quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

FORMULA 1


AS INOVAÇÕES NOS PNEUS DA FÓRMULA 1
por Luis Fernando Soares de Almeida

Em 1950 os primeiros três fornecedores de pneus para a categoria era Pirelli, Dunlpo e Englebert. Os pneus eram finos com a superficie da borracha em forma de roscas cruzadas. Ao longo dos anos os pneus se tornaram menores mas mais largos. Os pneus no incio da categoria tinham o mesmo tamanho e largura, os traseiros foram gradativamente se tornando mais curtos e largos.
Depois de 21 anos, em 1971 a Firestone e a Goodyear eram as duas únicas fabricantes lutando na categoria. No Grade Prêmio da Africa do Sul a Goodyear teve o primeiro pneu estourado. Seis semanas mais tarde em Barcelona, a Firestone lançou o primeiro pneu slick (liso) da história da categoria. 
Em 1977 os pneus radiais foram introduzidos na F1. Os pneus radiais já eram utilizados nos carros de rua e entraram na F1 em 1977 pela Michelin. Os radiais ofereciam um melhor contato da borracha e precisão nas curvas, mas demoravam para chegar numa temperatura ideal quando chegavam no limite ideal de adesão já estavam desgastados. Em 1974 durante um Grande Prêmio no Canadá, o frio era intenso, a McLaren criou um sistema de aquecimento de pneus na sua garagem para armazenar os pneus, trouxeram cobertores e edredons dos hotéis para embalar os pneus até a hora do alinhamento no grid. Os cobertores de aquecimento foram introduzidos oficialmente em 1986 durante o GP da Espanha. 
Em 1997 a Bridgestone se juntou a Goodyear e preocupados com a velocidade excessiva dos carros, a FIA introduziu os pneus com listras, os chamados ''grooved tyres". Esses pneus limitavam o contato da borracha com o asfalto e diminuiam o nível de aderência dos carros. Os pilotos odiaram a novidade, mas a mesma foi mantida por pelo menos 1 decada na categoria. Em 2007 outra grande mudança, os compostos múltiplos passaram a ser obrigatórios. Durante uma corrida as equipes eram obrigadas a usar pelo menos dois compostos diferentes, macios e duros. Na era da Bridgestone isso não teve uma grande influência nas corridas pois os pneus eram extremamente duráveis, quando a Pirelli assumiu a exclusividade no fornecimento dos pneus a partir de 2011 a estratégia de troca de pneus se tornou crucial no andamento das corridas. 
A partir de 2008 a guerra de fabricantes de pneus chegou ao seu final na F1. A FIA decidiu que apenas um fabricante de pneus equiparia todas as equipes. A Bridgestone reinou de 2008 ate 2010 e a partir de 2011 até hoje a Pirelli tem sido a única fornecedora. A mudança para esse ano sera interessante, pois os pneus serão bem maiores do que os do ano passado, tanto na frente como na traseira do carro como é possível verificar nas imagens acima. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~@Fórmula 1 2017

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