domingo, 24 de maio de 2009

INDY: Hélio Castroneves entra pra história de Indianapolis.

por Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC BLOG: 24 de Maio de 2009

Hélio Castroneves teve um dia histórico em Indianapolis, logo na primeira curva após a largada da Indy 500 com Castroneves na liderança tivemos a primeira bandeira amarela da corrida. O brasileiro Mario Moraes e o americano Marco Andretti se tocaram e bateram no muro provocando o primeiro acidente da prova. A relargada aconteceu na volta n° 6, Helinho manteve a ponta mas na volta seguinte foi ultrapassado por Dario Franchitti da Gannassi Racing. Na 21° volta nova bandeira amarela, dessa vez um acidente isolado com Ryan Hunter-Reay, foram 7 voltas sob bandeira amarela, na 28° volta a relargada com Franchitti liderando, Helinho em segundo, Ryan Briscoe em terceiro e Tony Kanaan em quarto.
Briscoe passou por Helinho e na 53° volta assumiu a liderança da prova ultrapassando Dario Franchitti. Graham Rahal causou a terceira bandeira amarela da corrida batendo sozinho no muro na curva 1. Danica Patrick que largou na 10° posição durante essa bandeira amarela aparecia na 7° posição, fazendo uma corrida sólida. Na relargada (volta 63) estranhamente Briscoe perdeu potência e teve que ir para mais uma parada nos pits. Na volta 75 Dario Franchitti liderava com Scott Dixon em segundo, Tony Kanaan em terceiro, Raphael Matos em quarto e Danica Patrick na quinta posição. Mais uma bandeira amarela na volta 83 envolvendo o carro de Davey Hamilton na curva 4. Na 90° aconteceu a relargada e Dixon passa por Franchitti assumindo pela primeira vez a ponta da prova. Tony Kanaan que vinha em terceiro na volta 98 sofreu um acidente forte na curva três batendo de frente, felizmente o piloto não sofreu nada.
A corrida foi reiniciada somente na volta 109, com Dixon liderando e Franchitti em segundo. Will Power aparecia surpreendentemente em terceiro, uma excelente performance do piloto americano. Uma bandeira amarela na volta 132 virou a corrida de ponta cabeça. Todo mundo foi para mais uma parada nos boxes na volta 134, Hélio Castroneves se deu bem passando Power no pit. Vitor Meira levou o seu primeiro susto na corrida, o carro dele pegou fogo após o reabastecimento, o piloto chegou a sair do carro mas voltou para a corrida. Na relargada (volta 145) Helinho passou brilhantemente por Dixon assumindo novamente a liderança da prova. Franchitti se deu muito mal na sua parada pois ficou preso por causa do incêndio no carro de Vitor Meira, ele perdeu 8 posições nessa parada.
Na volta 150 Helinho liderava, com Scott Dixon, Will Power, Dan Wheldon, Bell, Paul Tracy e Ed Carpenter nas pimeiras 7 posições. Danica Patrick começou a ter um ótimo desempenho e passou Ed Carpenter assumindo a sexta posição. Na volta 161 mais uma bandeira amarela, envolvendo o carro de Justin Wilson na curva 1. Todo mundo novamente foi para mais uma parada, possivelmente a úlitma da corrida. Saindo do pit tinhamos Helinho na liderança, Ryan Briscoe em segundo, Dan Wheldon em terceiro e Danica Patrick na quarta posição. Na volta 174 aconteceu o acidente mais grave da prova infelizmente envolvendo os brasileiros Raphael Matos e Vitor Meira. Vitor estava na frente, os dois na parte de cima da curva 1, Raphael Matos aparentemente sentiu que Vitor Meira desceria na curva e fez o mesmo movimento, só que Vitor nao desceu, as rodas dos carros se tocaram e Vitor Meira colidiu violentamente de frente com o muro e depois o carro levantou e o assoalho ficou colado na grade de proteção e por vários metros até a desaceleração o carro ficou nessa posição. Matos saiu com dores no joelho esquerdo, Vitor Meira estava conciente mas foi levado de ambulância para o Hospital, porque reclamava de muitas dores na região inferior das costas. A relargada aconteceu na volta 183, Helinho largou muito bem e se distanciou de Dan Wheldon e Danica Patrick. Helinho manteve uma distância segura de Wheldon e Patrick por 17 voltas e cruzou a linha de chegada em primeiro, vencendo pela terceira vez uma das provas mais importantes e tradicionais do automobilismo mundial.
===========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário