segunda-feira, 17 de abril de 2017

FIA WEC




Toyota, Ford e Ferrari saem na frente em Silverstone.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Kazui Nakajima, Sebsatien Buemi e Anthony Davidson conseguiram uma vitória brilhante na categoria P1 na abertura da temporada em Silverstone nesse final de semana. Com apenas 12 minutos restando para terminar das seis horas de corrida, Buemi ultrapassou Brendon Hartley e comandou a Toyota até a bandeira quadriculada no lendário circuito britânico. Foi a 11° vitória da Toyota na categoria e talvez uma das mais dificeis, tivemos chuva, duas bandeiras amarelas em todo o circuito e um carro de segurança que ficou por um bom tempo graças ao acidente de Jose Maria Lopez que bateu o seu Toyota TS050 Hibrido na curva Crispe. Durante as primeiras duas horas o Toyota TS050 No.7 liderou, mas a chuva deixou a pista molhada, com isso o argentino Lopez saiu da pista e bateu na barreira de proteção de pneus, incrivelmente o carro conseguiu retornar a corrida e terminou na P4 na categoria de Protótipos LMP1.  A Porsche comprou a briga com a Toyota e conquistou a P2 e P3, o trio Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber chegaram na segunda posição no Porsche 919 No.2 e esteve muito próximo da vitória entrando nos 15 minutos finais de prova. Nick Tandy, Neel Jani e Andre Lotterer completaram o pódio com o Porsche No.1. Na categoria LMP2 um novo nome conquistou a vitória, a equipe de Jackie Chan DC Racing com o trio de pilotos, Oliver Jarvis, Thomas Laurent e Ho-Pin Tung, iniciando uma nova era na categoria LMP2 com carros mais poderosos. Pela primeira vez na história uma equipe Chinesa conseguiu uma vitória na WEC. A vitória foi grandiosa, mais de 20 segundos do segundo colocado da equipe Valliante Rebellion do trio de pilotos Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal. Na categoria GTE Pro a equipe Chip Gannassi saiu vitoriosa com o seu Ford GT No.67 do trio Andy Priaulx, Harry Tincknell e o brasileiro Pipo Derani. A vitória não veio sem drama, a equipe teve que se recuperar de uma porta do carro perdida e um pneu desinflado. Harry Tincknell foi o iloto que ultrapassou a Ferrari No.51 assumindo a liderança da prova. Tincknell recebeu a quadriculada 15 segundos à frente de James Calado e Alessandro Pier-Guidi da Ferrari. O Porsche 911 RSR No.81 do trio Frederic Makowiecki e Richard Lietz completou o pódio na P3. A primeira etapa foi um sucesso absoluto com a presença de 50.200 espectadores ao longo do final de semana.

FIA WEC:1° ETAPA - 6 HORAS DE SILVERSTONE - FINAL
1.(#8) Buemi/Davidson/Nakajima, Toyota TS050 Hybrid - 197 voltas (LMP1)
2.(#2) Bernhard/Bamber/Hartley, Porsche 919 Hybrid - 197 voltas (LMP1)
3.(#1) Jani/Lotterer/Tandy, Porche 919 Hybrid - 197 voltas (LMP1)
4.(#38) Tung/Jarvis/Laurent, Oreca 07 Gibson - 184 voltas (LMP2)
5.(#31) Canal/Prost/Senna, Oreca 07 Gibson - 184 voltas (LMP2)
6.(#28) Perrodo/Vaxiviere/Collard, Oreca 07 Gibson - 194 voltas (LMP2)
7.(#36) Lapierre/Menezes/Rao, Alpine A470 Gibson - 183 voltas (LMP2)
8.(#26) Rusinov/Thiriet/Lynn, Oreca 07 Gibson - 183 voltas (LMP2)
9.(#24) Graves/Hirsch/Vergne, Oreca 07 Gibson - 183 voltas (LMP2)
10.(#25) Gonzalez/Trummer/Petrov, Oreca 07 Gibson - 182 voltas (LMP2)
11.(#37) Cheng/Brundle/Gommendy, Oreca 07 Gibson - 182 voltas (LMP2)
12.(#13) Reche/Heinemeier/Piquet, Oreca 07 Gibson - 172 voltas (LMP2)
13.(#67) Priaulx/Tincknell/Derani, Ford GT - 171 voltas (LMGT PRO)
14.(#51) Calado/Pier-Guidi, Ferrari 488 GTE - 171 voltas (LMGTE PRO)
15.(#81) Lietz/Makowiecki, Porsche 911 RSR - 171 voltas (LMGTE PRO)
16.(#66) Mücke/Pla/Johnson, Ford GT - 171 voltas (LMGTE PRO)
17.(#71) Rigon/Bird, Ferrari 488 GTE - 170 voltas (LMGTE PRO)
18.(#95) Thiim/Sorensen/Stanaway, Aston Martin Vantage - 170 voltas (LMGTE PRO)
19.(#97) Turner/Adam/Serra, Aston Martin Vantage - 168 voltas (LMGTE PRO)
20.(#61) Mok/Sawa/Griffin, Ferrari 488 GTE - 166 voltas (LMGTE AM)
21.(#96) Dalla Lana/Lamy/Lauda, Aston Martin V8 Vantage - 166 voltas (LMGTE AM)
22.(#77) Ried/Cairoli/Dienst, Porsche 911 RSR (991) - 166 voltas (LMGTE AM)
23.(#7) Conway/Kobayashi/Lopez, Toyota TS050 Hybrid - 159 voltas (LMP1)
24.(#86) Wainwright/Barker/Foster, Porsche 911 RSR (991) - 143 voltas (LMGTE AM)
25.(#54) Flohrt/Castellacci/Molina, Ferrari 488 GTE - 165 voltas (LMGTE AM)
26.(#4) Webb/Kraihamer/Rossiter, ENSO CLM P1/01 - 155 voltas (LMP1)
27.(#92) Christensen/Estre, Porsche 911 RSR - 95 voltas (LMGT PRO)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~FIA WEC 2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário