sexta-feira, 15 de março de 2013

V8 SUPERCARS CHAMPIONSHIP

Fabian Coulthard vence as duas primeiras corridas da V8 em Melbourne.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Fabian Coulthard era um piloto mais conhecido pelo seu acidente espetacular na temporada de 2010 na etapa de Bathurst do que por chegar entre os primeiros colocados na V8 Australiana. Nessa quinta e sexta feira entretanto Fabian Coulthard entrou para o hall dos vencedores da categoria. Ele nunca tinha conquistado uma pole position e muito menos uma vitória na V8 Supercars Championship. Coulthard venceu as duas primeiras corridas das quatro que serão disputadas em Melbourne como categoria de suporte para a abertura da Fórmula 1. Lembrando que a etapa de Melbourne não vale pontos para o campeonato, mas psicologicamente p feito de Coulthard poderá refletir na disputa pelo título da temporada. A próxima etapa acontece no inicio de Abril na Tasmania.

V8 SUPERCARS - 2° ETAPA - MELBOURNE - RACE 1
1.(#14) Fabian Coulthard, Holden - 12 voltas
2.(#8) Jason Bright, Holden - 12 voltas
3.(#6) Will Davison, Ford - 12 voltas
4.(#1) Jamie Whincup, Holden - 12 voltas
5.(#888) Craig Lowndes, Holden - 12 voltas
6.(#33) Scott McLaughlin, Holden - 12 voltas
7.(#360) James Moffat, Nissan - 12 voltas
8.(#2) Garth Tander, Holden - 12 voltas
9.(#15) Rick Kelly, Nissan - 12 voltas
10.(#22) James Courtney, Holden - 12 voltas
11.(#7) Todd Kelly, Nissan - 12 voltas
12.(#19) Jonathon Webb, Holden - 12 voltas
13.(#55) David Reynolds, Ford - 12 voltas
14.(#17) Tim Blanchard, Ford - 12 voltas
15.(#36) Michael Caruso, Nissan - 12 voltas
16.(#66) Russell Ingall, Holden - 12 voltas
17.(#88) Dean Fiore, Holden - 12 voltas
18.(#4) Lee Holdsworth, Mercedes-Benz - 12 voltas
19.(#21) David Wall, Holden - 12 voltas
20.(#18) Alex Davison, Ford - 12 voltas
21.(#80) Scott Pye, Holden - 12 voltas
22.(#47) Tim Slade, Mercedes-Benz - 12 voltas
23.(#9) Maro Engel, Mercedes-Benz - 12 voltas
24.(#12) Jonny Reid, Ford - 12 voltas
25.(#5) Mark Winterbottom, Ford - 12 voltas
26.(#97) Shane van Gisbergen, Holden - 10 voltas (abandono)
27.(#34) Alexandre Premat, Holden - 1 volta (abandono)
28.(#3) Tony D'Alberto, Holden - 0 voltas (não iniciou)

V8 SUPERCARS - 2° ETAPA - MELBOURNE - RACE 2
1.(#14) Fabian Coulthard, Holden - 12 voltas
2.(#888) Craig Lowndes, Holden - 12 voltas
3.(#8) Jason Bright, Holden - 12 voltas
4.(#6) Will Davison, Ford - 12 voltas
5.(#360) James Moffat, Nissan - 12 voltas
6.(#33) Scott McLaughlin, Holden - 12 voltas
7.(#55) David Reynolds, Ford - 12 voltas
8.(#7) Todd Kelly, Nissan - 12 voltas
9.(#97) Shane van Gisbergen, Holden - 12 voltas
10.(#22) James Courtney, Holden - 12 voltas
11.(#19) Jonathon Webb, Holden - 12 voltas
12.(#5) Mark Winterbottom, Ford - 12 voltas
13.(#15) Rich Kelly, Nissan - 12 voltas
14.(#36) Michael Caruso, Nissan - 12 voltas
15.(#18) Alex Davison, Ford - 12 voltas
16.(#3) Tony D'Alberto, Holden - 12 voltas
17.(#66) Russell Ingall, Holden - 12 voltas
18.(#4) Lee Holdsworth, Mercedes-Benz - 12 voltas
19.(#88) Dean Fiore, Holden - 12 voltas
20.(#17) Tim Blanchard, Ford - 12 voltas
21.(#80) Scott Pye, Holden - 12 voltas
22.(#21) David Wall, Holden - 12 voltas
23.(#12) Jonny Reid, Ford - 12 voltas
24.(#9) Maro Engel, Mercedes-Benz - 12 voltas
25.(#1) Jamie Whincup, Holden - 12 voltas
26.(#47) Tim Slade, Mercedes-Benz - 9 voltas (abandono)
27.(#2) Garth Tander, Holden - 4 voltas (abandono)
-------------------------------------------------------------------//V8 Supercars 2013

FÓRMULA 1


Red Bull domina os dois primeiros treinos livres em Melbourne.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Sebastian Vettel foi o mais rápidos nos dois primeiros treinos livres em Melbourne, a prova que abre a temporada 2013 de Fórmula Um. Na noite de quinta-feira (horário de Brasília), Vettel cravou um tempo de 1:27.211 e foi o mais rápido. O brasileiro Felipe Massa marcou o segundo tempo do dia com 1:27.289. Fernando Alonso foi o 3° mais rápido com 1:27.547. Seis pilotos andaram no mesmo segundo do que Vettel. Já no segundo treino Vettel baixou o seu tempo em quase 2 segundos, anotando 1:25.908, e foi o único do dia que andou na casa dos 1 e 25. O seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber foi o segundo mais rápido com 1:26.172 e Nico Rosberg da Mercedes ficou em terceiro com 1:26.322. O destaque negativo dos dois primeiros treinos foi o desempenho dos carros da McLaren, no primeiro treino Jenson Button ficou em 9° e Sergio Perez em 11°, já no 2° treino Button ficou em 11° e Perez em 13°. O terceiro treino livre esta marcada para hoje (15/03) ás 0:00 hrs. Confira abaixo o resultado completo dos dois primeiros treinos livres.

F-1: 1° ETAPA - P1 - MELBOURNE - FINAL
1.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - 1:27.211 (16 voltas)
2.(#4) Felipe Massa, Ferrari - 1:27.289 (17 voltas)
3.(#3) Fernando Alonso, Ferrari - 1:27.547 (16 voltas)
4.(#10) Lewis Hamilton, Mercedes GP - 1:27.552 (18 voltas)
5.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - 1:27.668 (18 voltas)
6.(#7) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - 1:27.877 (17 voltas)
7.(#9) Nico Rosberg, Mercedes GP - 1:28.013 (17 voltas)
8.(#15) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 1:28.426 (19 voltas)
9.(#5) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 1:28.440 (19 voltas)
10.(#8) Romain Grosjean, Lotus-Renault - 1:28.520 (15 voltas)
11.(#6) Sergio Perez, McLaren-Mercedes - 1:28.597 (19 voltas)
12.(#11) Nico Hulkenberg, Sauber-Ferrari - 1:28.786 (19 voltas)
13.(#14) Paul di Resta, Force India-Mercedes - 1:28.910 (18 voltas)
14.(#16) Pastor Maldonado, Williams-Renault - 1:29.443 (20 voltas)
15.(#17) Valtteri Bottas, Williams-Renault - 1:29.928 (19 voltas)
16.(#12) Esteban Gutierrez, Sauber-Ferrari - 1:30.203 (17 voltas)
17.(#18) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - 1:30.729 (17 voltas)
18.(#19) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - 1:30.969 (19 voltas)
19.(#22) Jules Bianchi, Marussia-Cosworth - 1:31.263 (24 voltas)
20.(#23) Max Chilton, Marussia-Cosworth - 1:32.176 (23 voltas)
21.(#20) Charles Pic, Caterham-Renault - 1:32.274 (21 voltas)
22.(#21) Giedo van der Garde, Caterham-Renault - 1:32.388 (18 voltas)

F-1: 1° ETAPA - P2 - MELBOURNE - FINAL
1.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - 1:25.908 (33 voltas)
2.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - 1:26.172 (31 voltas)
3.(#9) Nico Rosberg, Mercedes GP - 1:26.322 (26 voltas)
4.(#7) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - 1:26.361 (38 voltas)
5.(#8) Romain Grosjean, Lotus-Renault - 1:26.680 (32 voltas)
6.(#3) Fernando Alonso, Ferrari - 1:26.748 (35 voltas)
7.(#10) Lewis Hammilton, Mercedes GP - 1:26.772 (28 voltas)
8.(#4) Felipe Massa, Ferrari - 1:26.855 (32 voltas)
9.(#15) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 1:27.435 (35 voltas)
10.(#11) Nico Hulkenberg, Sauber-Ferrari - 1:28.187 (34 voltas)
11.(#5) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 1:28.294 (30 voltas)
12.(#14) Paul di Resta, Force India-Mercedes - 1:28.311 (37 voltas)
13.(#6) Sergio Perez, McLaren-Mercedes - 1:28.566 (33 voltas)
14.(#19) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - 1:28.627 (31 voltas)
15.(#12) Esteban Gutierrez, Sauber-Ferrari - 1:28.772 (33 voltas)
16.(#16) Pastor Maldonado, Williams-Renault - 1:28.852 (36 voltas)
17.(#18) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - 1:28.968 (36 voltas)
18.(#17) Valtteri Bottas, Williams-Renault - 1:29.386 (39 voltas)
19.(#22) Jules Bianchi, Marussia-Cosworth - 1:29.696 (32 voltas)
20.(#20) Charles Pic, Caterham-Renault - 1:30.165 (37 voltas)
21.(#23) Max Chilton, Marussia-Cosworth - 1:30.600 (36 voltas)
22.(#21) Giedo van der Garde, Caterham-Renault - 1:32.450 (11 voltas)
--------------------------------------------------------------//Fórmual 1 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

FÓRMULA 1

O que esperar para a temporada desse ano - Parte 1.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A 63° temporada da principal categoria do automobilismo mundial tem inicio no próximo domingo (17/03) com a abertura do campeonato na Australia. No papel muito pouca coisa mudou de 2012 para 2013. As especificações dos motores permanecem inalteradas, na realidade os motores estão 'congelados' desde 2007. Essa será a última temporada dos valiosos motores V8 aspirados, no ano que vem os motores turbo voltam a categoria, o regulamento para os chassis são praticamente idênticos ao do ano passado. Desde 2009 não temos mudanças significativas nas especificações da aerodinâmica e chassis. As equipes poderiam simplesmente utilizarem os carros do ano passado que ninguem notaria grandes diferenças, mas a F-1 exige outra postura. Para esse ano os ganhos serão bem menores já que esta praticamente tudo igual ao ano passado, e com os tempos cada vez mais próximos na pista entre as equipes de ponta, o menor ganho em performance pode ser a diferença entre subir no pódio ou ficar longe dele.
A maior mudança novamente fica por conta dos Pneus. O fabricante ainda é a mesma, a Pirelli tráz para essa temporada compostos mais macios ainda do que os do ano passado. O pneu duro para essa temporada é equivalente ao pneu médio do ano passado. O desenho do pneu também mudou, embora isso não seja muito evidente para o espectador em geral. As paredes laterais dos pneus estão mais suaves com as junções mais fortes. O efeito imediato dessas mudanças nos pneus, seria uma degradação térmica mais acentuada e com isso a janela para a troca dos pneus deve ser alongada, essa é a idéia da fabricante. As novas estruturas aumentam a aderência do carro ao asfalto permitindo um maior contato da superficie do pneu com a pista o que aumenta o desempenho do carro, especialmente a tração dos carros nas saídas de curvas. O peso dos pneus aumentou ligeiramente também, mas não o suficiente para atrapalhar o desempenho do carro. Os carros com isso ficaram cerca de 2 quilos mais pesados. As equipes afirmaram que a diferença de desempenho entres os diferentes compostos dos pneus pode chegar a 0.5 segundos por volta o que é bem maior do que acontecia no ano passado onde as diferenças eram mínimas. Isso tudo foi feito para conseguir em teoria ultrapassagens mais frequentes durante as corridas.
Devido as restrições nos testes da pré-temporada, as equipes não tiveram contato com os novos pneus antes do 4° dia de testes em Jerez na Espanha. Além disso as condições em Jerez para esse ano não estavam ideais, pelo asfalto extremamente abrasivo da pista. Segundo algumas equipes foi o asfalto mais abrasivo que eles visitaram nos últimos 14 meses. Na prática e na realidade as equipes chegam meio que no 'escuro' para a primeira etapa no próximo final de semana em Melbourne. O desenho das suspensões foi uma área onde os engenheiros mais trabalharam para aumentar a habilidade do carro em trabalhar com os novos pneus, a maioria das equipes redesenharam as suspensões dianteiras e traseiras dos seus carros. A suspenão traseira da maioria dos carros saiu do zero, os layouts foram alterados não somente para melhorar a interação com os pneus mas também para aumentar o fluxo de ar ao redor da traseira dos carros. Outra área que é um desafio eterno para os engenheiros da fórmula 1 é o direcionamento dos gases do motor através dos escapamentos. Com a proibição dos difusores duplos no ínicio de 2011, as equipes vem explorando o fluxo de gases do escapamento para aumentar o 'downforce' dos carros. No ínicio do ano passado a ventilação sem aceleração (off-throttle) nos escapamentos também foi proibido pela FIA, mesmo assim o escapamento é um item importante num carro de fórmula 1 que fornece uma quantidade significativa de downforce nos carros.
A maioria das equipes tem seguido o design dos escapamentos da McLaren, mas a Lotus e a Red Bull tem perseguido um layout alternativo que apresentam túneis abaixo das saídas dos escapamentos. Uma das mudanças no regulamento para esse ano que, a eliminação do degrau no nariz frontal do carro deixou os carros mais atraentes. Intitulado de "Vanity Panel" (Painel da Vaidade), é uma lâmina removível que é colocado exatamente no degrau do nariz. Embora a maioria das equipes optaram por utilizar o painel. as equipes Sauber e Red Bull utilizarão um painel parcial mantendo a ventilação no nariz dos carros. Lotus e Caterham deicidiram eliminar o painel por completo. E por fim, uma mudança menos aparente mas mais significativa fica por conta da asa traseira do carro e do sistema DRS (Sistema de Redução do Arrasto). No ano passado os pilotos eram liberados para utilizar o sistema DRS em qualquer local da pista durante os treinos livres e no treino classificatório, mas limitados em zonas específicas de ultrapassagens durante as corridas. Para 2013, o uso do sistema de DRS tera zonas de utilização também nos treinos, além das corridas. e isso vai modificar bastante a estratégia de uma corrida. A temporada 2013 será certamente decidida nos detalhes. Com a diminuição no número de equipes para 11, serão 22 carros alinhados no Grid de largada, nos treinos de classificação serão eliminados apenas 6 pilotos e não mais 7 como no ano passado durante o Q1 e Q2.
-----------------------------------------------------------------//Fórmula 1 2013

domingo, 10 de março de 2013

NASCAR SPRINT CUP

No dia do seu aniversário Matt Kenseth vence em Las Vegas.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Matt Kenseth teve um carro soberbo na parte final das 400 Milhas de Las Vegas pela terceira etapa da Sprint Cup da Nascar e venceu a sua primeira corrida do ano. Kenseth resistiu a forte pressão do Chevrolet de Kasey Kahne e cruzou a linha de chegada na primeira posição. Completando 41 anos nesse domingo Kenseth não poderia receber um presente melhor do que a vitória em Vegas, foram 30 voltas de batalhas intensas com Kahne. A chave da vitória de Kenseth foi a parada nos boxes onde a equipe apenas colocou combústivel optando pela não troca de pneus. Isso permitiu que Kenseth pulasse para a primeira posição, quando a maioria dos pilotos que estavam no pelotão da frente optaram pela troca de pelo menos dois pneus. Foi a terceira vitória de Kenseth em Las Vegas, a última aconteceu em 2004. Fechando o Top 5 vieram os pilotos Brad Keselowski, Kyle Busch e Carl Edwards.
Jimmie Johnson que liderou 114 voltas da corrida acabou na 6° colocação. Os pilotos de ponta que se deram mal na corrida de hoje foram Clint Bowyer e o vencedor do ano passado Tony Stewart. Bowyer numa tentativa de ultrapassagem que lhe daria a liderança da prova na volta No.3, perdeu o controle do seu carro e perdeu várias posições caindo para a 17° colocação, nunca mais se recuperou na corrida e acabou apenas na 27° posição. Tony Stewart reclamou a corrida inteira pelo rádio com a sua equipe que o carro não tinha 'grip' suficiente e perdia posições facilmente, mesmo assim com uma estratégia ousada de pit stops ele conseguiu ficar na 11° posição. Confira abaixo o resultado final da corrida.

SPRINT CUP: 3° ETAPA - LAS VEGAS - FINAL
1.(#20) Matt Kenseth, Toyota - 267 voltas
2.(#5) Kasey Kahne, Chevrolet - 267 voltas
3.(#2) Brad Keselowski, Ford - 267 voltas
4.(#18) Kyle Busch, Toyota - 267 voltas
5.(#99) Carl Edwards, Ford - 267 voltas
6.(#48) Jimmie Johnson, Chevrolet - 267 voltas
7.(#88) Dale Earnhardt Jr, Chevrolet - 267 voltas
8.(#56) Martin Truex Jr., Toyota - 267 voltas
9.(#29) Kevin Harvick, Chevrolet - 267 voltas
10.(#27) Paul Menard, Chevrolet - 267 voltas
11.(#14) Tony Stewart, Chevrolet - 267 voltas
12.(#22) Joey Logano, Ford - 267 voltas
13.(#1) Jamie McMurray, Chevrolet - 267 voltas
14.(#55) Mark Martin, Toyota - 267 voltas
15.(#11) Denny Hamlin, Toyota - 267 voltas
16.(#43) Aric Almirola, Ford - 267 voltas
17.(#16) Greg Biffle, Ford - 267 voltas
18.(#17) Ricky Stenhouse Jr., Ford - 267 voltas
19.(#42) Juan Pablo Montoya, Chevrolet - 267 voltas
20.(#78) Kurt Busch, Chevrolet - 266 voltas
21.(#51) Austin Dillon, Chevrolet - 266 voltas
22.(#9) Marcos Ambrose, Ford - 266 voltas
23.(#21) Trevor Bayne, Ford - 266 voltas
24.(#7) Dave Blaney, Chevrolet - 266 voltas
25.(#24) Jeff Gordon, Chevrolet - 266 voltas
26.(#31) Jeff Burton, Chevrolet - 266 voltas
27.(#15) Clint Bowyer, Toyota - 265 voltas
28.(#38) David Gilliland, Ford - 265 voltas
29.(#13) Casey Mears, Ford - 265 voltas
30.(#47) Bobby Labonte, Toyota - 263 voltas
31.(#34) David Ragan, Ford - 263 voltas
32.(#30) David Stremme, Toyota - 261 voltas
33.(#10) Danica Patrick, Chevrolet - 261 voltas
34.(#83) David Reutimann, Toyota - 261 voltas
35.(#35) Josh Wise, Ford - 260 voltas
36.(#36) J.J. Yeley, Chevrolet - 259 voltas
37.(#32) Ken Schrader, Ford - 258 voltas
38.(#39) Ryan Newman, Chevrolet - 234 voltas (motor)
39.(#93) Travis Kvapil, Toyota - 217 voltas (motor)
40.(#87) Joe Nemechek, Toyota - 216 voltas
41.(#95) Scott Speed, Ford - 143 voltas (transmissão)
42.(#33) Landon Cassill, Chevrolet - 66 voltas (vibração)
43.(#98) Michael McDowell, Ford - 21 voltas (vibração)
--------------------------------------------------//Nascar Sprint Cup 2013  

FÓRMULA TRUCK

Na abertura da Truck, Wellington Cirino consegue a vitória.
por Luis Fernando Soares de Almeida, foto do site oficial da Truck (www.formulatruck.com.br)

Na abertura da Fórmula Truck desse domingo (09/03) em Tarumã, os caminhões da Mercedes-Benz dominaram a corrida e conseguiram as três primeiras posições na corrida. O paranaense Wellington Cirino venceu de ponta a ponta. A corrida foi bem monótona no geral, apenas na parte final quando os caminhões já apresentavam bastante desgaste tivemos boas disputas na pista. O seu companheiro de equipe Geraldo Piquet ficou em 2° com Paulo Salustiano em mais um caminhão da Mercedes-Benz veio em 3°, na 4° posição ficou Régis Boessio e fechando o pódio no 5° lugar ficou Valmir Benavides. Cirino teve um final de semana de completo domínio, foi o mais rápido dos treinos de sexta-feira, conquistou a pole position e venceu de ponta a ponta hoje. A segunda etapa da Fórmula Truck acontece no dia 7 de Abril em Londrina.

TRUCK: 1° ETAPA - TARUMÃ - FINAL
1.Wellington Cirino, Mercedes-Benz - 1:00.5300
2.Geraldo Piquet, Mercedes-Benz - +0786s
3.Paulo Salustiano, Mercedes-Benz - +1s096
4.Régis Boessio, Mercedes-Benz - +2s613
5.Valmir Benavides, Iveco - +4s345
6.Leandro Totti, MAN - +5s243
7.João Marcos Maistro, Volvo - +7s091
8.Alberto Cattucci, Volvo - +7s883
9.Diogo Pachenki, Volvo - +12s490
10.Ronaldo Kastropil, Scania - +13s557
11.Djalma Fogaça, Ford - +14s425
12.André Marques, MAN - +14s754
13.Débora Rodrigues, MAN - +19s353
14.Jansen Bueno, Volvo - +21s089
15.Edu Piano, Ford - +27s582
16.Luiz Lopes, Iveco - +5 voltas
17.Roberval Andrade, Scania - +6 voltas
**Não terminaram a prova**
..Danilo Dirani, Ford
..Adalberto Jardim, MAN
..Felipe Giaffone, MAN
..Leandro Reis, Scania
..Beto Monteiro, Iveco
------------------------------------------------//Fórmula Truck 2013

NASCAR NATIONWIDE

Sam Hornish Jr. vence em Las Vegas.
por Luis Fernando Soares de Almeida

De maneira dominante, Sam Hornish Jr. venceu na tarde desse sábado (08/03) as 300 Milhas de Las Vegas, a terceira etapa da Nationwide da Nascar. Foi a segunda vitória de Hornish na Nationwide, e sua primeira desde 12 de Novembro de 2011 quando venceu em Phoenix. Foi a primeira vitória da equipe Penske em Las Vegas. Kyle Busch cruzou a linha de chegada na segunda posição há 1.1 segundo de Hornish Jr., Brian Vickers veio em 3°, Trevor Bayne em 4° e Elliott Sadler completou o top 5. Hornish liderou 114 das 200 voltas da corrida e agora lidera o campeonato por 19 pontos. Justin Allgaier que chegou em 15° esta na segunda colocação do campeonato. Nelsinho Piquet fez mais uma corrida regular e terminou entre os 15 primeiros colocados terminando na 13° posição tendo largado em 11°.

NATIONWIDE: LAS VEGAS - RESULTADO FINAL
1.(#12) Sam Hornish Jr., Ford - 200 voltas
2.(#54) Kyle Busch, Toyota - 200 voltas
3.(#20) Brian Vickers, Toyota - 200 voltas
4.(#6) Trevor Bayne, Ford - 200 voltas
5.(#11) Elliott Sadler, Toyota - 200 voltas
6.(#3) Austin Dillon, Chevrolet - 200 voltas
7.(#7) Regan Smith, Chevrolet - 200 voltas
8.(#99) Alex Bowman, Toyota - 200 voltas
9.(#2) Brian Scott, Chevrolet - 200 voltas
10.(#60) Travis Pastrana, Ford - 200 voltas
11.(#33) Ty Dillon, Chevrolet - 200 voltas
12.(#5) Brad Sweet, Chevrolet - 200 voltas
13.(#30) Nelsinho Piquet, Chevrolet - 200 voltas
14.(#88) Dale Earnhardt Jr., Chevrolet - 200 voltas
15.(#31) Justin Allgaier, Chevrolet - 199 voltas
16.(#43) Reed Sorenson, Ford - 198 voltas
17.(#19) Mike Bliss, Toyota - 198 voltas
18.(#51) Ryan Sieg, Chevrolet - 198 voltas
19.(#70) Johanna Long, Chevrolet - 198 voltas
20.(#8) Scott Lagasse Jr., Chevrolet - 198 voltas
21.(#24) Blake Koch, Toyota - 198 voltas
22.(#55) Jamie Dick, Chevrolet - 197 voltas
23.(#92) Dexter Stacey, Ford - 197 voltas
24.(#44) Hal Martin, Toyota - 197 voltas
25.(#40) Josh Wise, Chevrolet - 195 voltas
26.(#79) Jeffrey Earnhardt, Ford - 195 voltas
27.(#87) Joe Nemechek, Toyota - 194 voltas
28.(#15) Juan Carlos Blum, Ford - 193 voltas
29.(#23) Robert Richardson Jr., Chevrolet - 192 voltas
30.(#77) Parker Kligerman, Toyota - 189 voltas
31.(#4) Daryl Harr, Chevrolet - 189 voltas
32.(#32) Kyle Larson, Chevrolet - 182 voltas (acidente)
33.(#52) Joey Gase, Chevrolet - 181 voltas (acidente)
34.(#01) Mike Wallace, Chevrolet - 167 voltas
35.(#00) Jason White, Toyota - 156 voltas
36.(#74) Kevin Lepage, Chevrolet - 153 voltas (motor)
37.(#22) Brad Keselowski, Ford - 144 voltas
38.(#10) Jeff Green, Toyota - 16 voltas (vibração)
39.(#42) Chase Miller, Chevrolet - 5 voltas (vibração)
40.(#14) Eric McClure, Toyota - 2 voltas (bomba de óleo)
---------------------------------------------------------//Nascar Nationwide 2013

sábado, 9 de março de 2013

FÓRMULA TRUCK

Nesse final de semana tem inicio mais uma temporada da Fórmula Truck.
por Luis Fernando Soares de Almeida

O paranaense Wellington Cirino com seu caminhão da Mercedes-Benz dominou a sexta-feira de treinos livres para a prova de abertura que acontece nesse domingo em Tarumã. Cirino foi o mais rápido no treino da manhã com um tempo de 1:21.282 e na tarde repetiu a façanha com uma volta de 1:21.269. Confira abaixo os tempos dos dois treinos livres de sexta (08/03).

TARUMÃ: 1° TREINO LIVRE - RESULTADOS 
1.(#6) Wellington Cirino, Mercedes-Benz - 1:21.282
2.(#88) Beto Monteiro, Iveco - 1:21.732
3.(#3) Geraldo Piquet, Mercedes-Benz - 1:21.902
4.(#2) Valmir Benavides, Iveco - 1:22.375
5.(#83) Regis Boessio, Mercedes-Benz - 1:22.475
6.(#55) Paulo Salustiano, Mercedes-Benz - 1:22.580
7.(#22) David Muffato, Scania - 1:22.730
8.(#4) Felipe Giaffone, MAN - 1:23.093
9.(#11) Jansen Bueno, Volvo - 1:23.239
10.(#72) Djalma Fogaça, Ford - 1:23.364
11.(#80) Diogo Pachenki, Mercedes-Benz - 1:23.597
12.(#8) Adalberto Jardim, MAN - 1:23.905
13.(#0) Alberto Catucci, Volvo - 1:24.503
14.(#10) Ronaldo Kastropil, Scania - 1:24.858
15.(#77) André Marques, MAN - 1:25.059
16.(#7) Débora Rodrigues, MAN - 1:25.428
17.(#99) Luiz Lopes, Iveco - 1:26.796
18.(#12) Zé Maria Reis, Scania - 1:29.240
19.(#14) João Maistro, Volvo - 1:33.784
20.(#51) Leandro Reis, Scania - 10:12.409

TARUMÃ: 2° TREINO LIVRE - RESULTADOS
1.(#6) Wellington Cirino, Mercedes-Benz - 1:21.269
2.(#88) Beto Monteiro, Iveco - +.466
3.(#83) Regis Boessio, Mercedes-Benz - +.516
4.(#72) Djalma Fogaça, Ford - +1.021
5.(#55) Paulo Salustiano, Mercedes-Benz - +1.317
6.(#3) Geraldo Piquet, Mercedes-Benz - +1.388
7.(#2) Valmir Benavides, Iveco - +1.460
8.(#80) Diogo Packenki, Mercedes-Benz - +1.482
9.(#11) Jansen Bueno, Volvo - +1.817
10.(#0) Alberto Catucci, Volvo - +2.310
11.(#10) Ronaldo Kastropil, Scania - +2.479
12.(#4) Felipe Giaffone, MAN - +2.279
13.(#77) André Marques, MAN - +2.973
14.(#99) Luiz Lopes, Mercedes-Benz - +3.506
15.(#7) Débora Rodrigues, MAN - +5.099
16.(#14) João Maistro, Volvo - +6.297
17.(#12) Zé Maria Reis, Scania - +7.963
18.(#73) Leandro Totti, MAN - +8.191
19.(#51) Leandro Reis, Scania - +11.475
----------------------------------------------------//Fórmula Truck 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013

NASCAR SPRINT CUP

Carl Edwards termina com o tabu de 70 corridas sem vitória.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Carl "Cambalhota" Edwards terminou o seu longo exílio do lugar mais alto do pódio na Nascar vencendo a corrida de domingo em Phoenix. A corrida em Phoenix sempre é muito travado e monótona com muitas bandeiras amarelas. Nas duas últimas voltas entretanto a corrida pegou fogo.  Carl Edwards na relargada manteve a liderança, Denny Hamlin mergulhou por dentro e ultrapassou Jimmie Johnson. JJ não se deu por vencido e cruzou lado a lado com Hamlin e acabou na segunda posição. A última vitória de Edwards aconteceu em Março de 2011 em Las Vegas. O campeão Brad Keselowski chegou na 4° posição e Dale Earnhardt Jr. completou o top 5. Sensação em Daytona a queridinha da América, Danica Patrick não teve sorte nesse domingo, largou apenas na 40° posição e sofreu um forte acidente quando o seu pneu dianteiro do lado direito estourou o seu carro atingiu o muro e quando voltou para o meio da pista foi atingido por David Ragan, nenhum piloto se feriu no acidente. A Sprint Cup continua na semana que vem com a etapa de Las Vegas.

NASCAR SC: 2° ETAPA - PHOENIX - FINAL
1.(99) CARL EDWARDS, FORD - 316 VOLTAS
2.(48) JIMMIE JOHNSON, CHEVROLET - 316 VOLTAS
3.(11) DENNY HAMLIN, TOYOTA - 316 VOLTAS
4.(2) BRAD KESELOWSKI, FORD - 316 VOLTAS
5.(88) DALE EARNHARDT JR., CHEVROLET - 316 VOLTAS
6.(15) CLINT BOWYER, TOYOTA - 316 VOLTAS
7.(20) MATT KENSETH, TOYOTA - 316 VOLTAS
8.(14) TONY STEWART, CHEVROLET - 316 VOLTAS
9.(24) JEFF GORDON, CHEVROLET - 316 VOLTAS
10.(31) JEFF BURTON, CHEVROLET - 316 VOLTAS
11.(51) AJ ALLMENDINGER, CHEVROLET - 316 VOLTAS
12.(42) JUAN PABLO MONTOYA, CHEVROLET - 316 VOLTAS
13.(29) KEVIN HARVICK, CHEVROLET - 316 VOLTAS
14.(13) CASEY MEARS, FORD - 316 VOLTAS
15.(43) ARIC ALMIROLA, FORD - 316 VOLTAS
16.(17) RICKY STENHOUSE JR., FORD - 316 VOLTAS
17.(16) GREG BIFFLE, FORD - 316 VOLTAS
18.(9) MARCOS AMBROSE, FORD - 316 VOLTAS
19.(5) KASEY KAHNE, CHEVROLET - 316 VOLTAS
20.(27) PAUL MENARD, CHEVROLET - 316 VOLTAS
21.(55) MARK MARTIN, TOYOTA - 316 VOLTAS
22.(1) JAMIE MCMURRAY, CHEVROLET - 316 VOLTAS
23.(18) KYLE BUSCH, TOYOTA - 316 VOLTAS
24.(47) BOBBY LABONTE, TOYOTA - 315 VOLTAS
25.(83) DAVID REUTIMANN, TOYOTA - 315 VOLTAS
26.(22) JOEY LOGANO, FORD - 315 VOLTAS
27.(78) KURT BUSCH, CHEVROLET - 315 VOLTAS
28.(36) J.J. YELEY, CHEVROLET - 315 VOLTAS
29.(93) TRAVIS KVAPIL, TOYOTA - 313 VOLTAS
30.(30) DAVID STREMME, TOYOTA - 313 VOLTAS
31.(87) JOE NEMECHEK, TOYOTA - 311 VOLTAS
32.(33) LANDON CASSILL, CHEVROLET - 309 VOLTAS
33.(7) DAVE BLANEY, CHEVROLET - 306 VOLTAS
34.(32) KEN SCHRADER, FORD - 300 VOLTAS (ACIDENTE)
35.(35) JOSH WISE, FORD - 295 VOLTAS
36.(56) MARTIN TRUEX JR., TOYOTA - 284 VOLTAS
37.(38) DAVID GILLILAND, FORD - 237 VOLTAS (ACIDENTE)
38.(34) DAVID RAGAN, FORD - 186 VOLTAS (ACIDENTE)
39.(10) DANICA PATRICK, CHEVROLET - 184 VOLTAS (ACIDENTE)
40.(39) RYAN NEWMAN, CHEVROLET - 137 VOLTAS (ACIDENTE)
41.(95) SCOTT SPEED, FORD - 88 VOLTAS (FREIOS)
42.(19) MIKE BLISS, TOYOTA - 34 VOLTAS (FREIOS)
43.(44) SCOTT RIGGS, FORD - 19 VOLTAS (ACIDENTE)
------------------------------------------------------------------//Nascar Sprint Cup 2013 

domingo, 3 de março de 2013

V8 SUPERCARS

Craig Lowndes faz história na V8 Australiana com a sua vitória.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Nesse final de semana tivemos a abertura de mais uma temporada da empolgante V8 Australiana. Na corrida de sábado Craig Lowndes entrou para o livro dos recordes igualando a marca de 90 vitórias de Mark Skaife na categoria. Lowndes venceu com Will Davison em 2° e o campeão do ano passado Jamie Whincup fechando o pódio. Na segunda corrida do final de semana no domingo (03/03) Shane van Gisbergen largou na pole position e venceu de ponta a ponta. Jamie Whincup chegou em 2° e Craig Lowndes completou o pódio da segunda corrida. Com a vitória na primeira corrida e o terceiro lugar na segunda Lowndes sai do final de semana de abertura da temporada como o líder na tabela de classificação. A segunda etapa da V8 acontece daqui duas semanas como suporte da abertura da temporada da Fórmula 1 em Melbourne.

V8 SUPERCARS: 1° ETAPA - ADELAIDE - 1° CORRIDA
1.(#888) Craig Lowndes, Holden - 78 voltas
2.(#6) Will Davison, Ford - 78 voltas
3.(#1) Jamie Whincup, Holden - 78 voltas
4.(#34) Alexandre Premat, Holden - 78 voltas
5.(#22) James Courtney, Holden - 78 voltas
6.(#33) Scott McLaughlin, Holden - 78 voltas
7.(#2) Garth Tander, Holden - 78 voltas
8.(#19) Jonathon Webb, Holden - 78 voltas
9.(#18) Alex Davison, Ford - 78 voltas
10.(#66) Russell Ingall, Holden - 78 voltas
11.(#15) Rick Kelly, Nissan - 78 voltas
12.(#3) Tony D'Alberto, Holden - 78 voltas
13.(#80) Scott Pye, Holden - 78 voltas
14.(#360) James Moffat, Nissan - 77 voltas
15.(#47) Tim Slade, Mercedes-Benz - 77 voltas
16.(#21) David Wall, Holden - 77 voltas
17.(#4) Lee Holdsworth, Mercedes-Benz - 77 voltas
18.(#17) Tim Blanchard, Ford - 76 voltas
19.(#14) Fabian Coulthard, Holden - 75 voltas
20.(#55) David Reynolds, Ford - 72 voltas
21.(#88) Dean Fiore, Holden - 71 voltas
22.(#8) Jason Bright, Holden - 67 voltas
23.(#36) Michael Caruso, Nissan - 64 voltas
24.(#9) Maro Engel, Mercedes-Benz - 59 voltas
**Não terminaram a corrida**
25.(#97) Shane van Gisbergen, Holden - 62 voltas (acidente)
26.(#12) Jonny Reid, Ford - 53 voltas
27.(#7) Todd Kelly, Nissan - 16 voltas
28.(#5) Mark Winterbottom, Ford - 11 voltas

V8 SUPERCARS: 1° ETAPA - ADELAIDE - 2° CORRIDA
1.(#97) Shane van Gisbergen, Holden - 78 voltas
2.(#1) Jamie Whincup, Holden - 78 voltas
3.(#888) Craig Lowndes, Holden - 78 voltas
4.(#66) Russell Ingall, Holden - 78 voltas
5.(#5) Mark Winterbottom, Ford - 78 voltas
6.(#6) Will Davison, Ford - 78 voltas
7.(#22) James Courtney, Holden - 78 voltas
8.(#3) Tony D'Alberto, Holden - 78 voltas
9.(#33) Scott McLaughlin, Holden - 78 voltas
10.(#19) Jonathon Webb, Holden - 78 voltas
11.(#80) Scott Pye, Holden - 78 voltas
12.(#88) Dean Fiore, Holden - 78 voltas
13.(#360) James Moffat, Nissan - 78 voltas
14.(#15) Rick Kelly, Nissan - 78 voltas
15.(#17) Tim Blanchard, Ford - 77 voltas
16.(#21) David Wall, Holden - 77 voltas
17.(#4) Lee Holdsworth, Mercedes-Benz - 77 voltas
**Não terminaram a corrida**
18.(#8) Jason Bright, Holden - 68 voltas
19.(#2) Garth Tander, Holden - 68 voltas
20.(#7) Todd Kelly, Nissan - 68 voltas
21.(#18) Alex Davison, Ford - 63 voltas
22.(#12) Jonny Reid, Ford - 52 voltas
23.(#47) Tim Slade, Mercedes-Benz - 32 voltas
24.(#36) Michael Caruso, Nissan - 27 voltas
25.(#9) Maro Engel, Mercedes-Benz - 17 voltas
26.(#14) Fabian Coulthard, Holden - 7 voltas
27.(#55) David Reynolds, Ford - 6 voltas
28.(#34) Alexandre Premat, Holden - 3 voltas
---------------------------------------------------------//V8 Supercars 2013

STOCK CAR

Grande vitória de Cacá Bueno na abertura da Stock Car em Interlagos.
por Luis Fernando Soares de Almeida, fotos de Fernanda Freixosa

Quem compareceu em Interlagos nesse domingo pela manhã acompanhou uma corrida com um dos finais mais espetaculares de todos os tempos da categoria. Átila Abreu (Mobil Super Pionner Racing) apostou numa estratégia arrojada que funcionou perfeitamente até a última volta da corrida quando o piloto percebeu que teria que tirar o pé do acelerado para conseguir cruzar a linha de chegada com combústivel. Átila adiou a sua entrada nos boxes e liderou a maior parte da corrida, mas na última volta ficou sem combústivel e acabou na 12° colocação. Na largada o pole position Júlio Campos (Prat-Donaduzzi) manteve a liderança, Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) fez uma largada excelente e pulou da 4° para a segunda colocação. Cacá Bueno (Red Bull Racing) que não fez uma boa largada caindo da 2° para a 4° colocação, fez uma excelente parada nos boxes logo na primeira volta, com isso ele voltou na 6° posição mas todos que estava a sua frente teriam que obrigatóriamente fazer uma parada. O líder Júlio Campos não teve a mesma sorte apóas a sua primeira parada ele voltou na 12° colocação no meio de carros bem rápidos. Átila que ficou na pista voltou da sua primeira parada na frente de Cacá Bueno na liderança. Com pneus traseiros novos Átila conseguiu até abrir vantagem inicialmente. Nos cinco minutos finais da corrida ficou claro que Abreu tinha problemas de consumo e começou a ficar bem mais lento do que Cacá Bueno e Valdeno Brito (Shell Racing) que vinham atrás dele. Na penúltima volta aconteceu uma batalha épica entre os três pilotos. Primeiro Valdeno Brito fez uma manobra arrojada e ultrapassou Cacá Bueno no antes do 'S' do Senna. Como Átila estava bem mais lento Valdeno tentou ultrapassá-lo por fora, Cacá se aprveitou e ultrapassou os dois de uma sé vez, Valdeno ainda tentou pressionar mas Cacã Bueno resistiu ao ataque e conquistou mais uma vitória na sua brilhante carreira na Stock Car. Ricardo Maurício completou o primeiro pódio do ano chegando na terceira posição.

STOCK CAR: 1° ETAPA - INTERLAGOS - FINAL
1.CACÁ BUENO, CHEVROLET - 25 voltas (43:21.489)
2.Valdeno Brito, Peugeot - +0.763s
3.Ricardo Maurício, Chevrolet - +7.906s
4.Daniel Serra, Chevrolet - +11.861s
5.Tuka Rocha, Chevrolet - +15.462s
6.Max Wilson, Chevrolet - +15.639s
7.Allam Khodair, Chevrolet - +22.250s
8.Luciano Burti, Peugeot - +22.367s
9.Fábio Fogaça, Chevrolet - +23.868s
10.Rafa Matos, Chevrolet - +26.834s
11.Galid Osman, Chevrolet - +28.370s
12.Átila Abreu, Chevrolet - +28.591s
13.Marcos Gomes, Chevrolet - +30.464s
14.Ricardo Sperafico, Chevrolet - +31.167s
15.Lico Kaesemodel, Peugeot - +31.184s
16.Diego Nunes, Peugeot - +35.926s
17.Wellington Justino, Chevrolet - +40.571s
18.Vítor Genz, Peugeot - +51.813s
19.Thiago Camilo, Chevrolet - +55.023s
20.Duda Pamplona, Chevrolet - +55.783s
21.Popó Bueno, Peugeot - +56.161s
22.Rodrigo Pimenta, Peugeot - +1:01.899
23.Ricardo Zonta, Chevrolet - +1:21.911
24.Nonô Figueiredo, Chevrolet - +1:22.460
25.Rubens Barrichello, Chevrolet - +1:30.068
26.Denis Navarro, Peugeot - +1 volta
27.Beto Cavaleiro, Peugeot - +1 volta
28.Sérgio Jimenez, Peugeot - +2 voltas
29.Alceu Feldman, Chevrolet - +2 voltas
30.Julio Campos, Peugeot - +9 voltas
31.Patrick Gonçalves, Peugeot - +10 voltas
32.David Muffato, Chevrolet - +17 voltas
33.Felipe Lapenna, Peugeot - +21 voltas
34.Rodrigo Sperafico, Chevrolet - +25 voltas
----------------------------------------------------------------//Stock Car Brasil 2013

GRAND-AM ROLEX SPORTS CARS

Grande vitória da Red Dragon no Circuito das Américas.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Desde o final de 2011 a equipe Red Dragon não conseguia uma vitória na GRAND-AM Rolex Sports Car Series. Nesse sábado pela segunda etapa da Rolex no Circuito das Américas o Corvette protótipo No.99 da dupla Jon Fogarty e Alex Gurney conquistou a sua primeira vitória da temporada. Gurney foi um dos primeiros pilotos á fazer o seu pit stop final uns 20 minutos antes da última bandeira amarela que aconteceu na corrida, isso fez com que Alex Gurney ficasse na segunda colocação. Brendon Hartley liderava a corrida no seu Ford/Riley quando o seu carro tocou num competidor da categoria GT e saiu da pista. Gurney assumiu a liderança e resistiu ao assédio do 2° colocado, Ryan Dalziel e Alex Popow (#2, Starworks), completando o pódio veio o BMW/Riley da equipe Chip Ganassi da dupla Scott Pruett e Memo Rojas. Na corrida de sábado três brasileiros participaram, Christian Fittipaldi chegou na 5° colocação na categoria principal de protótipos com o seu Corvette DP. Antonio Pizzonia com um Ford/Riley chegou na 7° posição também na categoria DP. O brasileiro mais experiente Osvaldo Negri Jr. não teve sorte na corrida, o protótipo Ford/Riley da equipe Michael Shank deu apenas 49 voltas na corrida e teve que abandonar com problemas.

Na categoria GT, Bill Auberlein veio da 12° posição para uma vitória espetacular pela equipe Turner Motorsports (BMW M3). Ele e seu companheiro de equipe Paul Dalla Lana conquistaram uma marcante vitória também na categoria Continental se tornando os primeiros na história da categoria a vencer nas duas categorias no mesmo dia. Auberlein fez uma ultrapassagem sobre Andy Lally quando faltavam 7 minutos para terminar a corrida. O carro que cruzou a linha de chegada em primeiro, foi a Ferrari 458 da Scuderia Corse de Alessandro Pier Guidi, mas ele foi penalizado com 1 volta e mais 90 segundos por não ter evitado um acidente com o Porsche GT3 de Lally. Com isso Lally e John Potter terminaram em 2° e o No.59 Brumos Racing Porsche GT3 de Andrew Davis e Leh Keen fecharam o pódio da categoria GT.  Na categoria GX o Porsche Cayman do trio Jim Norman, Jeff Mosing e Spencer Pumpelly liderou as 12 voltas da corrida e cruzou em primeiro. A próxima etapa da Rolex acontecesse no dia 06 de Abril em Birmingham, Alabama no Barber Motorsports Park.

GRAND-AM: 2° Etapa - Circuit of Americas-Final
1.(#99) Fogarty/Gurney, Corvette - 71 voltas (DP)
2.(#2) Dalziel/Popow, Ford/Riley - 71 voltas (DP)
3.(#01) Pruett/Rojas, BMW/Riley - 71 voltas (DP)
4.(#3) Potolicchio/Sarrazin, Corvette - 71 voltas (DP)
5.(#5) Fittipaldi/Frisselle, Corvette - 71 voltas (DP)
6.(#76) Jonsson/Krohn, Ford/Lola - 71 voltas (DP)
7.(#6) Pizzonia/Yacaman, Ford/Riley - 71 voltas (DP)
8.(#42) Cameron/Nonnamaker, BMW/Riley - 71 voltas (DP)
9.(#77) Bennett/Braun, Ford/Dallara - 71 voltas (DP)
10.(#10) Angelelli/Taylor, Corvette - 71 voltas (DP)
11.(#90) Taylor/Westbrook, Corvette - 70 voltas (DP)
12.(#27) Anassis/ Massari, Ford/Riley - 70 voltas (DP)
13.(#94) Auberlein/Dalla Lana, BMW M3 - 67 voltas (GT)
14.(#44) Lally/Potter, Porsche GT3 - 67 voltas (GT)
15.(#59) Davis/Keel, Porsche GT3 - 67 voltas (GT)
16.(#73) Lindsey/Long, Porsche GT3 - 67 voltas (GT)
17.(#69) Assentato/Lazzaro, Ferrari 458 - 67 voltas (GT)
18.(#72) Skeen/Vess, Porsche GT3 - 67 voltas (GT)
19.(#03) Hedlund/van Overbeek, Ferrari 458 - 67 voltas (GT)
20.(#93) Marsal/Schaldach, BMW M3 - 67 voltas (GT)
21.(#18) Marcelli/von Moltke, Porsche GT3 - 67 voltas (GT)
22.(#61) Papis/Segal, Ferrari 458 - 67 voltas (GT)
23.(#63) Balzan/Pier Guidi, Ferrari 458 - 67 voltas (GT)
24.(#71) Cole/Hart/McCutchen, Porsche GT3 - 66 voltas (GT)
25.(#31) Curran/Said, Corvette - 65 voltas (GT)
26.(#19) Costabal/Salazar, Porsche GT3 - 65 voltas (GT)
27.(#8) Hartley/Mayer, Ford/Riley - 63 voltas (DP)
28.(#57) Aschenbach/Edwards/Liddell, Camaro GT.R - 63 voltas (GT)
29.(#9) Barbosa/Frisselle, Corvette - 62 voltas (DP)
30.(#38) Mosing/Norman/Pumpelly, Porsche Cayman - 62 voltas (GX)
31.(#52) Baas/Bell, Audi R8 - 60 voltas (GT)
32.(#70) Long/Tremblay, Mazda 6 - 58 voltas (GX)
33.(#43) Nonnamaker J./Nonnamaker W./Sahlen, BMW/Riley - 52 voltas (DP)
34.(#60) Negri Jr./Pew, Ford/Riley - 49 voltas (DP)
35.(#00) Miller/Nunez, Mazda6 - 39 voltas (GX).
------------------------------------------------------------------------//Rolex Series 2013

Nascar Nationwide Series 2013

Kyle Busch vence em Phoenix, a 2° etapa da Nationwide.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Nada poderia manter Kyle Busch longe do primeiro lugar no pódio, nem mesmo uma penalidade por excesso de velocidade no pitlane e nem mesmo algumas bandeiras amarelas que deixaram Busch no pelotão de trás. Busch que sempre foi o favorito, conquistou a pole position no sábado de manhã e liderou a corrida no seu inicio, mas na volta No.44 ele entrou nos boxes para uma parada e cometeu uma penalidade, passando do limite de velocidade permitida, isso fez com que Kyle Busch caísse para a 22° posição. Na volta No.89 ele recuperou a primeira posição quando ultrapassou seu companheiro de equipe Matt Kenseth. Ele perdeu a liderança durante um pitstop na volta No.152, Brad Keselowski permaneceu na pista e assumiu a liderança. Na 164° volta Busch voltou a liderança e permaneceu até a linha de chegada, foi a 52° vitória do piloto na Nationwide. Brad Keselowski cruzou em 2°, Justin Allgaier na 3° na sequência vieram Trevor Bayne e Elliott Sadler completando o Top 5. Sam Hornish Jr. terminou na 7° colocação e agora divide a liderança com Allgaier. Jimmie Johnson que raramente participa de uma corrida da Nationwide particiou dessa prova em Phoenix e terminou na 12° posição. Nelsinho Piquet que largou na 23° colocação conseguiu fazer uma corrida regular e terminou na 15° posição.

NATIONWIDE: 2° ETAPA - PHOENIX - FINAL
1.(#54) KYLE BUSCH, TOYOTA - 200 voltas
2.(#22) Brad Keselowski, Ford - 200 voltas
3.(#31) Justin Allgaier, Chevrolet - 200 voltas
4.(#6) Trevor Bayne, Ford - 200 voltas
5.(#11) Elliott Sadler, Toyota - 200 voltas
6.(#3) Austin Dillon, Chevrolet - 200 voltas
7.(#12) Sam Hornish Jr., Ford - 200 voltas
8.(#18) Matt Kenseth, Toyota - 200 voltas
9.(#43) Aric Almirola, Ford - 200 voltas
10.(#2) Brian Scott, Chevrolet - 200 voltas
11.(#7) Regan Smith, Chevrolet - 200 voltas
12.(#5) Jimmie Johnson, Chevrolet - 200 voltas
13.(#32) Kyle Larson, Chevrolet - 200 voltas
14.(#19) Mike Bliss, Toyota - 200 voltas
15.(#30) Nelsinho Piquet, Chevrolet - 200 voltas
16.(#24) Blake Koch, Toyota - 200 voltas
17.(#20) Brian Vickers, Toyota - 199 voltas
18.(#40) Reed Sorenson, Chevrolet - 198 voltas
19.(#77) Parker Kligerman, Toyota - 198 voltas
20.(#79) Jeffrey Earnhardt, Ford - 198 voltas
21.(#51) Ryan Sieg, Chevrolet - 198 voltas
22.(#00) Jason White, Toyota - 197 voltas
23.(#44) Hal Martin, Toyota - 197 voltas
24.(#92) Dexter Stacey, Ford - 195 voltas
25.(#23) Harrison Rhodes, Ford - 194 voltas
26.(#15) Juan Carlos Blum, Ford - 193 voltas
27.(#74) Mike Harmon, Chevrolet - 192 voltas
28.(#60) Travis Pastrana, Ford - 189 voltas
29.(#14) Eric McClure, Toyota - 187 voltas **motor**
30.(#52) Joey Gase, Chevrolet - 150 voltas **transmissão**
31.(#99) Alex Bowman, Toyota - 142 voltas
32.(#01) Mike Wallace, Chevrolet - 139 voltas
33.(#33) Kevin Harvick, Chevrolet - 101 voltas **acidente**
34.(#4) Daryl Harr, Chevrolet - 95 voltas **motor**
35.(#55) Jamie Dick, Chevrolet - 59 voltas **acidente**
36.(#87) Joe Nemechek, Toyota - 50 voltas **acidente**
37.(#10) Jeff Green, Toyota - 17 voltas **handling**
38.(#42) Jason White, Chevrolet - 10 voltas **freios**
39.(#46) Chase Miller, Chevrolet - 8 voltas **vibração**
40.(#70) Johanna Long, Chevrolet - 2 voltas **acidente**
---------------------------------------------------------//Nascar Nationwide 2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

STOCK CAR BRASIL

Nesse final de semana tem ínicio a 35° temporada da Stock Car.
por Luis Fernando Soares de Almeida, foto de Fernanda Freixosa

Nesse final de semana começa a 35° temporada da Stock Car. As novidades para esse ano é a participação de alguns pilotos novatos e veteranos como Rubens Barrichello, Rafa Matos e Fabio Fogaça que participarão da temporada completa. Os novatos Beto Cavaleiro, Felipe Lapenna e Vítor Genz terão pela primeira vez o contato com os potentes motores V8 de 520 HP nesse final de semana na abertura do campeonato em Interlagos.
Felipe Lapenna e Beto Cavaleiro correrão pela também novata equipe Hanier Racing. Lapenna possui passagem apenas pela Copa Montana, já Cavaleiro já participou da Stock Jr., Mini Challenge e Montana. Vítor Genz é o atual campeão da MINI Challenge, o jovem piloto gaúcho correrá pela equipe Gramacho Competições. Três pilotos voltam a disputar a categoria após um período de ausência como Rodrigo Pimenta, Wellington Justino e Sergio Jimenez. Outra novidade interessante é que o Sport TV anuncia a transmissão ao vivo de todos os treinos classificatórios que acontecem nas tardes de sábados, além de 10 corridas no domingo ao vivo e duas em VT na íntegra. Confira o calendário da temporada na coluna ao lado.
----------------------------------------------------------//Stock Car Brasil 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

NASCAR SPRINT CUP

Jimmie Johnson vence as 500 Milhas de Daytona.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Jimmie Johnson saiu vencedor da etapa de abertura da Sprint Cup, num final de tirar o fôlego. A corrida vinha num banho-maria, mas na parte final como é de praxe a corrida foi emocionante. Danica Patrick entrou na última volta na 3° colocação mas foi 'atropelada' por cinco pilotos e acabou na 8° colocação, mesmo assim essa foi a melhor colocação para uma mulher na história das 500 Milhas de Daytona. Dale Earnhardt Jr., deu uma arrancada fantástica e pulou da 6° para a 2° colocação num sprint espetacular. Foi a segunda vitória de JJ nas 500 milhas de Daytona, a sua primeira vitória no Super Speedway aconteceu em 2006. Dale Earnhardt Jr. chegou em segundo seguido de Mark Martin, Brad Keselowski e Ryan Newman que completaram o Top 5. Keselowski se recuperou de dois acidentes na corrida e brigou pela vitória nas últimas seis voltas quando chegou a liderar a corrida. 
Matt Kenseth foi o que mais liderou a corrida, foram 86 voltas na liderança mas aparentemente teve que abandonar a corrida por um problema no câmbio ou motor. Vários favoritos á vitória sairam cedo da corrida devido há um acidente que tirou nove carros da prova. O acidente foi causado por um toque de Kyle Busch na traseira do carro de Kasey Kahne que rodou na pista. Kevin Harvick e Tony Stewart foram envolvidos nesse acidente e tiveram que abandonar a corrida.
Outro acidente envolvendo vários carros aconteceu na volta No.137, o campeão das 500 Milhas de Daytona em 2011 Trevor Bayne, Carl Edwards, Ricky Stenhouse Jr., David Gilliland e David Ragan tiveram severos danos em seus carros e abandonaram a prova. Essa etapa mostrou a estréia dos carros de 6° geração da Nascar, com ênfase nas marcas que facilmente eram identificáveis pelo público, Ford Fusion, Chevrolet SS e Toyota Camry.  A segunda etapa da temporada acontece no próximo domingo em Phoenix.

SPRINT CUP - DAYTONA 500 - FINAL
1.(#48) JIMMIE JOHNSON, CHEVROLET - 200 VOLTAS
2.(#88) DALE EARNHARDT JR., CHEVROLET - 200 VOLTAS
3.(#55) MARK MARTIN, TOYOTA - 200 VOLTAS
4.(#2) BRAD KESELOWSKI, FORD - 200 VOLTAS
5.(#39) RYAN NEWMAN, CHEVROLET - 200 VOLTAS
6.(#16) GREG BIFFLE, FORD - 200 VOLTAS
7.(#51) REGAN SMITH, CHEVROLET - 200 VOLTAS
8.(#10) DANICA PATRICK, CHEVROLET - 200 VOLTAS
9.(#98) MICHAEL McDOWELL, FORD - 200 VOLTAS
10.(#36) J.J. YELEY, CHEVROLET - 200 VOLTAS
11.(#15) CLINT BOWYER, TOYOTA - 200 VOLTAS
12.(#17) RICKY STENHOUSE JR., FORD - 200 VOLTAS
13.(#43) ARIC ALMIROLA, FORD - 200 VOLTAS
14.(#11) DENNY HAMLIN, TOYOTA - 200 VOLTAS
15.(#47) BOBBY LABONTE, TOYOTA - 200 VOLTAS
16.(#83) DAVID REUTIMANN, TOYOTA - 200 VOLTAS
17.(#7) DAVE BLANEY, CHEVROLET - 200 VOLTAS
18.(#9) MARCOS AMBROSE, FORD - 200 VOLTAS
19.(#22) JOEY LOGANO, FORD - 200 VOLTAS
20.(#24) JEFF GORDON, CHEVROLET - 200 VOLTAS
21.(#27) PAUL MENARD, CHEVROLET - 200 VOLTAS
22.(#26) MICHAEL WALTRIP, TOYOTA - 200 VOLTAS
23.(#95) SCOTT SPEED, FORD - 200 VOLTAS
24.(#56) MARTIN TRUEX JR., TOYOTA - 200 VOLTAS
25.(#93) TRAVIS KVAPIL, TOYOTA - 199 VOLTAS
26.(#32) TRAVIS LABONTE, FORD - 199 VOLTAS
27.(#21) TREVOR BAYNE, FORD - 198 VOLTAS
28.(#78) KURT BUSCH, CHEVROLET - 195 VOLTAS
29.(#13) CASEY MEARS, FORD - 181 VOLTAS
30.(#31) JEFF BURTON, CHEVROLET - 176 VOLTAS
31.(#33) AUSTIN DILLON, CHEVROLET - 175 VOLTAS
32.(#1) JAMIE McMURRAY, CHEVROLET - 161 VOLTAS
33.(#99) CARL EDWARDS, FORD - 159 VOLTAS
34.(#18) KYLE BUSCH, TOYOTA - 151 VOLTAS
35.(#34) DAVID RAGAN, FORD - 150 VOLTAS
36.(#5) KASEY KAHNE, CHEVROLET - 150 VOLTAS
37.(#20) MATT KENSETH, TOYOTA - 149 VOLTAS
38.(#38) DAVID GILLILAND, FORD - 144 VOLTAS
39.(#42) JUAN PABLO MONTOYA, CHEVROLET - 144 VOLTAS
40.(#35) JOSH WISE, FORD - 137 VOLTAS
41.(#14) TONY STEWART, CHEVROLET - 118 VOLTAS
42.(#29) KEVIN HARVICK, CHEVROLET - 47 VOLTAS
43.(#87) JOE NEMECHEK, TOYOTA - 42 VOLTAS
------------------------------------------------------------//Nascar Sprint Cup 2013

NASCAR NATIONWIDE SERIES

Tony Stewart vence na trágica corrida de Daytona pela abertura da Nationwide.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Tony Stewart venceu no sábado as 300 Milhas de Daytona, prova de abertura da Nationwide da Nascar, mas a sua vitória ficou em segundo plano quando na última volta o carro de Kyle Larson ficou destruido após levantar voo e se chocar contra o alambrado de proteção do oval. Pedaços do carro de Larson atingiram as arquibancadas, no total 28 pessoas ficaram feridas, sendo que 14 dessas foram encaminhadas para o hospital mais próximo. Um adulto e uma criança estão em situação crítica, o adulto sofreu um traumatismo crâniano. Os nomes das vítimas não foram revelados. O acidente da última volta não foi o único que aconteceu na corrida. Na volta No. 116 um grande acidente envolvendo 13 carros aconteceu após o contato do Mustang de Michael Annett com o Camaro de Austin Dillon, esse acidente parou a corrida por vários minutos. Michael Annett se chocou violentamente contra o muro de proteção e foi levado para o Centro Médico de Halifax onde foi detectadas lesões em seu tórax, o piloto permanece no Hospital para ser observado. Sam Hornish Jr. cruzou a linha de chegada em 2° com o novato Alex Bowman cruzando na 3° colocação. O brasileiro Nelson Piquet Jr. fez a sua estréia na Nationwide (temporada completa) terminando na 11° colocação á frente de Brad Keselowski que ficou em 12°. Nelsinho faturou na corrida de ontem com a 11° posição 57.338 dólares. Hoje acontece a prova inaugural da Sprint Cup em Daytona, mas a prova pode sofrer um atraso ou até mesmo o adiamento por causa dos danos causados na grade de proteção onde o carro de Larson atingiu. Confira abaixo o resultado final da prova.

 
DAYTONA 300 - RESULTADO FINAL
1.(#10) TONY STEWART, CHEVROLET - 120 voltas ($109.220)
2.(#2) SAM HORNISH JR., FORD - 120 VOLTAS ($99.378)
3.(#8) ALEX BOWMAN, TOYOTA - 120 VOLTAS ($85.603)
4.(#13) DALE EARNHARDT JR., CHEVROLET - 120 VOLTAS ($68.635)
5.(#3) PARKER KLIGERMAN, TOYOTA - 120 VOLTAS ($69.838)
6.(#29) BRIAN SCOTT, CHEVROLET - 120 VOLTAS ($64.013)
7.(#14) JUSTIN ALLGAIER, CHEVROLET - 120 VOLTAS ($61.713)
8.(#28) ERIC McCLURE, TOYOTA - 120 VOLTAS ($60.638)
9.(#30) ROBERT RICHARDSON JR., CHEVROLET - 120 VOLTAS ($59.388)
10.(#4) TRAVIS PASTRANA, FORD - 120 VOLTAS ($59.713)
11.(#17) NELSINHO PIQUET, CHEVROLET - 120 VOLTAS ($57.338)
12.(#11) BRAD KESELOWSKI, FORD - 120 VOLTAS ($50.495)
13.(#21) KYLE LARSON, CHEVROLET - 120 VOLTAS ($56.488)
14.(#15) REGAN SMITH, CHEVROLET - 120 VOLTAS ($51.995)
15.(#6) ELLIOTT SADLER, TOYOTA - 120 VOLTAS ($57.538)
16.(#9) MATT KENSETH, TOYOTA - 120 VOLTAS ($51.095)
17.(#27) MIKE HARMON, DODGE - 120 VOLTAS ($55.413)
18.(#33) JOE NEMECHEK, TOYOTA - 120 VOLTAS ($55.188)
19.(#20) BRIAN VICKERS, TOYOTA - 118 VOLTAS ($48.595)
20.(#19) KASEY KAHNE, CHEVROLET - 118 VOLTAS ($49.145)
21.(#5) AUSTIN DILLON, CHEVROLET - 117 VOLTAS ($54.813)
22.(#31) JEFFREY EARNHARDT, FORD - 116 VOLTAS ($55.088) ** ACIDENTE
23.(#26) MIKE BLISS, TOYOTA - 116 VOLTAS ($54.513) **ACIDENTE
24.(#35) JASON WHITE, TOYOTA - 116 VOLTAS ($54.388) **ACIDENTE
25.(#38) DANNY EFLAND, CHEVROLET - 116 VOLTAS ($54.713) **ACIDENTE
26.(#22) MICHAEL ANNETT, FORD - 115 VOLTAS ($54.113) **ACIDENTE
27.(#25) JOHANNA LONG, CHEVROLET - 115 VOLTAS ($54.013) **ACIDENTE
28.(#32) HAL MARTIN, TOYOTA - 115 VOLTAS ($53.913) **ACIDENTE
29.(#18) JAMIE DICK, CHEVROLET - 115 VOLTAS ($47.345) **ACIDENTE
30.(#39) REED SORENSON, CHEVROLET - 102 VOLTAS ($53.988) **MOTOR
31.(#1) TREVOR BAYNE, FORD - 101 VOLTAS ($57.413) **ABANDONO
32.(#7) KYLE BUSCH, TOYOTA - 100 VOLTAS ($46.970) **MOTOR
33.(#37) JEREMY CLEMENTS, CHEVROLET - 88 VOLTAS ($53.388) **ÓLEO
34.(#23) MIKE WALLACE, CHEVROLET - 87 VOLTAS ($53.338) **ABANDONO
35.(#40) KURT BUSCH, CHEVROLET - 65 VOLTAS ($46.702) **ACIDENTE
36.(#12) DANICA PATRICK, CHEVROLET - 31 VOLTAS ($42.185) **MOTOR
37.(#36) JUAN CARLOS BLUM, FORD - 30 VOLTAS ($42.120) **ACIDENTE
38.(#34) BLAKE KOCH, TOYOTA - 14 VOLTAS ($42.059) **ABANDONO
39.(#24) SCOTT LAGASSE JR., CHEVROLET - 7 VOLTAS ($40.960) **ACIDENTE
40.(#16) JEFF GREEN, TOYOTA - 4 VOLTAS ($40.910) **VIBRAÇÃO
--ESTATÍSTICAS DA CORRIDA
MÉDIA DE VELOCIDADE DO VENCEDOR: 139.951 mph
TEMPO DE CORRIDA: 2 horas, 8 minutos e 37 segundos.
BANDEIRAS AMARELAS: 7 (26 voltas)
MUDANÇAS DE LÍDERES: 34 entre 20 pilotos.
MAIOR N° DE VOLTAS NA LIDERANÇA: REGAN SMITH (23 voltas)


-----------------------------------------------------------------------//Nascar Nationwide 2013