domingo, 14 de junho de 2015

24 HORAS DE LE MANS


A Porsche consegue uma vitória histórica em Le Mans.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Depois de 24 horas da maratona em Le Mans a Porsche conquistou a sua primeira vitória em Le Mans desde 1998. O trio de pilotos Nico Hulkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber dividiram o cockpit do Porsche 919 Hybrid No.19. Durante o período da noite HUlkenberg e Tandy recuperaram terreno na corrida e voltaram para a disputa. Os carros que poderiam incomodar os líderes tiveram que fazer paradas inesperadas para trocas e reparos. Nico Hulkenberg teve muito cuidado nos últimos 10 minutos de prova pois uma chuva leve começou a cair sobre o circuito.  O Porsche No.17 de Mark Webber, Timo Bernhard e B. Hartley cruzou em segundo. Em terceiro lugar veio o Audi No.7 do trio de pilotos Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer, que durante a noite brigou pela vitória com o Porsche No.19, mas ficou para trás quando perdeu um pedaço grande de sua carenagem e teve que parar nos boxes para reparos. O Audi No.9 então entrou na briga com os dois Porsches mas um problema no seu sistema de direção deixou o carro parado cerca de 20 minutos para reparos, eles terminaram apenas na 7° colocação á 8 voltas do líder. O Audi No.8 onde estava o brasileiro Lucas di Grassi sofreu um acidente cedo na corrida com o piloto Loic Duval que tentou desviar de uma Ferrari 458 que vinha lento na sua frente e deixou a frente do carro destruída. Apesar disso o excelente trabalho da equipe nos boxes colocou o carro de novo na disputa e eles terminaram num excelente 4° lugar. O Porsche que conquistou a pole position com Neel Jani teve problemas durante a noite e terminou em 5°. Tanto Neel Jani como Romain Dumas cometeram erros em frenagens e acabaram tocando de leve a proteção de pneus, mesmo assim os dois acidentes obrigaram os pilotos a entrarem nos boxes para troca do nariz do carro. Os protótipos da Nissan tiveram vários problemas, largaram no pelotão de trás e apesar de se apresentarem bastante competitivos durante os primeiros estágios da corrida, durante a noite os três carros da fábrica japonesa tiveram que fazer visitas inesperadas aos boxes, eventualmente o carro No.22 conseguiu receber a bandeira quadriculada, os outros dois abandonaram nos boxes mesmo. Na categoria LMP2, a vitória ficou com o trio de pilotos da equipe KCMG que conquistou a pole position. Nicolas Lapierre, Richard Bradley e Matt Howson lideraram a classe durante toda a corrida e por um breve momento chegaram a dar 1 volta em todos os carros da pista. No domingo alguns incidentes devido a chuva complicaram um pouco a situação. O primeiro incidente aconteceu com o ORECA 05 que parou no meio da pista por dois minutos quando Bradley acabou rodando na pista, o outro foi quando Lapierre saiu da pista na curva Indianapolis quando eram decorridas 22 horas de prova. Mesmo assim Bradley cruzou a linha de chegada em primeiro com 50 segundos de vantagem sobre o 2° colocado. Um carro da equipe TDS foi o único que ameaçou a liderança do carro da KCMG na primeira metade da corrida, principalmente quando Tristan Gommendy estava pilotando o carro. Nas primeiras horas de domingo entretanto o Aston Martin No.99 de Fernando Rees bateu em Gommendy acabando com as chances do piloto. O Gibson-Nissan da equipe JOTA cruzou a linha de chegada em 2° com Sam Bird no Ligier-Nissan da equipe G-Drive Racing fechou o pódio da LMP2. Confira abaixo o resultado completo das duas categorias de protótipos. 


















24 HORAS DE LEMANS - FINAL
1.(#19) Hulkenberg/Bamber/Tandy, Porsche 919 Hybrid, LMP1 - 395 voltas (24:00.42.784)
2.(#17) Bernhard/Webber/Hartley, Porsche 919 Hybrid, LMP1 - +1 volta
3.(#7) Fässler/Lotterer/Tréluyer, Audi R18 e-tron quattro, LMP1 - +2 voltas
4.(#8) Di Grassi/Duval/Jarvis, Audi R18 e-tron quattro, LMP1 - +3 voltas
5.(#18) Dumas/Jani/Llieb, Porsche 919 Hybrid, LMP1 - +4 voltas
6.(#2) Wurz/Sarrazin/Conway, Toyota TS 040 Hybrid, LMP1 - +8 voltas
7.(#9) Albuquerque/Bonanomi/Rast, Audi R18 e-tron quattro, LMP1 - +8 voltas
8.(#1) Davidson/Buemi/Nakajima, Toyota TS 040 Hybrid, LMP1 - +9 voltas
9.(#47) Howson/Bradley/Lapierre, Oreca 05-Nissan, LMP2 - +37 voltas
10.(#38) Dolan/Evans/Turvey, Gibson 015S-Nissan, LMP2 - +37 voltas
11.(#26) Rusinov/Canal/Bird, Ligier JSP2-Nissan, LMP2 - +37 voltas
12.(#28) Yacaman/Derani/Gonzalez, Ligier JSP2-Nissan, LMP2 - +41 voltas
13.(#48) Chandhok/Patterson/Berthon, Oreca 03R-Nissan, LMP2 - +48 voltas
14.(#27) Mediani/Markozov/Minassian, BR01-Nissan, LMP2 - +55 voltas
15.(#31) Brown/Van Overbeek/Fogarty, Ligier JSP2-HPD, LMP2 - +56 voltas
16.(#45) Ibanez/Perret/Bellarosa, Oreca 03R-Nissan, LMP2 - +58 voltas
17.(#13) Imperatori/Kraihamer/Abt, Rebellion R-One-AER, LMP1 - +59 voltas
18.(#29) Roussel/Tung/Cheng, Morgan-Nissan, LMP2 - +61 voltas
19.(#12) Prost/Hiedfeld/Beche, Rebellion R-One-AER, LMP1 - +65 voltas
20.(#30) Sharp/Dalziel/H.Hansson, Ligier JSP2-HPD, LMP2 - +66 voltas
21.(#35) Nicolet/Merlin/Maris, Ligier JSP2-Nissan, LMP2 - +67 voltas
22.(#40) Krohn/Jönsson/Barbosa, Ligier JSP2-Judd, LMP2 - +72 voltas
23.(#37) Aleshin/Ladygin/Ladygin, BR01-Nissan, LMP2 - +73 voltas
**Não classificados**
(#4) Trummer/Kaffer/Monteiro, CLM P1/01-AER, LMP1 - 260 voltas
(#22) Tincknell/Krumm/Buncombe, Nissan GT-R LM Nismo, LMP1 - 242 voltas
**Abandonos**
(#34) Cumming/Vanthoor/Estre, Ligier JSP2-HPD, LMP2 - 329 voltas
(#42) Levents/Watts/Kane, Dome S103-Nissan, LMP2 - 264 voltas
(#23) Pla/Mardenborough/Chilton, Nissan GT-R LM-Nissan, LMP1 - 234 voltas
(#46) Thiriet/Badey/Gommendy, Oreca 05-Nissan, LMP2 - 204 voltas
(#43) Ragues/Webb/Amberg, Morgan Evo-SARD, LMP2 - 162 voltas
(#21) Matsuda/Shulzhitskiy/Ordoñez, Nissan GT-R LM Nismo, LMP1 - 115 voltas
(#41) Hirsch/Paletou/Lancaster, Gibson 015S-Nissan, LMP2 - 71 voltas


















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------24 Horas de Le Mans 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário