segunda-feira, 15 de junho de 2015

24 HORAS DE LE MANS


Ferrari e Chevrolet vencem na categoria GT nas 24 Horas de Le Mans.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A categoria GT sempre atraiu muita atenção nas 24 Horas de Le Mans e nesse final de semana não foi diferente. No grid de largada vimos 22 carros alinhados divididos em duas categorias a Pro e Am. Na categoria Le Mans GTE Pro infelizmente durante os treinos de classificação, um forte acidente com o Corvette No.63 o tirou da corrida. Os mecânicos não conseguiram reparar o carro à tempo, sem dúvida um forte concorrente a vitória ficou de fora antes mesmo da largada. Defendendo o título do ano passado a Ferrari 458 Italia No.51 saiu na frente na largada, mas foi rapidamente superada pelo Aston Martin Vantage V8. A Porsche perdeu um carro cedo na corrida, o 911 RSR No.92 de Patrick Pilet teve um incêndio em seu motor na curva Les Hunaudières com 15 horas restando ainda na corrida e teve que abandonar. Todas as esperanças da Porsche ficaram com a equipe Manthey em seu carro No.91. No domingo de manhã o carro estava em 3° antes de ter uma parada não programada por causa de um vasamento de óleo em sua caixa de câmbio. De volta a pista o Porsche No.91 terminou a corrida em 5° em sua classe e 30° no geral. A Ferrari No.51 do trio de pilotos Bruni, Vilander e Fisichella teve uma grande batalha com o Chevrolet Corvette No.64 de Gavin, Milner e Taylor, mas teve um problema em sua caixa de câmbio praticamente retirando o carro dá disputa. Eles ainda voltaram e conseguiram a 3° posição do pódio. Com 5 voltas de diferença na liderança Gavin-Taylor-Milner no Corvette No.64 tiveram uma bandeirada na linha de chegada tranquila. Foi a 8° vitória para a GM em Le Mans e a primeiro do Chevrolet Corvette C7, que rodou 337 voltas e terminou na 17° na classificação geral. A Ferrari 458 Italia No.71 de David Rigon-James Calado-Oliver Beretta chegaram em 2°. Na categoria Le Mans GTE Am o Aston Martin No.98 que dominou o treino de classificação nas mãos de Dalla Lana, Lamy e Lauda, liderou a categoria entretanto  as Ferraris No.72 da equipe SMP Racing e a No.83 da AF Corse sempre estiveram ao alcance do Aston Martin. No domingo pela manhã a Ferrari No.72 que estava em 2° passou reto na curva Indianapolis, esse incidente deixou o caminho absolutamente livre para o Aston Martin até os 46 minutos do final da maratona, quando o piloto canadense Paul Dalla Lana perdeu o controle nas curvas Ford e bateu o Aston Martin no guardrail. Os mecânicos de sua equipe não acreditavam no que viam pelas telas nos boxes. O Porsche 911 RSR da equipe Dempsey travou uma batalha ferrenha com a Ferrari 458 Italia No.62. Quando parecia que a Ferrari superaria o Porsche quando essa estava colada na traseira do RSR, o piloto perdeu o controle, Patrick Dempsey vibrou bastante dos boxes. Shaytar-Bertolini-Basov cruzaram em primeiro com a Ferrari 458 Italia No.72 seguido do Porsche 911 RSR No.77 da equipe Dempsey com os pilotos Dempsey-Long-Seefried e fechando o pódio veio a Ferrari 458 Italia No.62 de Sweedler-Bell-Segal. Confira abaixo o resultado das duas categorias da GT.


















24 HORAS DE LE MANS - FINAL (GTE PRO & AM)
1.(#64) Gavin/Milner/Taylor, Chevrolet Corvette C7R, LMGTE Pro - 337 voltas (17° no geral)
2.(#72) Shaytar/Bertolini/Basov, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 332 voltas (20° no geral)
3.(#71) Rigon/Calado/Beretta, Ferrari 458 Italia, LMGTE Pro - 332 voltas (21° no geral)
4.(#77) Dempsey/Long/Seefried, Porsche 911 RSR, LMGTE Am - 331 voltas (22° no geral)
5.(#62) Sweedler/Bell/Segal, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 330 voltas (24° no geral)
6.(#51) Bruni/Vilander/Fisichella, Ferrari 458 Italia, LMGTE Pro - 330 voltas (25° no geral)
7.(#83) Perrodo/Collard/Aguas, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 330 voltas (26° no geral)
8.(#95) Sorensen/Thiim/Nygaard, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Pro - 330 voltas (27° no geral)
9.(#91) Lietz/Christensen/Bergmeister, Porsche 911 RSR, LMGTE Pro - 327 voltas (30° no geral)
10.(#61) Mann/Giammaria/Cressoni, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 326 voltas (31° no geral)
11.(#99) Rees/MacDowall/Stanaway, Aston Martin Vantage V9, LMGTE Pro - 320 voltas (34° no geral)
12.(#68) Chen/Vannelet/Parisy, Porsche 911 RSR, LMGTE Am - 320 voltas (35° no geral)
13.(#66) Al Faisal/Giermaziak/Avenatti, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 320 voltas(36° no geral)
14.(#67) Chen/Kapadia/Maassen, Porsche 911 GT3 RSR (997), LMGTE Am - 316 voltas (37° no geral)
** Não classificados **
(#98) Dalla Lana/Lamy/Lauda, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Am - 321 voltas
** Abandonos **
(#53) Bleekemolen/Keating/Miller, SRT Viper GTS-R, LMGTE Am - 304 voltas
(#55) Cameron/Griffin/Mortimer, Ferrari 458 Italia, LMGTE Am - 241 voltas
(#96) Goethe/Hall/Castellacci, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Am - 187 voltas
(#97) Turner/Mücke/Bell, Aston Martin Vantage V8, LMGTE Pro - 110 voltas
(#50) Roda/Ruberti/Poulsen, Chevrolet Corvette C7R, LMGTE Am - 94 voltas
(#88) Ried/Al Quibaisi/Bachler, Porsche 911 RSR, LMGTE Am - 44 voltas
(#92) Pilet/Makowiecki/Henzler, Porsche 911 RSR, LMGTE Pro - 14 voltas


















--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------24 Horas de Le Mans 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário