domingo, 21 de setembro de 2014

FIA WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP
















Audi domina a prova em Austin no Texas que teve bandeira vermelha devido a chuva.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Após 6 horas de muita disputa a Audi brilhou na 4° etapa do World Endurance Championship da FIA, disputado nesse sábado em Austin no Texas. O mesmo carro que venceu as 24 Horas de Le Mans nessa temporada foi o vencedor da etapa na categoria LMP1-H. O trio de pilotos Marcel Fässler, André Lotterer e Benoít Tréluyer no Audi R18 e-tron quattro de número #2 cruzou a linha de chegada próxima da meia noite desse sábado em primeiro. Na segunda colocação, à 53 segundos do primeiro veio o outro carro da equipe Audi, o de #1 do trio de pilotos, Tom Kristensen, Lucas di Grassi e Loic Duval, coroando o ótima dia da equipe Audi Sport Team Joest. Completando o pódio na 3° colocação veio o Toyota híbrido #8 do pole position Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Nicolas Lapierre, que liderou a corrida por 47 voltas, mas após a interrupção pela forte chuva que caiu, eles acabaram saindo da pista antes da bandeira vermelha e perderam a liderança. Apesar da 3° colocação eles ainda lideram o campeonato, só que agora com apenas 11 pontos de diferença para o Audi #2. A chuva chegou forte com pouco mais de uma hora de corrida e antes que a bandeira vermelha fosse acionada os dois carros da Toyota (TS 040 Hybrid) e o Porsche #20 derraparam e sairam da pista com isso os dois carros da Audi #2 e #1 assumiram a liderança da corrida. O Audi #2 com um trabalho perfeito de sua equipe nas paradas para troca de pneus e pilotos e com uma corrida perfeita sem erros acabou merecendo a vitória. Na categoria LMP1-L, com apenas três carros participando a vitória ficou com o Rebellion R-One Toyota #12 dos pilotos Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche. Eles tiveram uma vitória fácil, já que apenas dois carros cruzaram a linha de chegada. Na penúltima hora o carro #13 da Rebellion teve que abandonar a corrida. O curioso é que dentro da equipe vencedora do carro #12 dois companheiros de equipe, Nicolas Prost e Nick Heidfeld foram protagonistas do acidente espetacular na semana passada na prova de abertura do campeonato da Fórmula E. Na categoria LMP2 presenciamos uma grande corrida com quatro carros dividindo a liderança da prova e com chances de vitória para todos. O KCMG Oreca Nissan liderou na primeira curva, e teve que lutar por cada metro de pista nas últimas voltas para conquistar a sua primeira e histórica vitória para a equipe de Hong Kong. Os pilotos Richard Bradley, Matt Howson e Tsugio Matsuda vibraram muito com a vitória. Nas duas categorias da GT a Pro e a AM, só deu Aston Martin. Na Pro a dupla de pilotos Darren Turner e Stefan Mücke foram os vencedores com o Aston Martin Vantage V8 #97, Fred Makowiecki e Patrick Pilet com o Porsche 911 RSR #92 cruzou em 2° e completando o pódio veio a Ferrari 458 Italia #51 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Na categoria Am, o Aston Martin Vantage V8 #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard






















FIA-WEC: 4° ETAPA - 6 HORAS DE AUSTIN - FINAL
1.(2) Fässler/Lotterer/Tréluyer, Audi R18 e-tron quattro, LMP1-H - 157 voltas
2.(1) Di Grassi/Duval/Kristensen, Audi R18 e-tron quattro, LMP1-H - +53.016
3.(8) Davidson/Lapierre/Buemi, Toyota TS 040 - Hybrid, LMP1-H - +1:03.945
4.(14) Dumas/Jani/Lieb, Porsche 919 Hybrid, LMP1-H - +1 volta
5.(20) Bernhard/Webber/Hartley, Porsche 919 Hybrid, LMP1-H - +2 voltas
6.(7) Würz/Sarrazin/Cobway, Toyota TS 040 Hybrid, LMP1-H - +2 voltas
7.(12) Prost/Heidfeld/Beche, Rebellion R-One Toyota, LMP1-L - +8 voltas
8.(47) Howson/Bradley/Matsuda, Oreca 03R Nissan, LMP2 - +12 voltas
9.(27) Zlobin/Minassian/Mediani, Oreca 03R Nissan, LMP2 - +12 voltas
10.(30) Sharp/Dalziel/Brown, HPD ARX 038 Honda, LMP2 - +16 voltas
11.(97) Turner/Mücke, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Pro - +16 voltas
12.(92) Makowiecki/Pilet, Porsche 911 RSR, LMGTE Pro - +16 voltas
13.(51) Bruni/Vilander, Ferrari 458 Italia, LMGTE Pro - +16 voltas
14.(26) Rusinov/Pla/Canal, Ligier JS P2 Nissan, LMP2 - +16 voltas
15.(9) Bouchut/Rossiter/Auer, CLM P1/01 AER, LMP1-L - +17 voltas
16.(91) Bergmeister/Tandy, Porsche 911 RSR, LMGTE Pro - +18 voltas
17.(98) Dalla Lana/Lamy/Nygaard, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Am - +19 voltas
18.(95) Poulsen/Stanaway, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Am - +19 voltas
19.(71) Rigon/Calado, Ferrari 458 Italia, LMGTE Pro - +20 voltas
20.(88) Ried/Bachle/Al Quibaisi, Porsche 911 RSR, LMGTE Am - +20 voltas
21.(61) Perez-Companc/Cioci/Venturi, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - +20 voltas
22.(99) MacDowall/O'Young/Rees, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Pro - +20 voltas
23.(90) Roda/Ruberti/Segal, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - +21 voltas
24.(65) Taylor/Taylor/Milner, Corvette C7.R, LMGTE Pro - +22 voltas
25.(57) Krohn/Jönsson/Collins, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - +22 voltas
26.(81) Wyatt/Rugolo/Bertolini, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - +24 voltas
27.(75) Perrodo/Collard/Vaxivère, Porsche 911 GT3 RSR, LMGTE Am - +46 voltas
**Não classificados**
(13) Kraihamer/Belicchi/Leimer, Rebellion R-One Toyota, LMP1-L - 88 voltas
(37) Ladygin/Shaitar/Ladygin, Oreca 03R Nissan, LMP2 - 75 voltas
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------FIA WEC 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário