domingo, 12 de abril de 2015

WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP
















Audi vence as 6 Horas de Silverstone na abertura da temporada do FIA WEC.
por Luis Fernando Soares de Almeida

O trio de pilotos Marcel Fässler, Benoit Tréluyer e Andre Lotterer venceu a etapa de abertura do World Endurance Championship (WEC) nas 6 horas de Silverstone na Inglaterra. Fässler teve a honra de receber a bandeira quadriculada. A corrida foi repleta de disputas e quando faltavam pouco mais de 15 minutos para terminar a maratona automobílistica em Silverstone o Audi R18 e.tron quattro #7 pilotado por Marcel Fässler liderava com uma folga de 72 segundos foi penalizado com um 'stop and go' por não respeitar os limites da pista. A diferença para Neel Jani no Porsche 191 Híbrido caiu para apenas 11 segundos. Mesmo assim Fassler suportou a pressão da Porsche e conquistou a sua primeira vitória na categoria junto com os seus co-pilotos. Sebastien Buemi fechou o pódio da categoria LMP1 no Toyota TS 040 Híbrido #1 chegando na 3° colocação. Lucas Di Grassi fez uma ótima largada e ganhou algumas posições no inicio da corrida, mas ao longo da maratona o Audi 18 e.tron quattro #8 começou a apresentar alguns problemas e terminou 4 voltas atrás na 5° colocação. Mark Webber (Porsche 919 Híbrido) liderou boa parte da corrida mas após problemas o carro ficou apenas na 28° posição na classificação geral (7° na categoria) após abandonar a corrida. Na categoria LMP2 Nick Tandy Oreca05-Nissan da equipe KCMG teve uma grande largada conquistando a liderança mas era muito pressionado desde o inicio pelos dois carros da equipe G-Drive Racing. Sam Bird no Ligier JS-Nissan conquistou a liderança na 6° volta, mas Tandy deu o troco e se manteve na frente mas um furo em seu radiador obrigou o carro a entrar nos boxes e ficar parada por um longo tempo. O carro ainda teve tempo de voltar para a pista e terminar na 5° colocação, logo atrás do novo carro (Strakka-Dome) do trio Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane. O brasileiro Luis Felipe Derani recebeu a bandeirada na segunda colocação na categoria P2, ele dividiu o cockpit com os pilotos Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez. Os dois carros da Ligier disputaram a vitória até o final, quem recebeu a quadriculada foi Sam Bird no carro #26. Ryan Dalziel com o HPD ARX 03b-HPD #30 ficou em 3° fechando o pódio da categoria. Na categoria LMGTE Pro a Ferrari F458 Italia #51 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander foram os vencedores. A dupla agora tem 6 vitórias na classe Pro na história da WEC. A corrida começou de maneira dramática para Gianmaria Bruni, ele teve que desviar de uma Ligier da OAK Racing na volta de abertura da corrida. O incidente colocou a Ferrari de Bruni no pelotão de trás. A recuperação foi fantástica, eles abriram caminho para uma vitória brilhante sobre o Porsche 911 RSR #91 da equipe Team Manthey de Richard Lietz e Michael Christensen colocando mais de 10 segundos no final da corrida. A outra Ferrari da equipe AF Corse completou o pódio, James Calado e Davide Rigon durante boa parte da corrida travaram uma batalha feroz pela liderança. No inicio da corrida a Aston Martin dominou a corrida com três carros liderando mas não conseguiram manter o mesmo ritmo dos momentos inicias e tiveram que se contentar com o 4°, 5° e 6° lugares na classe.  Na categoria AM pelo menos a Aston Martin se deu bem com o trio de pilotos Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana no Vantage V8 #98 e acabou vencendo a corrida numa disputa direta com as Ferraris #83 e #72 que terminaram em 2° e 3° respectivamente. Confira abaixo o resultado completo dividido pelas diferentes classes. 





















FIA-WEC: 1° ETAPA - 6 HORAS DE SILVERSTONE - FINAL
CATEGORIA LMP1
1.(#7) M. Fassler, Audi R18 e.tron quattro - 201 voltas
2.(#18) N. Jani, Porsche 919 Hybrid - +4.610
3.(#1) S. Buemi, Toyota TS 040 - Hybrid - +14.816
4.(#2) A. Wurz, Toyota TS 040 - Hybrid - +1 volta
5.(#8) O. Jarvis, Audi R18 e.tron quattro - +4 voltas
27.(#4) C. Klien, CLM P1/01 - AER - +85 voltas
28.(#17) M. Webber, Porsche 919 Hybrid - +157 voltas

CATEGORIA LMP2
6.(#26) S. Bird, Ligier JS P2-Nissan - 185 voltas
7.(#28) L. Derani, Ligier JS P2-Nissan - +1 volta
8.(#30) R. Dalziel, HPD ARX 03B-HPD - +2 voltas
9.(#42) D. Watts, Dome S103-Nissan - +7 voltas
20.(#47) R. Bradley, Oreca 05-Nissan - +18 voltas
24.(#35) E. Maris, Ligier JS P2-Nissan - +20 voltas
25.(#31) D. Brabham, HPD ARX 03B-HPD - +28 voltas
29.(#36) P. Chatin, Alpine A450b-Nissan - +165 voltas

CATEGORIA LMGTE PRO
10.(#51) G. Bruni, Ferrari F458 Italia - 172 voltas
11.(#91) M. Christensen, Porsche 911 RSR - +10.664
12.(#71) D. Rigon, Ferrari F458 Italia - +23.027
13.(#95) N. Thiim, Aston Martin Vantage V8 - +1 volta
14.(#97) S. Mücke, Aston Martin Vantage V8 - +1 volta
15.(#99) A. MacDowall, Aston Martin Vantage V8 - +1 volta
16.(#92) F. Makowiecki, Porsche 911 RSR - +2 voltas

CATEGORIA LMGTE AM
17.(#98) P. Lamy, Aston Martin Vantage V8 - 168 voltas
18.(#83) R. Aguas, Ferrari F458 Italia - +13.712
19.(#72) A. Bertolini, Ferrari F458 Italia - +29.539
21.(#96) S. Hall, Aston Martin Vantage V8 - +2 voltas
22.(#88) K. Bachler, Porsche 911 RSR - +3 voltas
23.(#77) P. Long, Porsche 911 RSR - +3 voltas
26.(#50) P. Ruberti, Chevrolet Corvette C7 - +8 voltas
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------FIA WEC 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário