domingo, 13 de junho de 2010

FÓRMULA 1
Lewis Hamilton da McLaren vence no Canadá e é o novo líder do campeonato.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 13 de Junho de 2010.


A McLaren fez a dobradinha no ótimo Grande Prêmio do Canadá e Lewis Hamilton e Jenson Button passaram a brigar diretamente pelo título de pilotos. Antes do inicio da corrida o australiano Mark Webber foi punido com 5° posições por trocar a sua caixa de câmbio. Logo na segunda curva após a largada o brasileiro Felipe Massa da Ferrari se meteu entre a McLaren de Jenson Button e a Force India de Vitantonio Liuzzi. Massa acabou tocando na McLaren e depois foi tocado pela Force India de Liuzzi, os dois foram obrigados a entrar nos pits para trocar a frente dos carros danificados. Todos os pilotos que optaram por começar a corrida com pneus macios cedo perceberam que teriam problemas com o rápido desgaste dos pneus. Por isso logo Button, Hamilton e Alonso entraram nos pits para trocar pelo composto mais duro, isso somente com 7 voltas deixando os 2 carros da Red Bull na liderança, respectivamente Sebastian Vettel e Mark Webber. Na volta 13 e 14 as Red Bulls entraram para a primeira troca de pneus. Webber continuou com pneus macios, Vettel trocou para pneus duros. O plano de Mark Webber teria dado certo não fosse pelo intenso tráfego que o piloto enfrentou pela pista. Webber perdeu a liderança na volta 50 para Lewis Hamilton e seria ultrapassado por Fernando Alonso se não entrasse nos boxes quando o espanhol estava colado na traseira do seu carro. O detalhe é que Fernando Alonso estava na frente de Hamilton que aproveitou melhor a oportunidade e passou por Alonso numa manobra arrojada.

Na 56° volta Alonso acabou ''cedendo'' a pressão constante de Jenson Button e perdeu a 2° colocação, chegando em 3° e conquistando pontos importantes para a continuidade do campeonato. Hamilton agora lidera o campeonato com 109 pontos, o seu companheiro de equipe Jenson Button tem 3 a menos, com 106 e Mark Webber fica na 3° colocação com 103 pontos e Alonso em 4° com 94 pontos, um campeonato de pilotos disputadíssimo e emocionante. O super campeão Michael Schumacher sentiu na pele que o peso da idade já chegou, ele não teve um carro bom o final de semana inteiro, apesar de ter feito uma boa largada no final da corrida foi ultrapassado por Jaime Alguersuari da STR e na última volta foi atropelado literalmente por Adrian Sutil ficando na 11° posição. Nico Rosberg novamente chegou na frente de Schummy terminando a corrida num sólido 6° lugar. O brasileiro Felipe Massa teve um péssimo desempenho, se envolveu em confusão na largada e errou duas vezes quando estava para ultrapassar carros mais lentos, primeiro com Liuzzi da Force-India e depois com Schumacher, Massa chegou a bater na traseira do alemão, o acidente iria ser verificado após a corrida mas nenhuma punição foi definida. Robert Kubica da Renault chegou na 7° posição com Sebastien Buemi da STR em 8°, e as duas Force Indias na zona de pontuação, Liuzzi em 9° e Sutil em 10°.

--------------------------------------------------
F-1, 2010: GP DO CANADÁ - RESULTADO
--------------------------------------------------
1.(2) LEWIS HAMILTON, MCLAREN - 70 voltas
2.(1) JENSON BUTTON, MCLAREN - 70 voltas
3.(8) FERNANDO ALONSO, FERRARI - 70 voltas
4.(5) SEBASTIAN VETTEL, RBR - 70 voltas
5.(6) MARK WEBBER, RBR - 70 voltas
6.(4) NICO ROSBERG, MERCEDES GP - 70 voltas
7.(11) ROBERT KUBICA, RENAULT - 70 voltas
8.(16) SEBASTIEN BUEMI, STR - 69 voltas
9.(15) VITANTONIO LIUZZI, FORCE INDIA - 69 voltas
10.(14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA - 69 voltas
11.(3) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - 69 voltas
12.(17) JAIME ALGUERSUARI, STR - 69 voltas
13.(10) NICO HULKENBERG, WILLIAMS - 69 voltas
14.(9) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS - 69 voltas
15.(7) FELIPE MASSA, FERRARI - 69 voltas
16.(19) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS - 68 voltas
17.(12) VITALY PETROV, RENAULT - 68 voltas
18.(20) KARUN CHANDHOK, HRT - 66 voltas
19.(25) LUCAS DI GRASSI, VIRGIN - 65 voltas
-- NÃO TERMINARAM A PROVA --
(24) TIMO GLOCK, VIRGIN - 50 voltas (steering)
(18) JARNO TRULLI, LOTUS - 42 voltas (freios)
(22) PEDRO DE LA ROSA, BMW SAUBER - 30 voltas (motor)
(21) BRUNO SENNA, HRT - 13 voltas (câmbio)
(23) KAMUI KOBAYASHI, BMW SAUBER - 1 volta (acidente)

---------------------------//FÓRMULA 1 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário