domingo, 24 de julho de 2011

FÓRMULA 1
Lewis Hamilton da show em Nürburgring e vence a corrida.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 24 de Julho.


O britânico Lewis Hamilton da McLaren-Mercedes deu um verdadeiro show na pista do circuito de Nürburgring e venceu a 10° etapa da Fórmula 1.
Na largada Lewis largando da 2° posição ultrapassou na primeira curva o pole position Mark Webber (RBR-Renault), Fernando Alonso da Ferrari fez uma boa largada e ultrapassou o alemão Sebastian Vettel (RBR-Renault). O brasileiro Felipe Massa tambem fez uma boa largada, mas teve que ficar do lado de fora da primeira curva e acabou perdendo duas posições após a primeira curva. Massa ficou atrás de Nico Rosberg da Mercedes GP durante muitas voltas e perdeu um tempo precioso na corrida.
Na segunda volta Alonso cometeu um erro quando pressionava Mark Webber na briga pela 2° posição e acabou cainda para o 4° lugar perdendo a posição para Vettel.
Mais tarde na 8° volta o espanhol se recuperou e fez uma linda ultrapassagem sobre o campeão Sebastian Vettel e recuperou a 3° posição. Sergio Perez da Sauber-Ferrari é o primeiro piloto a entrar nos boxes na 9° volta para troca de pneus, uma parada muito cedo.
O único acidente da corrida aconteceu na décima primeira volta quando Nick Heidfeld da Renault tentou ultrapassar Sebastien Buemi da Toro Rosso. Aparentemente Buemi não viu Heidfeld tentar ultrapassá-lo por fora. Heidfeld bateu forte no pneu traseiro do lado direito de Buemi que acabou estourando, o carro de Heidfeld acabou saindo do chão com as quatro rodas mas felizmente parou na brida sem maiores problemas. Na 13° volta Hamilton comete um pequeno erro e permite que Mark Webber ultrapasse e assuma a ponta da corrida, mas a resposta de Hamilton foi imediata ainda na mesma volta ele recuperou a liderança da corrida, mostrando que era o seu dia.
O pelotão da frente começou as primeiras paradas para troca de pneus por volta da 15° volta, mostrando que a estratégia inicial de três paradas nos boxes era a mais correta. Webber foi o primeiro a parar voltando com pneus macios novos e na 6° posição. Hamilton na liderança entra para a sua primeira parada na volta No.17 e volta na segunda posição perdendo a posição para o australiano Mark Webber da Red Bull.
O brasileiro Rubens Barrichello com problemas eletrônicos em sua Williams é obrigado a abandonar a corrida na 23° volta. Mark Webber então na liderança faz a sua segunda parada nos boxes na 31° volta e volta com mais um jogo de pneus macios na segunda posição. Hamilton para na volta seguinte e volta na liderança à frente de Webber que pressionou bastante o britânico que conseguiu se manter na frente.
Fernando Alonso teve uma grande chance quando voltou na frente de Hamilton e Webber após a sua 2° parada, mas numa manobra arrojada ultrapassando por fora Lewis Hamilton voltou a liderança da corrida.
Vettel fez a sua segunda parada na volta 41 e voltou com mais um jogo de pneus macios na 5° colocação. Após a segunda parada de Felipe Massa, aconteceu uma das melhores brigas da corrida. Massa voltou logo à frente de Vettel que durante várias voltas tentou ultrapassar o brasileiro. Lembrando que os dois seriam obrigados a parar mais uma vez para usar o composto duro dos pneus.
Lews Hamilton fez a sua última parada na volta No.52 para colocar os pneus duros, ele voltou na 3° posição. Nas paradas de Webber e Alonso, Hamilton que voava na pista mesmo com pneus duros voltou a liderança e venceu a corrida de maneira brilhante. Na última volta Massa e Vettel entraram nos boxes para troca de pneus, infelizmente a Ferrari foi mais lenta e Vettel ultrapassou Massa dentro dos boxes e garantiu a 4° posição com o brasileiro terminando na 5°. A próxima etapa acontece no final de semana que vem em Budapest, no GP da Hungria.
F-1: 10° ETAPA - NÜRBURGRING - FINAL
=====================================
1.(#3) LEWIS HAMILTON, McLAREN-MERCEDES - 60 voltas
2.(#5) FERNANDO ALONSO, FERRARI - +3.9s
3.(#2) MARK WEBBER, RBR-RENAULT - +9.7s
4.(#1) SEBASTIAN VETTEL, RBR-RENAULT - +38.1s
5.(#6) FELIPE MASSA, FERRARI - +52.2s
6.(#14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA-MERCEDES - +86.2s
7.(#8) NICO ROSBERG, MERCEDES-GP - +1 volta
8.(#7) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES-GP - +1 volta
9.(#16) KAMUI KOBAYASHI, SAUBER-FERRARI - +1 volta
10.(#10) VITALY PETROV, RENAULT - +1 volta
11.(#17) SERGIO PEREZ, SAUBER-FERRARI - +1 volta
12.(#19) JAIME ALGUERSUARI, STR-FERRARI - +1 volta
13.(#15) PAUL DI RESTA, FORCE INDIA-MERCEDES - +1 volta
14.(#12) PASTOR MALDONADO, WILLIAMS-COSWORTH - +1 volta
15.(#18) SEBASTIEN BUEMI, STR-FERRARI - +1 volta
16.(#20) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS-RENAULT - +2 voltas
17.(#24) TIMO GLOCK, VIRGIN-COSWORTH - +3 voltas
18.(#25) JEROME D'AMBROSIO, VIRGIN-COSWORTH - +3 voltas
19.(#22) DANI RICCIARDO, HRT-COSWORTH - +3 voltas
20.(#21) KARUN CHANDHOK, LOTUS-RENAULT - +4 voltas
---Não terminaram a corrida---
21.(#23) VITANTONIO LIUZZI, HRT-COSWORTH - +23 voltas (abandono)
22.(#4) JENSON BUTTON, McLAREN-MERCEDES - +25 voltas (abandono)
23.(#11) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS-COSWORTH - +44 voltas (abandono)
24.(#9) NICK HEIDFELD, RENAULT - +51 voltas (acidente)

=========================== @@ Fórmula 1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário