domingo, 31 de julho de 2011

FÓRMULA 1
Jenson Button da McLaren vence em Hungaroring.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 31 de Julho.


Nem Sebastian Vettel, nem Fernando Alonso e muito menos Lewis Hamilton, quem brilhou na molhada e escorregadia pista do Circuito de Hungaroring na Hungria foi Jenson Button que conseguiu a sua 2° vitória da temporada com uma pilotagem segura e muito técnica.
Vettel largou na pole e manteve a liderança da corrida por 4 voltas, na metade da 5° volta Lewis Hamilton da McLaren-Mercedes superou o campeão e assumiu a ponta da corrida. Jenson Button que trocou os pneus intermediários pelos slicks na 12° volta, também superou Vettel assumindo a segunda posição na corrida. Hamilton liderou liderou a corrida depois da primeira parada 29 voltas. Na 40° volta ele entrou pela segunda vez nos boxes para um novo jogo de pneus super macios, enquanto que os seus adversários mais próximos, Button, Webber e Vettel optaram por pneus macios, que tinham mais durabilidade.
A chuva voltou fraca mas foi o suficiente para o então líder Lewis Hamilton perder o controle do carro na chicane e rodar, ele perdeu uma liderança de 5.6 segundos e foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Jenson Button. Para piorar Lewis Hamilton acabou sendo punido com uma passagem pelo pitlane, por voltar para a pista sem segurança, ele obrigou Paul Di Resta da Force India-Mercedes a sair da pista para não se chocar com o carro de Hamilton.
Na volta No.51 começou uma das melhores batalhas da pista entre Hamilton e Button ambos da McLaren. Hamilton voltou a liderar na 51° volta, com Button dando o troco na mesma volta e antes de entrar para mais uma troca de pneus Hamilton novamente ultrapassou Button.
A equipe da McLaren ou o próprio Lewis Hamilton cometeram um erro de estratégia, optando por voltar para os pneus intermediários, a chuva parou rapidamente e secou a pista, obrigando o piloto britânico a entrar novamente nos boxes para colocar pneus para pista seca e tinha ainda a penalidade à cumprir.
As duas Ferraris não se mostraram competitivas com pneus intermediários, mas com os pneus para pista seco tanto Alonso como Massa começaram a entrar na briga no pelotão da frente. A estratégia de 4 paradas nos boxes para o ferrarista Fernando Alonso deu certo e fez com que ele ganhasse a última posição do pódio chegando na 3° posição. Hamilton ainda conseguiu um excelente 4° lugar, considerando a sua punição sofrida. O campeonto esta praticamente definido, só uma tragédia enorme tira o bi-campeonato de pilotos de Sebastian Vettel e de construtores para a Red Bull Racing. A F-1 tem uma pausa grande, serão três semanas de "férias" antes da próxima etapa que acontece somente no dia 28 de Agosto em Spa Francorchamps na Bélgica.
F-1: 11° ETAPA - HUNGARORING - FINAL
=========================================
1.(#4) JENSON BUTTON, McLAREN-MERCEDES - 70 voltas
2.(#1) SEBASTIAN VETTEL, RBR-RENAULT - 70 voltas (+3.5s)
3.(#5) FERNANDO ALONSO, FERRARI - 70 voltas (+19.8s)
4.(#3) LEWIS HAMITLON, McLAREN-MERCEDES - 70 voltas (+48.3s)
5.(#2) MARK WEBBER, RBR-RENAULT - 70 voltas (+49.8s)
6.(#6) FELIPE MASSA, FERRARI - 70 voltas (+83.1s)
7.(#15) PAUL DI RESTA, FORCE INDIA-MERCEDES - 69 voltas (+1 volta)
8.(#18) SEBASTIEN BUEMI, STR-FERRARI - 69 voltas (+1 volta)
9.(#8) NICO ROSBERG, MERCEDES GP - 69 voltas (+1 volta)
10.(#19) JAIME ALGUERSUARI, STR-FERRARI - 69 voltas (+1 volta)
11.(#16) KAMUI KOBAYASHI, SAUBER-FERRARI - 69 voltas (+1 volta)
12.(#10) VITALY PETROV, RENAULT - 69 voltas (+1 volta)
13.(#11) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS-COSWORTH - 68 voltas (+2 voltas)
14.(#14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA-MERCEDES - 68 voltas (+2 voltas)
15.(#17) SERGIO PEREZ, SAUBER-FERRARI - 68 voltas (+2 voltas)
16.(#12) PASTOR MALDONADO, WILLIAMS-COSWORTH - 68 voltas (+2 voltas)
17.(#24) TIMO GLOCK, VIRGIN-COSWORTH - 66 voltas (+4 voltas)
18.(#22) DANIEL RICCIARDO, HRT-COSWORTH - 66 voltas (+4 voltas)
19.(#25) JEROME D'AMBROSIO, VIRGIN-COSWORTH - 65 voltas (+5 voltas)
20.(#23) VITANTONIO LIUZZI, HRT-COSWORTH - 65 voltas (+5 voltas)
--Abandonos--
21.(#20) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS-RENAULT - 55 voltas (vazamento de água)
22.(#7) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - 26 voltas (câmbio)
23.(#9) NICK HEIDFELD, RENAULT - 23 voltas (incêndio)
24.(#21) JARNO TRULLI, LOTUS-RENAULT - 17 voltas (vaz. de água)

============================== @@ Fórmula 1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário