terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

FORMULA 1

A FÓRMULA 1 ENTRA NUMA NOVA ERA.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Desde os anos 60 os engenheiros das equipes procuram deixar os carros da categoria mais importante do automobilismo mundial mais rápidos. A grande e maior mudança dos últimos anos na F-1 vai priorizar o espetáculo tentando torná-lo menos previsivel do que vem acontecendo nos últimos anos. Os donos das equipes calculam que os carros serão cerca de 5 segundos mais rápidos para essa temporada, o que é uma mudança absurda. Os carros serão mais largos, com pneus bem maiores e com as carrocerias mais "gordas". A asa dianteira terá a forma de uma seta que sai diretamente da extremidade frontal do bico dianteiro.  O carro será rebaixado e o aerofólio traseiro terá um desenho bem agressivo. Os carros em teoria estarão mais dificeis de se conduzir e os pilotos serão testados fisicamente como não são a 6 anos pelo menos. Na curvas mais rápidas a aceleração lateral aumentará em cerca de 1G, fisicamente será brutal para o piloto. A idéía é tornar o piloto mais importante do que a máquina, o fator 'herói' estará de volta a categoria ? Tudo isso tenta salvar um esporte que não tem mais a audiência na TV como antigamente. Nem todos ficaram felizes com essa mudança, em Novembro de 2015 a Mercedes tentou de tudo para desmobilizar a FIA para brecar essas mudanças tão radicais. Os outros times rejeitaram as reclamações da equipe Mercedes, principalmente em relação aos pneus que manteria a equipe hegemônica por muitos anos. Depois de três anos de completo domínio da equipe Mercedes, a temporada de 2017 começa sem um favorito absoluto, e esse será um ano crucial para a categoria. 

NOVAS REGRAS E CARROS MAIS RÁPIDOS.
Novas regras geralmente levam a uma mudança na ordem competitiva. A introdução do motor híbrido em 2014 acabou com a era da Red Bull e iniciou o reinado da Mercedes. As alterações introduzidas para esse ano são ligeiramente diferentes das de 2014. As regras para os motores permanecem estáveis com exceção da liberdade total para o desenvolvimento das unidades de potência. As maiores mudanças foram no deseno do chassis do carro. As duas últimas vezes que isso aconteceu, na primeira acabou com a hegemonia da Williams que começou a ser dominada pela McLaren com os pneus sulcados para pistas curtas em 1998 e depois em 2009 quando a Red Bull assumiu o protagonismo na F1. Então, em teoria, as novas regras para os chassis diminuirão a diferença da Mercedes para as outras equipes. Para deixar os carros mais rápidos uma combinação entre aerodinâmica e grip mecânico é a fórmula mágica. Junto com os pneus mais largos. O comprimento do carro passa de 1 metro e 80 cms para 2 metros e a largura do carro de 1 metro e 40 para 1 metro e 60 cms, ou seja uma área muito maior debaixo do carro em "contato" com o chão. Além disso, o tamanho do difusor foi aumentado significamente. Com tudo isso, quanto de downforce será criado com esse novo desenho dos carros ? Os números são surpreendentes, um documento emitido pela FIA durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos declarou que o ganho obtido por todas as equipes em suas pesquisas e desenvolvimento foi algo em torno de 15% no mínimo e chegando a 31%. Não foi possível entretanto determinar quais equipes pois os nomes dos times foram suprimidos do documento. Mas especialistas revelaram que os números foram sub-estimados e os ganhos podem chegar até a 40% mais de downforce, algo assustador. 
O que tudo isso significa na prática ? Em primeiro lugar, os carros serão muito mais rápidos nas curvas, essa velocidade maior nas curvas vai trazer junto um incremento de cerca de 1G de força contra o piloto. Um dos exemplos é a curva No.3 do circuito de Barcelona onde a curva é feita hoje a 209 Kms por hora, estima-se que essa curva com esses novos carros atingirá a velocidade de 257 Kms por hora, um desafio enorme para os pilotos. Carros mais largos, com pneus maiores e mais downforce reduzirão a velocidade na retas e isso irá reduzir a zona de frenagem antes das curvas, mesmo os carros sendo mais rápidos nas curvas, isso pode dificultar as ultrapassagens. Finalmente não há muito sentido em fazer com que os carros sejam cinco segundos mais rápidos se os pilotos não conseguem chegar ao limite por causa da perda de aderência dos pneus. Isso aconteceu nas últimas seis temporadas pelo menos onde os pneus se degradavam com uma velocidade incrivel. 

A Pirelli tem trabalhado duro para produzir um pneu que resista a várias voltas com os pilotos exigindo o máximo do seu equipamento. Os argumentos favoráveis e contrários são muitos, os testes em Túneis de vento mostrou um carro extremamente mais rápido e muito mais dificil de dirigir, enfim os primeiros estes marcados para o dia 27 de Fevereiro em Barcelona mostrarão o desempenho dos novos carros. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~@F1 2017

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