segunda-feira, 11 de março de 2013

FÓRMULA 1

O que esperar para a temporada desse ano - Parte 1.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A 63° temporada da principal categoria do automobilismo mundial tem inicio no próximo domingo (17/03) com a abertura do campeonato na Australia. No papel muito pouca coisa mudou de 2012 para 2013. As especificações dos motores permanecem inalteradas, na realidade os motores estão 'congelados' desde 2007. Essa será a última temporada dos valiosos motores V8 aspirados, no ano que vem os motores turbo voltam a categoria, o regulamento para os chassis são praticamente idênticos ao do ano passado. Desde 2009 não temos mudanças significativas nas especificações da aerodinâmica e chassis. As equipes poderiam simplesmente utilizarem os carros do ano passado que ninguem notaria grandes diferenças, mas a F-1 exige outra postura. Para esse ano os ganhos serão bem menores já que esta praticamente tudo igual ao ano passado, e com os tempos cada vez mais próximos na pista entre as equipes de ponta, o menor ganho em performance pode ser a diferença entre subir no pódio ou ficar longe dele.
A maior mudança novamente fica por conta dos Pneus. O fabricante ainda é a mesma, a Pirelli tráz para essa temporada compostos mais macios ainda do que os do ano passado. O pneu duro para essa temporada é equivalente ao pneu médio do ano passado. O desenho do pneu também mudou, embora isso não seja muito evidente para o espectador em geral. As paredes laterais dos pneus estão mais suaves com as junções mais fortes. O efeito imediato dessas mudanças nos pneus, seria uma degradação térmica mais acentuada e com isso a janela para a troca dos pneus deve ser alongada, essa é a idéia da fabricante. As novas estruturas aumentam a aderência do carro ao asfalto permitindo um maior contato da superficie do pneu com a pista o que aumenta o desempenho do carro, especialmente a tração dos carros nas saídas de curvas. O peso dos pneus aumentou ligeiramente também, mas não o suficiente para atrapalhar o desempenho do carro. Os carros com isso ficaram cerca de 2 quilos mais pesados. As equipes afirmaram que a diferença de desempenho entres os diferentes compostos dos pneus pode chegar a 0.5 segundos por volta o que é bem maior do que acontecia no ano passado onde as diferenças eram mínimas. Isso tudo foi feito para conseguir em teoria ultrapassagens mais frequentes durante as corridas.
Devido as restrições nos testes da pré-temporada, as equipes não tiveram contato com os novos pneus antes do 4° dia de testes em Jerez na Espanha. Além disso as condições em Jerez para esse ano não estavam ideais, pelo asfalto extremamente abrasivo da pista. Segundo algumas equipes foi o asfalto mais abrasivo que eles visitaram nos últimos 14 meses. Na prática e na realidade as equipes chegam meio que no 'escuro' para a primeira etapa no próximo final de semana em Melbourne. O desenho das suspensões foi uma área onde os engenheiros mais trabalharam para aumentar a habilidade do carro em trabalhar com os novos pneus, a maioria das equipes redesenharam as suspensões dianteiras e traseiras dos seus carros. A suspenão traseira da maioria dos carros saiu do zero, os layouts foram alterados não somente para melhorar a interação com os pneus mas também para aumentar o fluxo de ar ao redor da traseira dos carros. Outra área que é um desafio eterno para os engenheiros da fórmula 1 é o direcionamento dos gases do motor através dos escapamentos. Com a proibição dos difusores duplos no ínicio de 2011, as equipes vem explorando o fluxo de gases do escapamento para aumentar o 'downforce' dos carros. No ínicio do ano passado a ventilação sem aceleração (off-throttle) nos escapamentos também foi proibido pela FIA, mesmo assim o escapamento é um item importante num carro de fórmula 1 que fornece uma quantidade significativa de downforce nos carros.
A maioria das equipes tem seguido o design dos escapamentos da McLaren, mas a Lotus e a Red Bull tem perseguido um layout alternativo que apresentam túneis abaixo das saídas dos escapamentos. Uma das mudanças no regulamento para esse ano que, a eliminação do degrau no nariz frontal do carro deixou os carros mais atraentes. Intitulado de "Vanity Panel" (Painel da Vaidade), é uma lâmina removível que é colocado exatamente no degrau do nariz. Embora a maioria das equipes optaram por utilizar o painel. as equipes Sauber e Red Bull utilizarão um painel parcial mantendo a ventilação no nariz dos carros. Lotus e Caterham deicidiram eliminar o painel por completo. E por fim, uma mudança menos aparente mas mais significativa fica por conta da asa traseira do carro e do sistema DRS (Sistema de Redução do Arrasto). No ano passado os pilotos eram liberados para utilizar o sistema DRS em qualquer local da pista durante os treinos livres e no treino classificatório, mas limitados em zonas específicas de ultrapassagens durante as corridas. Para 2013, o uso do sistema de DRS tera zonas de utilização também nos treinos, além das corridas. e isso vai modificar bastante a estratégia de uma corrida. A temporada 2013 será certamente decidida nos detalhes. Com a diminuição no número de equipes para 11, serão 22 carros alinhados no Grid de largada, nos treinos de classificação serão eliminados apenas 6 pilotos e não mais 7 como no ano passado durante o Q1 e Q2.
-----------------------------------------------------------------//Fórmula 1 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário