida com problemas hidráulicos. A equipe suiça Rebelion Racing, teve sorte e azar na categoria de equipes particulares. O carro No.12 (Lola B12/60) Toyota de Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche terminaram na 4° posição na classificação geral, o outro carro da equipe não teve tanta sorte e teve que abandonar a corrida logo após apenas 24 voltas.  Na categoria LMP2 o carro No.26 Morgan Nissan da equipe G-Drive Racing, pilotado pelo trio Olivier Pla, Roman Rusinov e Julien Canal cruzou a linha de chegada após intensa batalha e troca de posições com o Oreca 03 Nissan No.47 da equipe KCMG. O que permitiu que o carro da equipe G-Drive ganhasse uma boa vantagem foi uma penalização para o carro No.47 da KCMG por excesso de velocidade no pitlane. A próxima etapa do FIA WEC será no espetacular circuito de Sap-Francorchamps na Bélgica no primeiro final de semana de Maio.





















FIA-WEC: 1° ETAPA - 6 HORAS DE SILVERSTONE - FINAL
CATEGORIA LMP1
------------------------------------------
1.(#8) Davidson/Lapierre/Buemi, Toyota TS040 Hybrid - 167 voltas (5:22:42.296)
2.(#7) Wurz/Sarrazin/Nakajima, Toyota TS04 Hybrid - 166 voltas
3.(#20) Bernhard/Webber/Hartle, Porsche 919 Hybrid - 165 voltas
4.(#12) Prost/Heidfeld/Beche, Lola B12/60 Toyota - 159 voltas
5.(#2) Fässler/Lotterer/Tréluyer, Audi R18 e-tron quattro - 94 voltas (21° no geral)
6.(#14) Dumas/Jani/Lieb, Porsche 919 Hybrid - 30 voltas (24° no geral)
7.(#13) Kraihamer/Belicchi/Leimer, Lola B12/60 Toyota - 24 voltas (25° no geral)
8.(#1) Di Grassi/Duval/Kristensen, Audi R18 e-tron quattro - 24 voltas (26° no geral)

CATEGORIA LMP2
-------------------------------------------
1.(#26) Rusinov/Pla/Canal, Morgan-Nissan - 154 voltas (5° no geral)
2.(#47) Howson/Bradley/Matsuda, Oreca 03-Nissan - 152 voltas (6° no geral)
3.(#27) Zlobin/Minassian/Mediani, Oreca 03-Nissan - 145 voltas (13° no geral)
4.(#37) Ladygin/Shaitar/A. Ladygin, Oreca 03-Nissan - 65 voltas (23° no geral)
----------------------------------------------------------------------------------------------------FIA WEC 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário