segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INDYCAR SERIES
Baixando a poeira e analisando com frieza a morte de Dan Wheldon.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Sempre quando acontece alguma morte no automobilismo, começam várias discussões sobre segurança, cancelamento de provas em alguns circuitos etc. Isso tem que ser analisado com frieza e tentar entender o que aconteceu e o que pode ser feito para melhorar a segurança para os pilotos dentro das pistas. A Fórmula 1 continua como a campeã de todas as categorias em ceifar vidas, mas isso é fácil de ser explicado, primeiro que é uma das categorias mais antigas, teve a sua primeira temporada em 1950. É fato que desde o final de semana trágico que resultou na morte de Ayrton Senna em 1994 a Fórmula não conheceu mais nenhuma morte. É inegável tambem que na Indy as mortes tem sido mais frequentes (ver tabela abaixo).
Uma das explicações óbvias é que corridas em ovais são muito mais perigosas do que corridas em circuitos mistos sem dúvida, a velocidade é constante e altíssima e os carros andam a centímetros um dos outros. Os carros da Indy são seguros, quem viu o acidente de ontem chega rapidamente a essa conclusão. Agora o que aconteceu com o Dan Wheldon foi algo semelhante ao que acontecer com o canadense Greg Moore em Fontana na California. O carro levanta vôo rodopia e o carro acerta o muro com a parte superior. Isso não esta previsto nos test crashes. A Indy tem investido muito em segurança nos últimos anos. Para o azar de Dan Wheldon, o carro dele levanta voo ele rodopia e o seu cockpit se choca violentamente com a grade de proteção da arquibancada, quando o carro parou era nitido que alguma coisa gravíssima havia acontecido com o piloto, já que a proteção acima da cabeça do piloto simplesmente se desintegrou, veja a foto acima, realmente uma fatalidade. Se voce observar as imagens do acidente o "airbone" do Will Power foi gravíssimo tambem, a sorte do piloto da Penske é que o carro dele atinge a barreira de proteção com o seu assoalho, senão a coisa poderia ter sido bem pior.
Em 2012 os carros da Indy vão sofrer grandes mudanças, o carro é totalmente diferente e ironicamente estava sendo testado por Dan Wheldon, que praticamente tinha fechado com a equipe Sam Schmidt Motorsports para correr a temporada inteira de 2012. O carro de 2012 é totalmente idealizado para evitar os "airbones", o que eu acho dificil de acontecer, já que no acidente de ontem a maioria dos carros que voaram, se chocaram nas laterais de outros carros. Outra possibilidade seria limitar a velocidade dos carros através da potência dos motores em circuitos ovais. O Indy vive a sua maior crise para conseguir promotores para corridas em ovais, se o cenário não se modificar para o ano que vem, teremos bem menos corridas em Ovais do que tivemos nesse ano.
**A foto acima me deixou intrigado quando vi pela primeira vez, já que o carro de Dan Wheldon nem aparece como um dos mais destruídos, mas se voce reparar bem na foto verá que na parte posterior de sua cabeça o carro foi desintegrado, aquela parte é uma das mais resistentes da célula de sobrevivência e o choque dessa região na grade de proteção, sinceramente deve ter matado o piloto quase que instantâneamente. Alguns fotógrafos relataram que Wheldon foi entubado ainda na pista e os médicos realizaram manobras de massagens cardíacas e respiração artificial. Triste final de semana para o automobilismo.


CHAMP CAR : de 1979 até 2008

-- Jim Hickman, morto num treino livre em Milwaukee Mile, 01 de Agosto de 1982
-- Jeff Krosnoff, morto durante a corrida em Toronto, 14 de Julho de 1996
-- Gonzalo Rodriguez, morto durante o treino de classificação em Laguna Seca, 11 de Setembro de 1999.
-- Greg Moore, morto durante a corrida em California Speedway, 31 de Outubro de 1999

INDYCAR SERIES (1996)
-- Scott Brayton, treino livre para as 500 Milhas de Indianapolis em 17 de Maio de 1996.
-- Tony Renna, sessão de testes em 22 de Outubro de 2003.
-- Paul Dana, treino livre, Toyota Indy 300 em 26 de Março de 2006.
-- Dan Wheldon, durante a corrida em Las Vegas em 16 de Outubro de 2011.

FORMULA 1 (47 mortes desde 1950), mas na F-1 não acontece uma morte desde 1994.

STOCK CAR BRASIL (3 mortes nos últimos 20 anos)
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