domingo, 15 de junho de 2014

24 HORAS DE LE MANS


A Audi vence as 24 Horas de Le Mans disputada nesse final de semana.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Enquanto o mundo se volta para a Copa do Mundo de Futebol, nada mais nada menos do que 300 mil pessoas compareceram em Petit Le Mans para acompanhar a mais famosa corrida de resistência do automobilismo mundial. A bandeirada de inicio da prova foi feita pelo piloto espanhol da Ferrari, o astro da Fórmula 1, Fernando Alonso. O pole position carro #7 da Toyota Racing, o Toyota híbrido após a 219° volta e 8 horas de corrida apresentou problemas em seu motor e acabou abandonando a corrida para a frustraçao enorme do trio de pilotos Alexander Würz/S. Sarrazin e S. Nakajima.  Os dois carros da Porsche na categoria P1 tambem apresentaram problemas e acabaram abandonando a corrida. Com isso a pista ficou livre para o Audi #2 R18 e-tron quattro do trio de pilotos André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler. O brasileiro Lucas di Grassi no carro #2 da Audi junto com Tom Kristensen e Marc Gené cruzou a linha de chegada em 2°, um final de semana glorioso para a fabricante com a conquista dos dois primeiros lugares no pódio. O Toyota TS040 Hibrido No.8 se recuperou de um acidente no primeiro quarto da corrida e ainda conquistou a terceira colocação do pódio. Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Nicolas Lapierre fizeram um ótimo trabalho de recuperação. O novo carro da equipe Rebellion Racing, o R-One cumpriu o seu objetivo que era terminar a sua primeira 24 Horas de Le Mans, mais do que isso eles foram muito bem e o trio de pilotos Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche terminaram numa ótima 4° colocação. 
Na categoria LMP2 os carros concorrente da Série Européia da Le Mans se deram melhor do que os concorrentes da World Endurance Championship da FIA. Apesar disso o equilibriou ditou o ritmo dessa categoria e ficou dificil para saber quem ganharia no final. Os carros da Ligier, os JS P2 superaram a expectativa e chegaram a liderar a corrida, mas no final o vencedor foi o carro #38 da equipe JOTA Sport do trio de pilotos Simon Dolan, Harry Tincknell e Oliver Turvey que foi quem recebeu a bandeirada final. Em segundo lugar ficou o Ligier JS P2 No.46 da equipe TDS Racing e o Alpine A450b Nissan No.36 da Signatech Racing completou o pódio da P2. 







































Na categoria GTE PRO a Ferrari dominou amplamente a corrida após uma boa disputa com os Chevrolet Corvette. Foi a segunda vitória da Ferrari em Le Mans nos últimos 3 anos. Gianmaria Bruni e seus parceiros Toni Vilander e Giancarlo Fisichella foram os campeões com a sua Ferrari 458 Italia No.51. O segundo lugar ficou com o Corvette No.73 de Garcia-Magnussen e Taylor. Completando o pódio veio o Porsche 911 RSR No.92 da equipe Manthey com o trio de pilotos Frédéric Makowiecki, Richard Lietz e Marco Holzer. O brasileiro Bruno Senna correu pela Aston Martin Racing no carro No. 97 que ficou em 6° na categoria (33° no geral) e conquistou pontos importantes na luta pelo campeonato.  Finalizando tivemos uma vitória cheia de emoção do Aston Martin Vantage V8 No. 95 do trio dinamarquês de pilotos Kristian Poulsen, David Heinemeier Hansson e Nicki Thiim, muita emoção por causa do acidente que vitimou fatalmente Allan Simonsen no ano passado. Em segundo ficou o Porsche 911 RSR No.88 da equipe Proton Competition de Klaus Bachler, Christian Ried e Khaled Al Qubaisi, seguido e fechando o pódio pela Ferrari 458 Italia No.61 da equipe AF Corse de Marco Cioci, Luis Perez Companc e Mirko Venturi. Foi mais um final de semana mágico dessa que é uma das mais importantes corridas do circuito mundial de automobilismo.  




















24 HORAS DE LE MANS - FINAL

CATEGORIA LMP1
---------------------------
1.(#2) B. Tréluyer, Audi R18 e-tron quattro - 379 voltas
2.(#1) T. Kristensen, Audi R18 e-tron quattro - +3 voltas
3.(#8) A. Davidson, Toyota TS 040-Hybrid - +5 voltas
4.(#12) N. Prost, Rebellion R-One - Toyota - +19 voltas
5.(#14) M. Lieb, Porsche 911 Hybrid - +31 voltas (37° no geral)
6.(#20) M. Webber, Porsche 911 Hybrid - +33 voltas (38° no geral)
7.(#7) K. Nakajima, Toyota TS 040-Hybrid - +160 voltas (40° no geral)
8.(#13) F. Leimer, Rebellion R-One - Toyota - +306 voltas (47° no geral)
9.(#3) M. Bonanomi, Audi R18 e-tron quattro - +354 voltas (51° no geral)
CATEGORIA LMP2
---------------------------
1.(#38) O. Turvey, ZYTEK Z11SN-Nissan - 356 voltas (5° no geral)
2.(#46) L. Badey, Ligier JS P2 - +24 voltas (6° no geral)
3.(#36) N. Panciatici, Alpine A450b-Nissan - +24 voltas (7° no geral)
4.(#24) R. Rast, ORECA 03R-Nissan - +25 voltas (8° no geral)
5.(#35) M. Shulzhitskiy, Ligier JS P2-HPD - +1:47.751 (9° no geral)
6.(#43) G. Hirsch, Morgan-Judd - +27 voltas (10° no geral)
7.(#33) H. Tung, Ligier JS P2-Nissan - +32 voltas (11° no geral)
8.(#34) M. Frey, Oreca 03R-Judd - +37 voltas (12° no geral)
9.(#29) N. Leutwiler, Morgan-Nissan - +43 voltas (16° no geral)
10.(#42) M. McMurry, ZYTEK Z11SN - Nissan - +4.355 (23° no geral)
CATEGORIA GTE PRO
-----------------------------
1.(#51) G. Bruni, Ferrari 458 Italia - 339 voltas (13° no geral)
2.(#73) A. Garcia, Chevrolet Corvette C7.R - +41 voltas (14° no geral)
3.(#92) F. Makowiecki, Porsche 911 RSR - +42 voltas (15° no geral)
4.(#74) T. Milner, Chevrolet Corvette C7.R - +46 voltas (18° no geral)
5.(#79) C. MacNeil, POrsche 911 GT3 RSR - +1:16.511 (31° no geral)
6.(#97) S. Mücke, Aston Martin Vantage V8 - +69 voltas (33° no geral)
7.(#91) N. Tandy, Porsche 911 RSR - +70 voltas (34° no geral)
8.(#52) M. Griffin, Ferrari 458 Italia - +239 voltas (43° no geral)
9.(#71) D. Rigon, Ferrari 458 Italia - +351 voltas (50° no geral)
CATEGORIA GTE AM
----------------------------
1.(#95) N. Poulsen, Aston Martin Vantage V8 - 334 voltas (17° no geral)
2.(#88) K. Bachler, Porsche 911 RSR - +47 voltas (19° no geral)
3.(#61) Perez-Companc, Ferrari 458 Italia - +48 voltas (20° no geral)
4.(#90) P. Ruberti, Ferrari F458 Italia - +49 voltas (21° no geral)
5.(#77) P. Long, Porsche 911 GT3 RSR - +50 voltas (22° no geral)
6.(#98) P. Dalla Lana, Aston Martin Vantage V8 - +42.976 (24° no geral)
7.(#66) Pumpelly, Ferrari 458 Italia - +52 voltas (25° no geral)
8.(#70) P. Ehret, Ferrari 458 Italia - +1:40.086 (26° no geral)
9.(#58) F. Barthez, Ferrari 458 Italia - +54 voltas (27° no geral)
10.(#57) T. Krohn, Ferrari 458 Italia - +55 voltas (28° no geral)
CATEGORIA CDNT
-----------------------------
1.(#0) W. Reip, Nissan ZEOD RC - deu apenas 5 voltas e abandondou. (54° no geral)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 24 Horas de Le Mans 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário