domingo, 26 de agosto de 2012

FIA-WEC
Audi R18 e-tron confirma o favoritismo e vence as 6 Horas de Silverstone.
Luis Fernando Soares de Almeida

Na principal categoria, o P1 a Audi confirmou o seu favoritismo em Silverstone e venceu as 6 Horas da 4° etapa do World Endurance Championship, o campeonato de resistência oficial da FIA. O trio de pilotos Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer no carro #1, um Audi R18 e-tron quattro venceu após seis horas de corrida e 194 voltas no circuito de Silverstone. Mas não foi fácil, o Toyota TS030 Híbrido #7 de Alexander Würz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima vendeu caro a derrota e cruzou a linha de chegada à apenas 55 segundos atrás do carro da Audi. Completando o pódio veio o Audi R18 Ultra de Allan McNish e Tom Kristensen. Na categoria P2 o carro #42 que largou na pole com os pilotos Lucas Ordoñez, Martin Brundle e Alex Brundle acabou sendo ultrapassado na primeira volta pelo Oreca 03 Nissan No.25 de John Martin, Jan Charouz e Tor Graves e acabou terminando a corrida apenas na 5° colocação.
Na categoria GT a Ferrari reinou absoluta tanto na Pro como na Am. Na GTE Pro, a Ferrari 458 Italia No.51 de Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni cruzou a linha de chegada na primeira colocação.
O Porsche No.77 com Marc Lieb no volante manteve a liderança largando da pole até a 3° hora da corrida quando um problema na suspensão traseira do carro fez com que perdesse a liderança da prova. Com isso o Aston Martin Vantage V8 no.97 assumiu a liderança da corrida. A Ferrari com Gianmaria Bruni assumiu o primeiro lugar durante as paradas nos boxes e de lá não saiu mais vencendo a corrida.
Na GTE Am, tivemos uma batalha próxima entre a Ferrari No.61 AF Corse-Waltrip que liderou a corrida no inicio. No final a Ferrari cruzou a linha de chegada 54 segundos à frente do segundo colocado, o Corvette No.50 que depois da corrida foi excluido por não seguir todos os items de segurança exigidos pela FIA. Com isso o Porsche 911 RSR (997) No.88 ficou na 2° colocação e fechando o pódio mais uma Ferrari F458 Italia. A próxima etapa do WEC acontece em Interlados, São Paulo no dia 15 de Setembro.

FIA-WEC: 4° ETAPA - SILVERSTONE - FINALCATEGORIA LMP1
1.(#1) Marcel Fässler,André Lotterer,Benoit Tréluyer, Audi R18 e-tron quattro - 194 voltas (6:00'39.594)
2.(#7) Alexander Würz,Nicolas Lapierre,Kazuki Nakajima, Toyota TS030 Hybrid - +55.675
3.(#2) Tom Kristensen, Allan McNish, Audi R18 ultra - +1'14.427
4.(#13) Andrea Belicchi, Harold Primat, Lola B12/60 Coupé-Toyota - +5 voltas
5.(#21) Nick Leventis,Danny Watts,Jonny Kane, HPD ARX 03a Honda - +5 voltas
6.(#12) Nicolas Prost, Neel Jani, Lola B12/60 Coupé-Toyota - +5 voltas
7.(#22) David Brabham,Karun Chandhok,Peter Dümbreck, HPD ARX 03a Honda - +7 voltas


CATEGORIA LMP2
1.(#25) John Martin,Jan Charouz,Tor Graves, Oreca 03 Nissan - +11 voltas (8° no geral)
2.(#44) Vicente Potolicchio,Ryan Dalziel,Stéphane Sarrazin, HPDARX 03b Honda - +11 voltas (9° no geral)
3.(#26) Nelson Panciatici,Pierre Ragues,Roman Rusinov, Oreca 03 Nissan - +11 voltas (10° no geral)
4.(#49) Luis Perez Companc,Soheil Ayari,Pierre Kaffer, Oreca 03 Nissan - +12 voltas (11° no geral)
5.(#42) Lucas Ordoñez,Martin Brundle,Alex Brundle, Zytek Z11SN Nissan - +12 voltas (12° no geral)
6.(#24) Jacques Nicolet,Matthieu Lahaye,Olivier Pla, Morgan Nissan - +12 voltas (13° no geral)
7.(#38) Simon Dolan,Sam Hancock,Nicolas Minassian, Zytek Z11SN Nissan - +12 voltas (14° no geral)
8.(#30) Alexander Sims,Julien Jousse,Maxime Jousse, Lola B12/60 Coupé-Judd - +13 voltas (15° no geral)
9.(#48) Jody Firth,Warren Hughes,Brendon Hartley, Oreca 03 Nissan - +14 voltas (16° no geral)
10.(#35) David H. Hansson,Bertrand Baguete,Dominik Kraihamer, Morgan Nissan - +18 voltas (17° no geral)
11.(#29) Fabien Giroix,Keiko Ihara,Jean-Denis Deletraz, Lola B12/60 Coupé-Nissan - +18 voltas (18° no geral)
12.(#31) Thomas Holzer,Mirco Schultis,Christijan Albers, Lola B12/60 Coupé-Lotus - +20 voltas (19° no geral)
13.(#41) Christian Zugel,Ricardo Gonzalez,Elton Julian, Zytek Z11SN Nissan - +21 voltas (20° no geral)
14.(#23) Franck Mailleux,Olivier Lombard,Jordan Tresson, Oreca 03 Nissan - +59 voltas (34° no geral)
15.(#32) Vitantonio Liuzzi,James Rossiter,Kevin Weeda, Lola B12/80 Coupé-Lotus - +168 voltas (35° no geral)


CATEGORIA GTE PRO
1.(#51) Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Ferrari 458 Italia - +23 voltas (21° no geral)
2.(#66) James Walker, Jonny Cocker, Ferrari F458 Italia - +25 voltas (22° no geral)
3.(#97) Adrian Fernandez,Stefan Mücke,Darren Turner, Aston Martin Vantage V8 - +25 voltas (23° no geral)
4.(#77) Marc Lieb, Richard Lietz, Porsche 911 RSR (997) - +30 voltas (28° no geral)
5.(#71) Andrea Bertolini, Olivier Beretta, Ferrari F458 Italia - +26 voltas (32° no geral)


CATEGORIA GTE AM
1.(#61) Piergiuseppe Perazzini,Marco Cioci,Matt Griffin, Ferrari 458 Italia - +28 voltas (24° no geral)
2.(#50) Patrick Bornhauser,Julien Canal,Fernando Rees, Corvette C6-ZR1 - +28 voltas (25° no geral)
3.(#88) Christian Ried,Gianluca Roda,Paolo Ruberti, Porsche 911 RSR (997) - +28 voltas (26° no geral)
4.(#57) Tracy Krohn,Niclas Jönsson,Michele Rugolo, Ferrari F458 Italia - +29 voltas (27° no geral)
5.(#98) Roald Goethe, Stuart Hall, Aston Martin Vantage V8 - +31 voltas (29° no geral)
6.(#70) Jean-Philippe Belloc,Christophe Bourret,Pascal Gibon, Corvette C6-ZR1 - +32 voltas (30° no geral)
7.(#55) Joël Camathias,Markus Palttala,Paul Daniels, Porsche 911 RSR (997) - +33 voltas (31° no geral)
8.(#99) Jonathan Adam,Andrew Howard,Paul White, Aston Martin Vantage V8 - +37 voltas (33° no geral)

--------------------------------------------//FIA-WEC 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário