domingo, 24 de outubro de 2010

FÓRMULA 1
Fernando Alonso da Ferrari vence na Coréia e assume a liderança do campeonato.
Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 24 de Outubro de 2010


Num domingo desastroso para a equipe RBR-Renault, a Ferrari foi a grande vencedora do final de semana. Mark Webber perdeu o controle do carro bateu no muro voltou para a pista e ainda foi atingido pelo piloto da Mercedes GP, Nico Rosberg e abandonou a prova. Sebastian Vettel parecia que conseguiria uma vitória tranquila, mas faltando apenas 9 voltas para terminar a corrida o motor do carro de Vettel explodiu, foi possível ver pequenas chamas saindo do motor e o piloto abandonou a corrida. Alonso assumiu a liderança e venceu tranquilamente na Coréia. Lewis Hamilton da McLaren chegou na 2° posição e Felipe Massa da Ferrari voltou ao pódio conquistando a 3° posição na corrida.
Rubens Barrichello da Williams-Cosworth terminou a corrida na 7° posição, com os pontos conquistados nessa corrida, Rubinho passou a ser o 2° maior pontuador da história da Fórmula 1 ultrapassando o francês Alain Prost. A corrida teve a sua largada adiada em mais de 1 hora devido as fortes chuvas que caíram na região do circuito. A largada foi realizada com o safety-car na pista e depois de apenas 4 voltas a direção de prova resolveu parar a corrida, pois o piso estava impraticável. Depois de quase mais 30 minutos a corrida recomeçou ainda com o safety-car na pista. Finalmente na 18° volta o safety-car entra nos pits e a corrida teve a sua largada. Michal Schumacher logo na largada ultrapassou Robert Kubica e ganhou a 8° posição. Nico Rosberg que vinha fazendo uma ótima corrida chegou na 4° posição passando por Lewis Hamilton da McLaren. Webber como já descrito acima abandona na 20° volta, junto com Rosberg. Vitaly Petrov da Renault foi o primeiro piloto a mudar os pneus de chuva pesada para o composto intermediário. Schumacher continuava relembrando os seus bons tempos na pista e passou Jenson Button da McLaren ganhando o 5° lugar, isso na volta 27. A pista continou molhada até o final da corrida e vários carros rodavam na pista. Sebastien Buemi da STR bateu forte na volta 31, obrigando a entrada do safety-car na volta seguinte. Hamilton, Massa, Schumacher e Kubica aproveitaram para realizar os seus pitstops. No replay Buemi perdeu o ponto de frenagem e acertou a Virgin de Timo Glock no meio, os dois abandonam a corrida. Alonso e o líder Vettel entram nos pits na volta 32 e trocam os pneus para intermediários. Alonso tem um problema em sua parada, o mecânico demora para trocar o seu pneu dianteiro do lado direito e ele perde a posição para Lewis Hamilton.
A relargada aconteceu na volta 35, Lewis Hamilton erra na primeira curva e permite a ultrapassagem de Fernando Alonso que assume a 2° posição. Vitaly Petrov da Renault bate forte próximo a entrada dos boxes (volta 41), um desatstre para o Russo que não tem a sua vaga garantida para 2011. Na volta 46 Vettel informa pelo rádio que esta perdendo potência e logo depois o seu motor quebra, era fim de prova para o alemão. Alonso com a vitória assume a liderança do campeonato com 231 pontos, 11 pontos à frente de Mark Webber e 21 pontos à frente de Lewis Hamilton que ainda esta na luta pelo título com a ótima colocação na corrida de hoje. A próxima etapa acontece no dia 07 de Novembro em Interlagos, São Paulo.

---=====================================---
........F-1 2010: GP DA CORÉIA - 17° ETAPA
---=====================================---
1°(#8) Fernando Alonso, Ferrari - 55 voltas
2°(#2) Lewis Hamilton, McLaren - 55 voltas (+14.9s)
3°(#7) Felipe Massa, Ferrari - 55 voltas (+30.8s)
4°(#3) Michael Schumacher, Mercedes GP - 55 voltas (+39.6s)
5°(#11) Robert Kubica, Renault - 55 voltas (+47.7s)
6°(#15) Vitantonio Liuzzi, Force India - 55 voltas (+53.5s)
7°(#9) Rubens Barrichello, Williams - 55 voltas (+69.2s)
8°(#23) Kamui Kobayashi, BMW Sauber - 55 voltas (+77.8s)
9°(#22) Nick Heidfeld, BMW Sauber - 55 voltas (+80.1s)
10°(#10) Nico Hulkenberg, Williams - 55 voltas (+80.8s)
11°(#17) Jaime Alguersuari, STR - 55 voltas (+84.1s)
12°(#1) Jenson Button, McLaren - 55 voltas (+89.9s)
13°(#19) Heikki Kovalainen, Lotus - 54 voltas (+1 volta)
14°(#21) Bruno Senna, HRT - 53 voltas (+2 voltas)
15°(#20) Sakon Yamamoto, HRT - 53 voltas (+2 voltas)
---Não terminaram a prova---
(#14) Adrian Sutil, Force-India - 46 voltas (+9 voltas-acidente)
(#5) Sebastian Vettel, RBR - 45 voltas (+10 voltas-motor)
(#12) Vitaly Petrov, Renault - 39 voltas (+16 voltas-acidente)
(#24) Timo Glock, Virgin - 31 voltas (+24 voltas-acidente)
(#16) Sebastien Buemi, STR - 30 voltas (+25 voltas-acidente)
(#25) Lucas di Grassi, Virgin - 25 voltas (+30 voltas-acidente)
(#18) Jarno Trulli, Lotus - 25 voltas (+30 voltas-acidente)
(#6) Mark Webber, RBR - 18 voltas (+37 voltas-acidente)
(#4) Nico Rosberg, Mercedes GP - 18 voltas (+37 voltas-acidente)

--------------------------------//Fórmula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário