domingo, 4 de novembro de 2012

FÓRMULA 1
Kimi Räikkönen vence a sua primeira corrida do ano em Abu Dhabi.
Luis Fernando Soares de Almeida

Kimi Räikkonen largou na 4° posição mas já na primeira curva pulou para a 2° colocação e mostrou que essa seria a sua melhor corrida da temporada. Hamilton que largou na pole manteve a liderança e rapidamente abriu uma boa vantagem sobre Räikkönen. Sebastian Vettel que foi punido e largou na última posição e dos boxes tinha um trabalho duro pela frente para chegar na zona de pontuação. Na 9° volta aconteceu um acidente espetacular, Nico Rosberg (Mercedes GP), estava se preparando para ultrapassar Narain Karthikeyan (HRT) quando o seu carro atingiu com toda a velocidade e passou por cima do carro de Karthikeyan, aparentemente o carro da HRT apresentou um problema e diminuiu a velocidade abruptamente, Rosberg não pode fazer nada. O carro de segurança entrou na pista. Na relargada (volta No.14) Hamilton manteve a liderança e rapidamente abriu 3.4 segundos de vantagem sobre a Lotus de Räikkönen. Na 20° volta Lewis Hamilton encostou a sua McLaren que perdeu potência, era fim de corrida para o britânico. A primeira bandeira amarela ajudou Vettel a diminuir a diferença, mas durante a bandeira Daniel Ricciardo reduziu demais a velocidade e Vettel desviou e acertou uma placa indicatória da utilização do DRS. Na 13° volta Vettel entrou nos boxes colocando pneus macios e um novo bico dianteiro do carro, com isso ele foi novamente para o pelotão traseiro.
Räikkönen liderava com Pastor Maldonado (Williams) em 2° e Alonso logo atrás dele pressionando bastante, ninguem percebeu mas rapidamente Vettel já estava na 12° colocação. Na 21° volta Alonso ultrapassou Maldonado e assumiu a segunda colocação. Na 23° volta Mark Webber (Red Bull Racing) tentou ultrapassar Maldonado e foi tocado pelo venezuelano, Webber rodou e perdeu várias posições.
Mais tarde Webber se envolveu em outra disputa ferrenha com o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) que acabou rodando com a sua Ferrari. Vários carros entraram para as suas paradas entre as voltas NO.27 e 31, Räikkonen estava liderando com apenas 1.4 segundos, mas com 23 voltas restando para terminar a corrida era claro que o finlândes necessitaria de mais uma parada. Na 37° volta Räikkönen entrou nos boxes e numa troca excepcional da equipe Lotus ele retornou para a pista na 4° posição se mantendo á frente de Grosjean, di Resta, Perez e Webber. Di Resta e Grosjean estavam batalhando pela posição quando Sergio Perez (Sauber) tentou ultrapassar e atingiu Grosjean que parou no meio da pista e foi atingido por Mark Webber. Webber e Grosjean tiveram que abandonar a corrida e Sergio Perez foi punido com uma parada de 10 segundos nos boxes por causar a colisão.
Nas últimas voltas Räikkönen controlou bem os ataques de Alonso que diminuia a diferença mas não a ponto de ameaçar Kimi. Vettel com a sua corrida épica conquistou o 3° lugar no pódio, com isso Vettel mantém a liderança do campeonato, 10 pontos á frente de Alonso da Ferrari. Restam apenas duas etapas para terminar a temporada que tem tudo para se definida na última etapa aqui no Brasil.

F-1: 18° ETAPA - YAS MARINA - FINAL
1.(#9) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - 1:45.58.667
2.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - +0.8s
3.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - +4.1s
4.(#3) Jenson Button, McLaren-Mercedes - +7.7s
5.(#18) Pastor Maldonado, Williams-Renault - +13.0s
6.(#14) Kamui Kobayashi, Saber-Ferrari - +20.0s
7.(#6) Felipe Massa, Ferrari - +22.8s
8.(#19) Bruno Senna, Williams-Renault - +23.5s
9.(#11) Paul di Resta, Force India-Mercedes - +24.1s
10.(#16) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - +27.4s    
11.(#7) Michael Schumacher, Mercedes - +28.0s
12.(#17) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - +34.9s
13.(#20) Heikki Kovalainen, Caterham-Renault - +47.7s
14.(#24) Timo Glock, Marussia-Cosworth - +56.4s
15.(#15) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - +56.7s
16.(#21) Vitaly Petrov, Caterham-Renault - +64.5s
17.(#22) Pedro de la Rosa, HRT-Cosworth - +71.7s
18.(#25) Charles Pic, Marussia-Cosworth - abandono (motor)
19.(#10) Romain Grosjean, Lotus-Renault - abandono (acidente)
20.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - abandono (acidente)
21.(#4) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - abandono (pressão de Combustivel)
22.(#23) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - abandono (acidente)
23.(#8) Nico Rosberg, Mercedes - abandono (acidente)
24.(#12) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - abandono (acidente) 

----------------------------------------------------//Fórmula 1 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário