
RACING MAGIC BLOG: 20 de Maio de 2009
O Grande Prêmio de Mônaco de 1984 mostrou ao mundo o surgimento de um piloto brasileiro que faria história na Fórmula 1, Ayrton Senna. Senna era novato na F-1 e corria por uma equipe pequena, a Toleman, que não estava acostumada a bons resultados. Senna já mostrou seu talento colocando o seu Toleman-Hart na 13° posição no grid de largada. O seu companheiro de equipe, o piloto venezuelano Johnny Cecotto largou apenas na 18° posição.
Senna fez uma corrida espetacular fazendo ultrapassagens virtualmente impossíveis no travado circuito de rua de Mônaco, e era apenas a sua primeira corrida de rua na Fórmula 1. Alain Prost com a sua McLaren-TAG liderava a corrida, quando foi travado pelo retardatário Corrado Fabi na saída do tunel com sua Brabham-BMW. O inglês Nigel Mansell (Lotus-Renault) conseguiu assumir a ponta do GP exatamente nesse momento, mais tarde Mansell cometeu um erro e acabou batendo, danificando o seu carro e sendo obrigado a abandonar a prova. Prost assumiu novamente a liderança, mas dessa vez em seu encalço vinha um novato que deixava todo mundo de queixo caído em Mônaco.
Debaixo de muita chuva Senna mostrava toda a sua habilidade e se aproximava rapidamente da McLaren de Alain Prost. Na 31° volta Senna estava colado na traseira da McLaren de Prost. Jack Ickx ex-piloto de F-1 aposentado e então dirigente da F-1 decidiu que a chuva não dava mais condições de continuidade e parou a corrida. Senna com sua Toleman-Hart ultrapassou Alain Prost na linha de chegada quando abriam a 32° volta, mas pelo regulamento valia a contagem até a volta 31 apenas. Foi uma decisão contestada por muitos dirigentes de equipes na época e principalmente pelo novato sensação Ayrton Senna, que começava a escrever ali uma das histórias mais espetaculares na Fórmula 1 e do GP de Mônaco.
---------------------------------------------------------------------------
Senna fez uma corrida espetacular fazendo ultrapassagens virtualmente impossíveis no travado circuito de rua de Mônaco, e era apenas a sua primeira corrida de rua na Fórmula 1. Alain Prost com a sua McLaren-TAG liderava a corrida, quando foi travado pelo retardatário Corrado Fabi na saída do tunel com sua Brabham-BMW. O inglês Nigel Mansell (Lotus-Renault) conseguiu assumir a ponta do GP exatamente nesse momento, mais tarde Mansell cometeu um erro e acabou batendo, danificando o seu carro e sendo obrigado a abandonar a prova. Prost assumiu novamente a liderança, mas dessa vez em seu encalço vinha um novato que deixava todo mundo de queixo caído em Mônaco.
Debaixo de muita chuva Senna mostrava toda a sua habilidade e se aproximava rapidamente da McLaren de Alain Prost. Na 31° volta Senna estava colado na traseira da McLaren de Prost. Jack Ickx ex-piloto de F-1 aposentado e então dirigente da F-1 decidiu que a chuva não dava mais condições de continuidade e parou a corrida. Senna com sua Toleman-Hart ultrapassou Alain Prost na linha de chegada quando abriam a 32° volta, mas pelo regulamento valia a contagem até a volta 31 apenas. Foi uma decisão contestada por muitos dirigentes de equipes na época e principalmente pelo novato sensação Ayrton Senna, que começava a escrever ali uma das histórias mais espetaculares na Fórmula 1 e do GP de Mônaco.
---------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário