segunda-feira, 28 de julho de 2014

FÓRMULA 1

Daniel Ricciardo consegue uma vitória épica em Hungaroring.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Nico Rosberg foi soberano no treino de classificação que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Hungria no sábado, e tudo indicava que seria mais uma vitória fácil para a equipe Mercedes, que virtualmente já conquistou o título de construtores. A chuva que caiu sobre o autódromo no domingo já era um presságio de que essa corrida não seria convencional, já que na Hungria praticamente não tivemos muitas corridas com pista molhada na história da fórmula 1. A chuva acabou pouco antes do inicio da corrida, mas em vários pontos da pista ainda tinha muita água. Daniil Kvyat da Toro Rosso não consegui sair na volta de apresentação e seu carro foi levado para o pitlane, se juntando a Lewis Hamilton que teve seu carro incendiado no sábado e teve que trocar o chassis, motor e câmbio do carro e tambem Kevin Magnussen da McLaren qe largaria dos boxes tambem. Na largada Nico Rosberg manteve a liderança na curva 1, Valtteri Bottas da Williams largando na 3° posição ultrapassou Sebastian Vettel da Red Bull por fora na curva 1 assumindo a 2° posição. Na 3° volta Nico Rosberg da Mercedes já liderava com 4 segundos de diferença para o 2° colocado Valtteri Bottas. Logo após a largada Lewis Hamilton perdeu o ponto de frenagem na curva No.2 rodou e tocou ligeiramente com a sua asa dianteira danificando um pouco. Hamilton começou o seu show particular, na quarta volta ele já tinha ultrapassado Ericsson (Caterham), Magnussen (McLaren), Maldonado (Lotus) e Max Chilton (Marussia), alcançando a 17° colocação. Na 8° volta Hamilton já ultrapassava Kimi Räikkönen da Ferrari conquistando a 13° posição. Marcus Ericsson rodou e bateu forte com a sua Caterham na curva 3, isso obrigou a entrada do carro de segurança, isso na 9° volta. Logo após a entrada do safety car vários carros entraram nos boxes para a primeira troca de pneus, quase todo os pilotos optaram por pneus slicks, para pistas secas. Jenson Button da McLaren optou por continuar com os intermediários. Os quatro primeiros colocados entraram nos boxes na 10° volta, deixando Daniel Ricciardo na liderança seguido de Jenson Button que não trocou os pneus, Felipe Massa, Kevin Magnussen, Nico Rosberg, Jean-Eric Vergne e Sebastian Vettel. A equipe Williams fez um péssimo trabalho na parada de Bottas, ele entrou no pitlane em 2° e voltou para a pista na 11° colocação, tudo isso sob bandeira amarela. No momento em que o safety car entraria para a relargada Romain Grosjean da Lotus rodou e bateu, fim de prova para o piloto francês. Na 12° volta o alemão Nico Rosberg relata para a sua equipe que tem um pequeno problema em seus freios, a equipe responde para ele jogar os freios para frente no set up do seu volante e e não abusar dos freios.  A relargada aconteceu na 13° volta, na volta seguinte Jenson Button da McLaren ainda com pneus intermediários consegue mais aderência na pista e ultrapassa Ricciardo assumindo a liderança da corrida. Aparentemente Rosberg tinha realmente problemas, já que Magnussen, Vergne e Fernando Alonso ultrapassaram o piloto da Mercedes com certa facilidade.  A pista secou demais e obrigou o então líder Jenson Button a entrar para troca de pneus. Sergio Perez da Force India na saída da curva 14 'pisou' na zebra e seu carro derrapou e bateu violentamente no muro da reta de chegada, o carro de segurança entrou novamente na pista na 23° volta. Pela primeira vez na temporada os dois carros da Force India abandonaram a corrida. Na metade da corrida várias estratégias diferentes foram adotadas pelas equipes, restava saber qual seria a mais eficiente. Na nova relargada da corrida na volta 27 , Alonso da Ferrari era o novo líder da prova. Hamilton continuou o seu show, na curva 4 ele ultrapassou por fora Jean-Eric Vergne da Toro Rosso na volta 34 e assumiu a 2° posição. Na 39° volta finalmente Fernando Alonso entra para mais uma troca de pneus, com isso Hamilton assumiu a liderança da corrida. Hamilton entra para os boxes para a sua troca e volta em 5° atrás de Alonso. Felipe Massa entra na volta 46 e retorna para a pista em 6°. Na 47° volta a maior polêmica da corrida, a equipe da Mercedes diz para Hamilton não segurar a posição à frente de Nico Rosberg que vinha rápido atrás do britânico. Daniel Ricciardo bem que tentou mas teve que fazer mais uma parada, e foi bem rápido ele voltou em 4°. Alonso reassumiu a liderança. Hamilton colou em Alonso assim como Ricciardo em Hamilton. A Mercedes de Rosberg começou a render bem na parte final da corrida, ele ultrapassou Räikkonen e Massa assumindo a 4° colocação. Com apenas cinco voltas para terminar a prova Ricciardo começou um momento histórica na fórmula 1. A primeira tentativa de ultrapassagem aconteceu na curva 2, um movimento ousado por fora do britânico sem sucesso. No mesmo ponto e de maneira brilhante na volta No.67 Ricciardo ultrapassa Hamilton e assume a 2° posição. Na volta seguinte ele ultrapassou Fernando Alonso assumindo a liderança da corrida com apenas duas voltas para o final. Daniel Ricciardo da Red Bull fez história conquistando a sua segunda vitória da promissora carreira, Fernando Alonso em segundo e Lewis Hammilton que mostrou que é um grande piloto e campeão fechando o pódio.





















F1: 11° ETAPA - GP DA HUNGRIA - FINAL

1.(#3) Daniel Ricciardo, Red Bull Racing-Renault - 70 voltas (1:53:05.058)(25 ptos.)
2.(#14) Fernando Alonso, Ferrari - +5.2s (18 ptos.)
3.(#44) Lewis Hamilton, Mercedes - +5.8s (15 ptos.)
4.(#6) Nico Rosberg, Mercedes - +6.3 (12 ptos.)
5.(#19) Felipe Massa, Williams-Mercedes - +29.8s (10 ptos.)
6.(#7) Kimi Räikkönen, Ferrari - +31.4s (8 ptos.)
7.(#1) Sebastian Vettel, Red BUll Racing-Renault - +40.9s (6 ptos.)
8.(#77) Valtteri Bottas, Williams-Mercedes - +41.3s (4 ptos.)
9.(#25) Jean-Eric Vergne, Toro Rosso-Renault - +58.5s (2 ptos.)
10.(#22) Jenson Button, McLaren-Mercedes - +67.2s (1 pto.)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
11.(#99) Adrian Sutil, Sauber-Ferrari - +68.1s
12.(#20) Kevin Magnussen, McLaren-Mercedes - +78.4s
13.(#13) Pastor Maldonado, Lotus-Renault - +84.0s
14.(#26) Daniil Kvyat, Toro Rosso-Renault - +1 volta
15.(#17) Jules Bianchi, Marussia-Ferrari - +1 volta
16.(#4) Max Chilton, Marussia-Ferrari - +1 volta
**Não classificados**
(#21) Esteban Gutierrez, Sauber-Ferrari - ERS
(#10) Kamui Kobayashi, Caterham-Renault - sistema de combustivel
(#11) Sergio Perez, Force India-Mercedes - acidente
(#27) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - acidente
(#8) Romain Grosjean, Lotus-Renault - acidente
(#9) Marcus Ericsson, Caterham-Renault - acidente
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Fórmula 1 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário