domingo, 9 de outubro de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel conquista o bi-campeonato em Suzuka, chegando na 3° posição.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Para Sebastian Vettel bastava o 10° lugar para se tornar o mais jovem bi-campeão da história da F-1. Em Suzuka no Japão, Vettel liderou boa parte da prova mas perdeu duas posições durante as paradas nos boxes, cruzou a linha de chegada na terceira posição e conquistou o seu segundo título de campeão da F-1 com quatro corridas de antecedência.
Na largada Vettel jogou o carro pra cima de Jenson Button da McLaren para não perder a primeira posição, com isso Button teve que freiar o seu carro para não bater em Vettel. Lewis Hamilton se aproveitou disso e ultrapassou Button assumindo a 2° colocação.
Nenhuma punição foi aplicada a Sebastian Vettel pela manobra que jogou praticamente Button para fora da pista na largada. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari), Bruno Senna (Renault), Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) e Jaime Alguersuari (STR-Ferrari) fizeram uma péssima largada e perderam posições. Felipe Massa que ganhara na largada a posição de Fernando Alonso, aguentou a pressão do espanhol até a sexta volta quando foi ultrapassado na curva um. Barrichello na 7° volta usando a asa traseira ultrapassa o seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado e recupera a 13° posição. Lewis Hamilton teve um pneus furado na volta 8 e perde a posição para Jenson Button que assume a 2° colocação. Hamilton é o primeiro dos líderes a entrar para troca de pneus, ele coloca pneus macios e volta para a pista na 11° posição.
Como era previsto, os pneus macios traseiros aguentam apenas 8-9 voltas no abrasivo circuito de Suzuka, Vettel entra para a sua primeira troca na 9° volta, mais um jogo de pneus macios e ele volta na 6° posição.
Sebastien Buemi (STR-Ferrari) abandona a prova, aparentemente os mecânicos não fixaram a roda dianteira do lado direito que acabou saindo na curva Esses.
Após as primeiras paradas, Vettel continuava na liderança com Jenson Button diminuindo a diferença para ele com o melhor desempenho da McLaren. Na 20° volta Vettel entra nos boxes para a sua segunda troca de pneus, novamente pneus macios e retorno para a pista no P6. Na volta seguinte Jenson Button entra nos boxes para a sua segunda parada, o trabalho da equipe é excepcional e Button volta para a pista na liderança da corrida à frente de Vettel.
Apesar da pressão de Vettel e duas tentativas com a asa traseira aberta, Button mantém a liderança de forma brilhante. Novamente um pequeno acidente envolvendo Felipe Massa e Lewis Hamilton, na ultima chicane antes da reta de chegada, Massa perdeu um pequeno pedaço de sua asa dianteira do lado direito. O safet-car entra na pista na 24° volta para a retirada de detritos na pista.
O safety-car entra nos boxes na volta 27 e na relargada Jenson Button manteve a liderança com Vettel em sua cola. Button abriu 2.2 segundos, não dando a chance para que Vettel utilize a asa traseira móvel (DRS) para tentar a ultrapassagem, o alemão entra para a sua terceira troca de pneus na 34° volta, agora ele coloca pneus médios e volta na 11° posição.
Vettel pegou muito tráfego quando voltou dessa parada complicando a sua tentativa de vitória em Suzuka. Button entra nos boxes na volta No.36 e volta na 3° posição mas com boa vantagem sobre Vettel. Fernando Alonso tambem ganha a posição de Vettel na sua terceira parada nos boxes.
O mexicano Sergio Perez da Sauber surpreende todos e faz a melhor volta da corrida na 40° volta, ele estava apenas na 12° posição.
Alonso se defende bravamente do ataque de Vettel que não arrisca muito já que precisava de apenas 1 pontinho para conquistar o bi-campeonato.
Nessa altura da prova, várias brigas por posição acontecia no bloco intermediário. Kamui Kobayashi fez várias ultrapassagens arrojadas mas o japônes não conseguiu chegar a zona de pontuação e acabou na 13° colocação.
Jenson Button da McLaren cruzou a linha de chegada apenas 1 segundo à frente do espanhol Fernando Alonso da Ferrari e conquistou a sua 3° vitória da temporada. Vettel ficou na 3° posição e com isso oficialmente conquistou o título de 2011. Vettel é o mais jovem bi-campeão da F-1, com apenas 24 anos e 98 dias.
F-1: SUZUKA 15° ETAPA - FINAL
====================================
1.(4) JENSON BUTTON, MCLAREN-MERCEDES - 1:38.767 (53 VOLTAS)
2.(5) FERNANDO ALONSO, FERRARI - +1.1s (53 VOLTAS)
3.(1) SEBASTIAN VETTEL, RBR-RENAULT - +2.0s (53 VOLTAS)
4.(2) MARK WEBBER, RBR-RENAULT - +8.0s (53 VOLTAS)
5.(3) LEWIS HAMILTON, MCLAREN-MERCEDES - +24.2s (53 VOLTAS)
6.(7) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - +27.1s (53 VOLTAS)
7.(6) FELIPE MASSA, FERRARI - +28.2s (53 VOLTAS)
8.(17) SERGIO PEREZ, SAUBER-FERRARI - +39.3s (53 VOLTAS)
9.(10) VITALY PETROV, RENAULT - +42.6s (53 VOLTAS)
10.(8) NICO ROSBERG, MERCEDES GP - +44.3s (53 VOLTAS)
11.(14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA-MERCEDES - +54.4s (53 VOLTAS)
12.(15) PAUL DI RESTA, FORCE INDIA-MERCEDES - +62.3s (53 VOLTAS)
13.(16) KAMUI KOBAYASHI, SAUBER-FERRARI - +63.7s (53 VOLTAS)
14.(12) PASTOR MALDONADO, WILLIAMS-COSWORTH - +64.1s (53 VOLTAS)
15.(19) JAIME ALGUERSUARI, STR-FERRARI - +66.6s (53 VOLTAS)
16.(9) BRUNO SENNA, RENAULT - +72.6s (53 VOLTAS)
17.(11) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS-COSWORTH - +74.1s (53 VOLTAS)
18.(20) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS-RENAULT - +87.8s (53 VOLTAS)
19.(21) JARNO TRULLI, LOTUS-RENAULT - +96.1s (53 VOLTAS)
20.(24) TIMO GLOCK, VIRGIN-COWSORTH - +2 voltas (51 VOLTAS)
21.(25) JEROME D'AMBROSIO, VIRGIN-COSWORTH - +2 voltas (51 VOLTAS)
22.(22) DANIEL RICCIARDO, HRT-COSWORTH - +2 voltas (51 VOLTAS)
23.(23) VITANTONIO LIUZZI, HRT-COSWORTH - +3 voltas (50 VOLTAS)
24.(18) SEBASTIEN BUEMI, STR-FERRARI - 42 voltas (abandono)


==================================// F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário