quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

por Luis Fernando Soares de Almeida
RACING MAGIC: 03 de Fevereiro de 2010

Fórmula 1
Virgin lança o seu carro, o VR-01

O VR-01 é o primeiro de uma nova ''raça'' de carros projetados digitalmente por completo usando o programa CFD (Computational Fluid Dynamics). Por completo significa não somente o design do carro, engloba tambem a sua construção completa e o mais revolucionário, o carro é testado completamente dentro do programa. Isso significa numa redução enorme dos custos, já que não são utilizados modelos em escala pesada e os milionários túneis de vento, ou seja na prática o carro é testado inteiramente dentro do computador e vai para a pista quando estiver pronto somente. Uma nova filosofia para uma nova era na Fórmula 1, se o carro for bem sucedido pode simplesmente revolucionar a montagem dos carros da F-1 para sempre.
O teste real para o carro ser na semana que vem em Jerez na Espanha onde poderemos ver em ação pela primeira vez o filhote de computador do cérebro de Nick Wirth, que ganhou reputação internacional por ser o pioneiro a utilizar somente o CFD para o desenvolvimento completo do carro. Por causa disso tudo a estréia do carro da Virgin Racing é o mais comentado e aguardado no circulo da F-1. Um carro que surgiu de uma tela branca de computador totalmente digital. Só para se ter uma idéia, a maioria dos times da F-1 utilizam o CFD no processo de design do carro, mas após o projeto pronto eles montam modelos em escalas um pouquinho menores do que os carros reais e testam exaustivamente nos caríssimos túneis de vento.
O VR-01 é um produto de 6 meses de pura utilização do CFD que envolveu milhares de soluções em seu design geradas a partir de dados no próprio programa CFD. Em teoria esse carro já foi para a pista por várias horas de uma maneira virtual, sim isso mesmo, o carro ja foi extremamente testado digitalmente em simuladores com tecnologia em tempo real. Quando Timo Glock e Lucas di Grassi estiverem testando o carro em Jerez na semana que vem, o VR-01 deve se comportar similarmente como os carros que ambos dirigiram no simulador, impressionante mesmo.
Um novo marco no esporte tem data marcada para a próxima semana quando no circuito de Jerez na Espanha, o VR-01 estará pela primeira vez na pista e o mundo da F-1 estará de olho nele.
--------------------------------//xx fórmula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário