domingo, 21 de setembro de 2014

FÓRMULA 1



















Lewis Hamilton vence em Cingapura, a sua 7° vitória da temporada e é o novo líder do campeonato.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A corrida para o líder do campeonato foi desastrosa, antes da volta de apresentação o carro de Nico Rosberg apresentou problemas em seu volante e teve que ser trocado, isso fez com que ele não conseguisse sair para a volta de apresentação, o que obrigou o piloto a largar dos boxes. Mesmo com o novo volante o carro ainda apresentou problemas e na 15° volta ele foi obrigado a abandonar a corrida. Na largada sem Nico Rosberg ao seu lado, Lewis Hamilton da Mercedes não teve dificuldades para manter a ponta após a primeira curva. Fernando Alonso da Ferrari fez uma ótima largada, ultrapassou os dois carros da Red BUll na reta mas chegou forte demais na primeira curva perdendo o ponto de frenagem, ele acabou saindo da pista e foi obrigado a devolver pelo menos uma posição para o alemão Sebastian Vettel. Hamilton simplesmente voava na pista na parte inicial de corrida e rapidamente abriu uma confortável vantagem sobre Vettel, Alonso, Ricciardo e Räikkönen. Lá atras Rosberg estava com problemas em seu carro, deu para ver na câmera onboard que quando ele trocava as marchas o câmbio pulava duas marchas, com isso ele era praticamente 3 segundos mais lento que os carros do pelotão da frente. Adrian Sutil da Sauber abriu as paradas nos boxes na 9° volta, ele voltou para a pista com mais um jogo de pneus super macios (vermelhos). Felipe Massa (Williams) entrou para a sua primeira troca na 11° volta, um novo jogo de super macios e volta para a pista na P13. Praticamente todos os pilotos optaram por novos jogos de super macios para as primeiras paradas. Apenas Sergio Perez (Force India), Kevin Magnussen (McLaren), Jenson Button (McLaren) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) optaram por pneus macios (amarelos). Não tivemos muitas disputas por posições, o circuito de rua de Cingapura apesar de ser de uma belez ímpar é uma pista muito dificil de se realizar ultrapassagens. Quase na metade da prova o mais rápido na pista era o espanhol Fernando Alonso que diminuiu a diferença para Sebastian Vettel na luta pela segunda colocação. O mexicano Esteban Gutierrez da Sauber com problemas eletrônicos abandona a corrida na 22° volta, na TV foi possível notar a total insatisfação do piloto. Massa parou pela 2° vez na volta No.23, ele colocou pneus macios e tentaria chegar até o final da corrida com apenas duas paradas, ele voltou na P11.  Alonso entra para a sua segunda parada na 25° volta, e coloca um novo jogo de super macios, voltando para a pista na P5. Massa fez uma bela ultrapassagem sobre Nico Hulkenberg da Force India na primeira curva conquistando a 8° posição. Vettel tambem coloca pneus macios na sua segunda parada, mais um que optou pela estratégia de apenas duas paradas. Vettel voltou atrás de Alonso perdendo a 3° posição. O líder Lewis Hamilton parou novamente na 26° volta e colocou um novo jogo de pneus super macios, isso o obrigaria a parar pela 3° vez para colocar os pneus amarelos (macios). Com o tempo extra que Hamilton perdeu para limpar a sua asa dianteira ele voltou em 2° atrás de Daniel Ricciardo da Red Bull que assumiu a liderança da corrida. A liderança de Ricciardo não durou muito pois ele entrou para a sua 2° parada nos boxes e optou por pneus macios, ele volta na P4. Sergio Perez forçou para ultrapassar Adrian Sutil da Sauber e acabou tocando na traseira do carro de Sutil. Logo após o mexicano acabou perdendo a sua asa dianteira que espalhou vários pedaços da peça do seu carro pela pista obrigando a entrada do carro de segurança e a bandeira amarela foi acionada. Sob bandeira amarela, Grosjean, Maldonado, Perez e Bianchi entram nos boxes para trocas de pneus. Alonso entrou na 32° volta e fez a sua troca por pneus macios, ele estava pronto para ir até o final da corrida. Na 37° volta a corrida foi reiniciada com Hamilton na liderança seguido de Vettel, Ricciardo e Alonso. Pela obrigatoriedade de realizar mais uma parada nos boxes para correr com os dois compostos de pneus disponíveis para a corrida obrigaria a Lewis Hamilton abrir uma grande vantagem, algo em torno 26-27 segundos para o segundo colocado para ainda assim voltar na liderança da corrida. Hamilton deu o máximo na pista, fazendo voltas de classificação mais ou menos 2 segundos mais rápido do que o segundo colocado Sebastian Vettel. Finalmente na volta No.52 quando a diferença estava em 25.2 segundos Hamilton entrou para a sua última parada. A parada foi perfeita mas não foi o suficiente para retornar em primeiro, Sebastian Vettel era o novo líder com Hamilton em 2°. Com apenas 7 voltas para terminar a corrida e com um jogo de pneus novos não demorou muito para Hamilton superar Vettel. Na volta No.54 Hamilton reassumiu a liderança com uma fácil ultrapassagem sobre Vettel na curva 7. Apesar do esforço de Alonso ele não conseguiu conquistar a 3° colocação. Lewis Hamilton da Mercedes cruzou em primeiro, com Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo da Red Bull completando o pódio. Com a vitória e com o abandono de Rosberg, Lewis Hamilton é o novo líder da temporada. A próxima etapa da F1 acontece no primeiro final de semana de Outubro em Suzuka no Japão.






















F1: 15° ETAPA - CINGAPURA - FINAL
1.(44) Lewis Hamilton, Mercedes - 60 voltas (2:00:04.795), 25 ptos.
2.(1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - +13.5, 18 ptos.
3.(3) Daniel Ricciardo, Red Bull Racing-Renault - +14.2, 15 ptos.
4.(14) Fernando Alonso, Ferrari - +15.3, 12 ptos.
5.(19) Felipe Massa, Williams-Mercedes - +42.1, 10 ptos.
6.(25) Jean-ERic Vergen, Toro Rosso-Renault - +56.8, 8 ptos.
7.(11) Sergio Perez, Force India-Mercedes - +59,0, 6 ptos.
8.(7) Kimi Räikkönen, Ferrari - +60.6,  ptos.
9.(27) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - +61.6, 2 ptos.
10.(20) Kevin Magnussen, McLaren-Mercedes - +62.2, 1 ponto.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11.(77) Valtteri Bottas, Williams-Mercedes - +65.0
12.(13) Pastor Maldonado, Lotus-Renault - +66.9
13.(8) Romain Grosjean, LOtus-Renault - +68.0
14.(26) Daniil Kvyat, Toro Rosso-Renault - +72.0
15.(9) Marcus Ericsson, Caterham-Renault - +94.1
16.(17) Jules Bianchi, Marussia-Ferrari - +94.5
17.(4) Max Chilton, Marussia-Ferrari - +1 volta
18.(22) Jenson Button, McLaren-Mercedes - +8 voltas (abandonO)
19.(99) Adrian Sutil, Sauber-Ferrari - +20 voltas (abandono)
20.(21) Esteban Gutierrez, Sauber-Ferrari - +43 voltas (abandono)
21.(6) Nico Rosberg, Mercedes - +47 voltas (abandono)
22.(10) Kamui Kobayashi, Caterham-Renault - 0 voltas (abandono)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Fórmula 1 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário