quarta-feira, 21 de outubro de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 21 de Outubro de 2009
Fórmula Future Fiat e Trofeo Linea
Duas novas categorias no Brasil para o ano de 2010

O automobilismo nacional vai ganhar duas novas categorias para o ano que vem (2010). Sob a tutela da montadora FIAT teremos a Formula Future Fiat, uma categoria que promete dar o que falar. O Brasil que tem 8 títulos mundiais e 100 vitórias na principal categoria do automobilismo mundial , a Fórmula 1, não tem em seu território uma categoria interna de monopostos, isso vai acabar no ano que vem com o lançamento da Fórmula Future Fiat. Com um baixo custo -- cerca de R$ 250.000 por ano -- a categoria projeta lançar jovens promessas no automobilismo nacional. Essa categoria visa solucionar um problema grave que esta ocorrendo no Brasil, nem todos os jovens e promissores pilotos que terminam o seu ciclo no Kart tem condições de bancar os custos da Fórmula 3 Sul-Americana ou algum campeonato Europeu de monopostos, com essa nova categoria dentro do nosso país à um custo acessível podemos ver nos próximos anos novos talentos surgindo. O piloto brasileiro da Ferrari Felipe Massa é o padrinho dessas duas novas categorias. A Fórmula Future promete atender pilotos entre 16 e 20 anos. O pacote para a temporada completa de 12 etapas em seis circuitos custará algo entre R$ 250.000 e 300.000. O pacote inclui toda a tecnologia de ponta dos carros, preparação física e até treinamento no atendimento à imprensa. Os carros são importados da França e vem com motores FPT de 1.6 litros e 16 válvulas. Todos os carros terão uma preparação padrão numa única oficina (ainda a ser definida), garantindo uma maior competitividade entre todos os participantes.
A outra grande novidade é uma nova categoria de carros de turismo. O Trofeo Linea, que utilizará o Fiat Linea com motores 1.4 l 16v turbo, promete levar para as pistas pilotos consagrados do automobilismo nacional. A organização garante que por lá passarão pilotos da Stock Car e até alguns que ja competiram na F-1. A maior parte da estrutura do carro vem do próprio carro de série. Alguns mudanças como painel em fibra de carbono, câmbio sequencial importado e o próprio motor T-Jet do veículo de rua serão importados. Os pneus para todos os carros serãos da fabrica Pirelli, o PZero que é utilizado em diferentes competições sul-americanas. A ano de 2010 promete para o automobilismo nacional
=======================================//

Nenhum comentário:

Postar um comentário