sábado, 24 de novembro de 2012

FÓRMULA 1
Relembrando o Grande Prêmio do Brasil do ano passado.
Luis Fernando Soares de Almeida

TREINO CLASSIFICATÓRIO
  No treino classificatório no sábado para definir o pole position e o grid de largada, Sebastian Vettel conquistou a sua 15° pole position do ano com uma volta de 1:11.918, quebrando o recorde de Nigel Mansell de 92 pelo maior número de pole positions em uma única temporada.
O seu companheiro de equipe Mark Webber (Red Bull Racing-1:12.099) ficou apenas um décimo de segundo atrás de Vettel na segunda posição. As duas McLarens ocuparam a segunda fila com Jenson Button (1:12.283) em 3° e Lewis Hamilton (1:12.480) em 4°. Abrindo a 3° fila Fernando Alonso da Ferrari (1:12.591) na 5° posição e Nico Rosberg da Mercedes (1:13.050) ao seu lado em 6°. O brasileiro Felipe Massa (Ferrari - 1:13.068) largou em 7° com Adrian Sutil (Force India - 1:13.298) ao seu lado em 8°. Fechando o Top 10 na 5° fila vieram Bruno Senna (Renault - 1:13.761) e Michael Schumacher (Mercedes, sem tempo no Q3).

A CORRIDA
  Sebastian Vettel manteve a liderança após a largada e os dois carros da Red Bull rapidamente abriram vantagem sobre os demais competidores. Fernando Alonso fez uma ótima largada e conseguiu a terceira posição no inicio da prova ultrapassando as duas McLarens, mas no final da corrida Jenson Button se recuperou e ultrapassou o espanhol ficando na terceira colocação. Com problemas em seu câmbio, Lewis Hamilton da McLaren foi obrigado a abandonar a corrida. Na 10° volta Bruno Senna bateu em Michael Schumacher e foi punido com uma passagem pelo pitlane por causar o acidente. Felipe Massa terminou o ano com uma 5° colocação na corrida. Sebastian Vettel teve problemas com o seu câmbio e acabou sendo ultrapassado pelo seu companheiro de equipe Mark Webber que venceu a sua primeira e única etapa da temporada. Vettel conseguiu ainda assim terminar em segundo com Jenson Button da McLaren completando o pódio. Alonso terminou em 4° com Massa em 5°. Completando a zona de pontuação dos 10 primeiros tivemos: Adrian Sutil (Force India) em 6°, Nico Rosberg (Mercedes) em 7°, Paul di Resta (Force India) em 8°, Kamui Kobayashi (Sauber) em 9° e Vitaly Petrov (Renault) em 10°. O pódio de Jenson Button deu ao britânico o vice-campeonato da temporada e com a vitória Mark Webber terminou em 3° na tabela de classificação desbancando o espanhol Fernando Alonso que ficou em 4° no geral. Rubens Barrichello fez a sua última corrida na Fórmula 1 pela Williams e terminou em 14°. Outra lembrança negativa para um brasileiro em 2011, foi que Felipe Massa se tornou o primeiro piloto da Ferrari desde 1992 com uma temporada sem conseguir nenhum pódio, Ivan Capelli teve o mesmo desempenho no ano de 92. Vettel conquistou o bi-campeonato terminando o ano com 392 pontos, Button foi o vice com 270 e Webber o terceiro com 258 pontos.
--------------------------------------------------------//F-1 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário