domingo, 20 de junho de 2010

NASCAR SPRINT CUP
Jimmie Johnson vence a primeira corrida de sua carreira num circuito misto da Nascar em Sonoma.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 20 de Junho de 2010


Na largada Jimmie Johnson mostrou que queria espantar a má fase e somente a vitória lhe interessava na corrida, ainda mais em se tratando de um circuito misto, tipo de pista que até então o tetra-campeão da Nascar jamais havia vencido. JJ tomou a liderança do pole Kasey Kahne, que acabou caindo para a 7° posição na 7° volta, uma média de uma posição por volta. A primeira bandeira amarela veio na 11° volta, Kevin Harvick, A.J. Allmendinger e outros pilotos se envolveram num acidente trazendo o safety-car para a pista. Na volta 143 aconteceu a relargada com Jimmie Johnson mantendo a liderança e o australiano Marcos Ambrose, bi-campeão da V8 Supercars Championship Series pulou para a 2° posição passando por Kurt Busch. Jimmie Johnson continuou se distanciando de todos os concorrentes abrindo 4.2 segundos do segundo colocado, Marcos Ambrose. Entre as voltas 27 e 32 começaram as primeiras paradas nos boxes sobre bandeira verde. O líder Jimmie Johnson somente na volta n° 35 entrou para a sua primeira para para troca de pneus e abastecimento, a liderança ficou com Tony Stewart com Carl Edwards em segundo e Matt Kenseth na terceira posição.
Mattias Ekström, o bi-campeão da DTM que fazia a sua primeira corrida pela Nascar assumiu a liderança quando Tony Stewart entrou para a sua primeira parada nos boxes na volta 37. Os dois carros mais rápidos da pista logo alcançaram Ekström e ultrapassaram, Jimmie Johnson e Marcos Ambrose. A segunda bandeira amarela da corrida veio na volta n° 58 quando Dave Blaney perdeu o controle do seu carro e ficou na pista obrigando a entrada do safety car. Os líderes entraram nos pits e Boris Said que ficou na pista assumiu a liderança da corrida, o 5° líder da prova. Depois da relargada na volta n° 62 Marcos Ambrose começou a render muito bem com o seu carro e assumiu pela primeira vez a liderança da corrida ultrapassando Boris Said e Tony Stewart. Jimmie Johnson estava em 4°. Não demorou mais do que 3 voltas para uma nova bandeira amarela, dessa vez Brad Keselowski que vinha sendo muito agressivo acabou derrapando na curva 10, mas antes se chocou na barreira de proteção destruindo a frente do seu carro e deixando líquido na pista. Na volta n° 85 a corrida apresentava várias disputas pra lá de duras, varios contatos aconteciam e num desses Montoya jogou Joey Logano para fora da pista causando a 5° bandeira amarela da corrida. Na relargada o então líder Boris Said errou na primeira curva e Marcos Ambrose se aproveitou e assumiu novamente a liderança da corrida. Nessa altura um pra lá de agressivo Robby Gordon apareceu na 3° posição dando toquinhos em todos que tentavam passar por ele. Brad Keselowski que voltou para a corrida, tocou em Mattias Ekström jogando o sueco para fora da pista, welcome to the Nascar Mr. Ekström. Na volta 103 aconteceu a última bandeira amarela da corrida. Com Marcos Ambrose liderando sob bandeira amarela, o australiano que buscava a sua primeira vitória na Nascar cometeu um erro idiota que custou-lhe a vitória. Tentando não se sabe por qual motivo ainda, porque isso não era necessário, numa subida o piloto tentou economizar combustível e simplesmente desligou o motor do seu carro, na tentativa de religá-lo o carro não respondeu e ele foi ultrapassado por vários carros ficando na 7° posição para a relargada, uma estupidez sem igual nos últimos anos de Nascar. Jimmie Johnson agradeceu o 'presente' de Ambrose e liderou as 4 voltas restantes para vence pela primeira vez em sua carreira num circuito misto.

----------------------------------------------------------------
NASCAR SC: 2010 - Sonoma - 16° ETAPA - Resultado
----------------------------------------------------------------
1.(48) JIMMIE JOHNSON, Chevrolet - 110 voltas
2.(7) Robby Gordon, Toyota - 110 voltas
3.(29) Kevin Harvick, Chevrolet - 110 voltas
4.(9) Kasey Kahne, Ford - 110 voltas
5.(24) Jeff Gordon, Chevrolet - 110 voltas
6.(47) Marcos Ambrose, Toyota - 110 voltas
7.(16) Greg Biffle, Ford - 110 voltas
8.(26) Boris Said, Ford - 110 voltas
9.(14) Tony Stewart, Chevrolet - 110 voltas
10.(42) Juan Montoya, Chevrolet - 110 voltas
11.(88) Dale Earnhardt Jr., Chevrolet - 110 voltas
12.(09) Jan Magnussen, Chevrolet - 110 voltas
13.(43) A.J. Allmendinger, Ford - 110 voltas
14.(5) Mark Martin, Chevrolet - 110 voltas
15.(1) Jamie McMurray, Chevrolet - 110 voltas
16.(39) Ryan Newman, Chevrolet - 110 voltas
17.(19) Elliott Sadler, Ford - 110 voltas
18.(82) Scott Speed, Toyota - 110 voltas
19.(38) David Gilliland, Ford - 110 voltas
20.(00) David Reutimann, Toyota - 110 voltas
21.(83) Mattias Ekström, Toyota - 110 voltas
22.(98) Paul Menard, Ford - 110 voltas
23.(71) Bobby Labonte, Chevrolet - 110 voltas
24.(37) Travis Kvapil, Ford - 110 voltas
25.(6) David Ragan, Ford - 110 voltas
26.(46) J.J. Yeley, Dodge - 110 voltas
27.(31) Jeff Burton, Chevrolet - 110 voltas
28.(34) Kevin Conway, Ford - 110 voltas ** novato
29.(99) Carl Edwards, Ford - 110 voltas
30.(17) Matt Kenseth, Ford - 110 voltas
31.(33) Clint Bowyer, Chevrolet - 110 voltas
32.(2) Kurt Busch, Dodge - 110 voltas
33.(20) Joey Logano, Toyota - 108 voltas
34.(11) Denny Hamlin, Toyota - 103 voltas
35.(12) Brad Keselowski, Dodge - 102 voltas (acidente)
36.(77) Sam Hornish Jr., Dodge - 93 voltas
37.(66) Dave Blaney, Toyota - 86 (câmbio)
38.(78) Regan Smith, Chevrolet - 86 voltas
39.(18) Kyle Busch, Toyota - 76 voltas
40.(87) Joe Nemechek, Toyota - 68 voltas (p. elétricos)
41.(207) P.J. Jones, Toyota - 68 voltas (p.elétricos)
42.(56) Martin Truex Jr., Toyota - 66 voltas (acidente)
43.(13) Max Papis, Toyota - 65 voltas (acidente)


--------------------------------//NASCAR SPRINT CUP 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário