domingo, 13 de junho de 2010

24 HORAS DE LE MANS
Uma vitória soberba da Audi e um fiasco enorme da Peugeot.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 13 de Junho de 2010.


CATEGORA 'LMP1'

A fabrica francesa Peugeot já dava como certa as 4 primeiras posições na categoria de protótipos P1, já que o super carro da Peugeot, o 908 HDi-FAP movido a diesel se mostrou muito mais rápido do que todos os concorrentes. Mas a lição dura que fica para a Peugeot é que numa prova de longa duração como as 24 Horas de Le Mans é mais importante a durabilidade e a consistência dos carros do que propriamente a velocidade e potência dos motores. Na largada os 4 carros da Peugeot mantiveram a liderança tranquilamente, um único Audi R15 TDI pressionou um pouco na disputa pela 4° posição mas foi por muito pouco tempo. Antes das 2 horas de prova o primeiro carro da Peugeot que estourou o seu motor foi o carro n° 1 da equipe Team Peugeot Total, dirigido naquele momento pelo piloto Marc Gene. O segundo carro da mesma equipe o n° 2 dirigido por Franc Montagny foi o segundo a abandonar por quebra de motor.
Mais tarde Pedro Lamy da equipe Peugeot Sport Total (carro n° 3) também teve o seu motor quebrado para desespero dos diretores da Peugeot. O último carro da Peugeot a ter o seu motor quebrado foi o da equipe Team Oreca Matmut, quando o carro era conduzido pelo veterano piloto francês Olivier Panis. A Audi herdou as primeiras posições e de lá não mais saiu. Os 3 carros R15 TDI chegaram nas 3 primeiras posições, com Timo Bernhard (Mike Rockenfeller e Romain Dumas) vencendo a corrida com o carro n° 9 depois de 397 voltas no circuito de La Sarthe. Em 2° veio o Audi R15 TDI da equipe Audi Sport Team Joest dirigido por Benoit Treluyer e em 3° Dindo Capello também do Audi Sport Team Joest. Na 4° posição ficou um Oreca 01-AIM da equipe AIM Team Oreca Matmut, carro conduzido por Andy Meyrick, 28 voltas atrás do primeiro colocado. Dos 18 carros que começaram a corrida dentro da categoria 'P1' apenas 6 completaram a corrida, os outros 12 abandonaram por quebra de motores ou outros problemas. O veterano ex-piloto de F-1 Nigel Mansell, sofreu um acidente forte com o seu Ginetta-Zytek 09S logo no inicio da prova e foi levado de ambulância para o hospital, como Mansell estava com muitas dores nas pernas foi levado, mas o piloto passa bem e nada sofreu.

---------------------------------------------------
24Hrs de Le Mans - LMP1-Resultado Final
---------------------------------------------------
1.(9) Audi Sport North America, Audi R15 TDI, Timo Bernhard - 397 voltas
2.(8) Audi Sport Team Joest, Audi R15 TDI, Benoit Treluyer - +1 volta
3.(7) Audi Sport Team Joest, Audi R15 TDI, Dindo Capello - +3 voltas
4.(6) AIM Team Oreca Matmut, Oreca 01-AIM, Andy Meyrick - +28 voltas
5.(007) Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, Stefan Mücke - +32 voltas
6.(11) Drayson Racing, Lola Judd Coupe, Paul Drayson - +144 voltas
----Não terminaram a corrida por abandono----
7.(1) Team Peugeot Total, 908 HDi-FAP, Marc Gene (motor)
8.(2) Team Peugeot Total, 908 HDi-FAP, Franck Montagny (motor)
9.(3) Peugeot Sport Total, 908 HDi-FAP, Pedro Lamy (motor)
10.(4) Team Oreca Matmut, 908HDi-FAP, Olivier Panis (motor)
11.(5) Beechdean Mansell, Ginetta-Zytek 09S, Nigel Mansell (acidente)
12.(12) Rebellion Racing, Lola Coupe, Nicolas Prost
13.(13) Rebellion Racing, Lola Coupe, Andrea Belicchi
14.(14) Kolles, Audi R10 TDI, Christo Bouchut
15.(15) Kolles, Audi R10 TDI, Christjan Albers
16.(19) Michael Lewis/Autocon, Lola AER, Michael Lewis
17.(008) Signature Plus, Lola Aston Martin, Pierre Ragues
18.(009) Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, Juan Barazi

---------------------------------------

CATEGORA 'LMP2'

Na categoria 'P2' a equipe Strakka Racing não teve adversários, foi um verdadeiro massacre, Danny Watts (Nick Leventis e Jonny Kane) cruzou a linha de chegada com o seu HPD ARX.01 6 voltas na frente do 2° colocado, o Judd Pescarolo de Jan Charouz da equipe OAK Racing. A equipe (RML) do brasileiro Thomas Erdos acabou na 3° posição conquistando um lugar no pódio. Erdos foi o segundo piloto a conduzir o Lola HPD Coupe e manteve sempre a equipe entre os 3 primeiros.
---------------------------------------------------
24Hrs de Le Mans - LMP2-Resultado Final
---------------------------------------------------
1.(42) Strakka Racing, HPD ARX.01, Danny Watts - +30 voltas
2.(35) OAK Racing, Pescarolo-Judd, Jan Charouz - +36 voltas
3.(25) RML, Lola HPD Coupe, Mike Newton - +39 voltas
4.(24) OAK Racing, Pescarolo-Judd, Jacuqes Nicolet - +56 voltas
5.(41) Team Bruichladdich, Ginetta-Zytek 09S, Karim Ojjeh - +2'12.700
6.(28) Race Performance AG, Radical SR9-Judd, Pierre Bruneau - +1'31.736
7.(40) Quifel-ASM Team, Ginetta-Zytek 09S, Olivier Pla - +79 voltas
8.(37) Gerard Welter, WR Zytek, Philippe Salini - +89 voltas
9.(26) Highcroft Racing, HPD ARX.01, Mario Franchitti - +101 voltas
10.(39) KSM, Lola Judd, Hideki Noda - +106 voltas
11.(29) Racing Box Srl, Lola Judd Coupe, Luca Pirri - abandono
12.(38) Pegasus Racing, Nomma Judd, Julian Schell - abdnono

-----------------------------------------

CATEGORIA 'LMGT1'

Na menos disputada categoria das 24 Horas de Le Mans, a GT1 com apenas 8 carros inscritos o reinado dos Corvettes C6.R terminaram. A vitória do Saleen S7R foi uma surpresa superando o Corvette da favorita Luc Alphand Aventures, o trio de pilotos que conduziu a máquina vencedora foi: Roland Berville, Julien Canal e Gabriele Gardel. Apenas 3 carros terminaram a corrida com 5 abandonos.
-----------------------------------------------------
24Hrs de Le Mans - LMGT1-Resultado Final
-----------------------------------------------------
1.(50) Larbre Competition, Saleen S7R, Gabriele Gardel - +66 voltas
2.(72) Luc Alphand Aventures, Corvette C6.R, Jerome Policand - +2'24.241
3.(52) Young Driver AMR, Aston Martin DBR9, C. Nygaard - +86 voltas
----Não terminaram a prova por abandono----
4.(60) Matech Competition, Ford GT Matech, Thomas Mutsch
5.(61) Matech Competition, Ford GT Matech, N. Gachnang
6.(69) JLOC, Lamborghini Murcielago, Atsushi Yogo
7.(70) Marc VDS Racing, Ford GT Matech, B. Leinders
8.(73) Luc Alphand Aventures, Corvette C6.R, Julien Jousse

---------------------------------------

CATEGORIA 'LMGT2'

Na categoria GT2, uma das mais populares tivemos também muitas quebras e abandonos, 50% dos carros inscritos abandonaram a corrida. Uma das equipes favoritas a Risi Competizione, onde o brasileiro Jaime Mello dirige uma das Ferraris F430 GT abandonou a corrida com os seus 2 carros apresentando problemas e deixando a prova. A Porsche acabou vencendo com o carro n° 77 da equipe Felbermayr Proton, Marc Lieb (Richard Lietz e Wolf Henzler) foi o último piloto a dirigir o poderoso e durável Porsche 997 GT3RSR. No ano que vem teremos apenas uma única categoria GT por contenção de gastos. Confira abaixo como ficou a classificação final da GT2.

-----------------------------------------------------
24Hrs de Le Mans - LMGT2-Resultado Final
-----------------------------------------------------
1.(77) Team Felbermayr Proton, Porsche 997 GT3RSR, Marc Lieb - +59 voltas
2.(89) Hankook Team Farnbacher, Ferrari F430 GT, Leh Keen - +61 voltas
3.(97) BMS Scuderia Italia SPA, Porsche 997 GT3RSR, R. Westbrook - +70 voltas
4.(95) AF Corse SRL, Ferrari F430 GT, Giancarlo Fisichella - +74 voltas
5.(76) IMSA Performance Matmut, Porsche 997 GT3RSR, Raymond Narac - +76 voltas
6.(78) BMW Motorsport, BMW M3, Augusto Farfus, +77 voltas
7.(75) Prospeed Competition, Porsche 997 GT3RSR, Louis Machiels - +80 voltas
8.(88) Team Felbermayr Proton, Porshce 997 GT3RSR, H. Felbermayr - +93 voltas
9.(85) Spyker Quadron, Spyker C8 Laviolette, Peter Dumbreck - +117 voltas
---Não terminaram a prova por abandono----
10.(63) Corvette Racing, Corvette C6ZR1, J. O'Connell
11.(64) Corvette Racing, Corvette C6ZR1, Oliver Gavin
12.(79) BMW Motorsport, BMW M3, Andy Priaulx
13.(80) Flying Lizard Motorsports, Porsche 997 GT3RSR, Seth Neiman
14.(81) Jaguar RSR, Jaguar XKRGT2, Marc Goossens
15.(82) Risi Competizione, Ferrari F430GT, Pierre Kaffer
16.(83) Risi Competizione, Ferrari F430GT, Tracy Krohn
17.(92) JMW Motorsport, Aston Martin Vantage, Robert Bell
18.(96) AF Corse SRL, Ferrari F430GT, C. Perez

-----------------------------//24 Hrs. de Le Mans 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário