segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

TUDOR UNITED SPORTSCAR CHAMPIONSHIP


Equipe Chip Ganassi vence as 24 Horas de Daytona.
por Luis Fernando Soares de Almeida

O carro No.02 da equipe Chip Ganassi foi o grande vencedor das 24 Horas de Daytona prova que abriu o calendário do automobilismo mundial nesse final de semana. A equipe formada por estrelas da Nascar e da Indy fez bonito ao longo da maratona de 24 horas de corrida. Jamie McMurray e Kyle Larson da Nascar dividiram o cockpit com os astros da Indy Tony Kanaan e Scott Dixon. O Ford EcoBoost/Riley prevaleceu na dura batalha contra os carros da Action Express Racing e Wayne Taylor Racing para vencer a etapa da abertura da TUDOR United SportsCar Championship. Scott Dixon foi quem cruzou a linha de chegada 2.2 segundos à frente de Sebastien Bourdais. Com a vitória McMurray se junta a A.J. Foyt e Mario Andretti como os únicos pilotos à venceram as 500 Milhas de Daytona e as 24 Horas de Daytona. Foi a 6° vitória da equipe Ganassi em 12 participações nessa corrida. Dixon venceu a sua 2° Rolex 24. Na parte final da prova tivemos uma ótima batalha entre Scott Dixon e JOrdan Taylor, mas um erro de calcuo no consumo de combustivel teve que trazer o COrvette DP No.10 para mais uma parada durante uma bandeira amarela, Ricky Taylor assumiu o volante mas teve que pagar uma penalização por uma parada fora da sequencia e eles acabaram na 3° colocação. Bourdais assumiu a 2° colocação mas não teve como atacar Dixon. Bourdais, Christian Fittipaldi e João Barbosa defendem o título da categoria e começar o ano com o 2° lugar no pódio foi muito bom. Vários carros da categoria DP abandonaram a corrida na sua parte final. Na categoria de protótipos Challenge (PC) o carro dominante da corrida da equipe CORE Autosport sofreu um revés na última hora da corrida permitindo que o carro No. 52 da equipe PR1/Mathiasen Motorsports saísse vencedor. Os 4 pilotos que comandaram o carro na corrida foram: Tom Kimber-Smith, Mike Guasch, Andrew Novich e Andrew Palmer. Uma volta atrás veio o 2° colocado, o carro que conquistou a pole position No. 16 da BAR1 Motorsports Autosport de Johnny Mowlem, Tom Papadopoulos, Tomy Drissi, Brian Alder e Martin Plowman. Fechando o pódio da PC ficou o carro No.54 que apesar dos problemas com o acidente que sofreu voltou para a pista mas teve problemas de suspensão. Apesar disso o carro completou um número de voltas suficientes para chegar em 3° com os pilotos Ben Keating, Colin Braun, James Gue e Mark Wilkins. Na categoria GTLM sempre uma das mais emocionantes e disputada o Corvette C7.R (#3) saiu vencedor, cruzando a linha de chegada apenas 0.478 segundos à frente do BMW Z4 GTE (#25). Foi a primeira vitória da Corvette Racing desde 2001. Foi uma batalha da Corvette contra a BMW no quarto final da corrida. Antonio Garcia no Corvette abriu uma liderança confortável sobre Dirk Werner na BMW com 20 minutos faltando para terminar a prova. A diferença, entretanto evaporou rapidamente quando o protótipo challenge de Colin Braun, então na liderança sofreu um acidente na chicane, forçando uma bandeira amarela. Na últimas 6 voltas Werner pressionou bastante GArcia mas não o suficiente para superar o Corvette de Garcia e seus co-pilotos Jan Magnussen e Ryan Briscoe. O brasileiro Augusto Farfus tambem pilotou o BMW que chegou na segunda colocação, mais um piloto brasileiro no pódio das 24 HOras de Daytona. O pódio da GTLM foi completado com o outro Corvette dos pilotos Oliver Gavin, Simon Pagenaud e Tommy Milner. Finalmente na categoria GT Daytona, o Dodge Viper SRT No. 93 de Ben Keating, Al Carter, Dominik Farnbacher, Kuno Wittmer e Cameron Lawrence conseguiu uma vitória emocionante. 





















TUDOR USCC: 1° ETAPA - 24 HORAS DE DAYTONA - FINAL
1.(02) Dixon/Kanaan/Larson/McMurray, Ford EcoBoost DP - 740 voltas
2.(5) Barbosa/Fittipaldi/BOurdais, Corvette DP - +1.333
3.(10) J.Taylor/R.Taylor/Angelelli, Corvette DP - +1:07.074
4.(90) Westbrook/Valiante/Rockenfeller, Corvette DP - +6 voltas
5.(3) Magnussen/Garcia/Briscoe, Corvette C7.R - +15 voltas (GTLM)
6.(25) Auberlein/Werner/Farfus/Spengler, BMW Z4 GTE - +15 voltas (GTLM)
7.(31) Curran/Cameron/Papis/Keen, Corvette DP - +19 voltas
8.(4) Gavin/Milner/Pagenaud, Corvette C7.R - +22 voltas (GTLM)
9.(52) Guasch/Novich/Palmer/Kimber-Smith, ORECA FLM09 - +26 voltas (PC)
10.(16) Mowlem/Papadopoulos/Drissi, ORECA FLM09 - +27 voltas (PC)
11.(60) Pew/Negri Jr./Allmendinger, Honda HPD Ligier JS P2 - +35 voltas
12.(54) Bennett/Braun/Wilkins/Gue, ORECA FLM09 - +36 voltas (PC)
13.(93) Keating/Farnbacher/Carter, Dodge Viper SRT - +36 voltas (GTD)
14.(22) MacNeil/Keen/Davis, Porsche 911 GT America - +36 voltas (GTD)
15.(58) Snow/Heylen/Dempsey, Porsche 911 GT America - +38 voltas (GTD)
16.(24) Edwards/Luhr/Klingmann, BMW Z4 GTE - +39 voltas (GTLM)
17.(85) Golkhberg/Miller/Simpson, ORECA FLM09 - +39 voltas (PC)
18.(49) Lathouras/Rugolo/Aguas/Griffin, Ferrari 458 ITalia - +39 voltas (GTD)
19.(48) Haase/Miller/Moltka/Ras, Audi R8 LMS - +45 voltas (GTD)
20.(63) Sweedler/Bell/Lazzaro/Seg., Ferrari 458 Italia - +49 voltas (GTD)
21.(81) Faulkner/Giermaziak/Skeen/B., Porsche 911 GT America - +53 voltas (GTD)
22.(009) DeBoer/Riddle/Salazar/Wilson, Aston Martin V12 Vantage - +62 voltas (GTD)
23.(33) Keating/Bleekemolen/Carter, Dodge Viper SRT - +66 voltas (GTD)
24.(45) Winkelhock/Thorne/Hoshino/F, Audi R8 LMS - +70 voltas (GTD)
25.(01) Pruett/Hand/Kimball/Karam, Ford EcoBoost DP - +71 voltas
26.(66) Gewirtz/Lewis/Kvamme/D.C., BMW Power Riley DP - +96 voltas
27.(911) Tandy/Pilet/Lieb/Christensen, Porsche 911 RSR - +100 voltas (GTLM)
28.(98) Lamy/Dalla Lana/Turner/Muck, Aston Martin Vantage V8 - +108 voltas (GTLM)
29.(44) Potter/Lally/Seefried/Ragginge, POrsche 911 GT America - +124 voltas (GTD)
30.(97) Marsal/Palttala/Priaulx/Said, BMW Z4 - +136 voltas (GTD)
31.(007) Nielsen/Davison/Nygaard/B., Aston Martin V12 Vantage - +147 voltas (GTD)
32.(50) Pace/DeFoor/Hinton/Schroede, BMW Power Riley DP - +150 voltas
33.(912) Bergmeister/Bamber/Makowiecki, POrsche 911 RSR - +159 voltas (GTLM)
34.(64) Longo/Serra/Gomes/Bertolini, Ferrari 458 Italia - +195 voltas (GTD)
35.(18) Basseng/Beretta/O'Young/D., Porsche 911 GT America - +201 voltas (GTD)
36.(11) Cumming/Junqueira/Hawksworth, ORECA FLM09 - +205 voltas (PC)
37.(73) Lindsey/Pumpelly/Norman/Ca., Porsche 911 GT America - +208 voltas (GTD)
38.(17) Henzler/Sellers/P.Long, Porsche 911 RSR - +210 voltas (GTLM)
39.(7) Hartley/Barrichello/Hunter-Reay, BMW Power Riley - +314 voltas
40.(19) Michaelian/Lira/Flores/De Phill., Porsche 911 GT America - +326 voltas (GTD)
41.(1) Sharp/Dalziel/H-Han., Honda HPD ARX - +326 voltas
42.(61) Plowman/Drumwright/Breuker, ORECA FLM09 - +379 voltas (PC)
43.(07) J.Miller/T.Long/Devlin/Trem., Mazda Prototype - +392 voltas
44.(62) Kaffer/Rigon/Fisichella/Beretta, Ferrari 458 Italia - +430 voltas (GTLM)
45.(8) Schultis/Zande/Popow, ORECA FLM09 - +441 voltas (PC)
46.(38) FRench/Mee/Vance/Johnston, ORECA FLM09 - +502 voltas (PC)
47.(23) James/M.Farnbacher/Riberas, Porsche 911 GT America - +507 voltas (GTD)
48.(51) Perrodo/Collard/Bruni/Villander, Ferrari 458 Italia - +529 voltas (GTLM)
49.(70) Bomarito/Nunez/Hinchcliffe/Tr., Mazda Prototype - +542 voltas
50.(28) Bachler/Zoeching/Engelhart, Porsche 911 GT America - +564 voltas (GTD)
51.(57) Krohn/Pla/Jonsson/Brundle, Ligier JS P2 JUdd - +568 voltas      
52.(2) Brown/Overbeek/Fogarty, Honda HPD ARX - +691 voltas
53.(0) Rojas/Legge/Chaves/Meyrick, DeltaWing DWC13 - +698 voltas









































-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------TUDOR United SportsCar Championship 2015    

Nenhum comentário:

Postar um comentário