quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FÓRMULA 1
O circuito de Texas será um belo desafio para os pilotos.
Luis Fernando Soares de Almeida
Nesse final de semana após uma ausência de 4 anos a Fórmula 1 volta a ter uma etapad da temporada nos Estados Unidos. A pista do Texas foi desenhada e projetada pelo alemão Hermann Tilke, uma espécie de desenhista concursado da FIA para desenhar e projetar novos circuitos. Todo circuito de F-1 clássico necessita de uma curva icônica. Em Spa Francorchamps na Bélgica temos a Eau Rouge, em Silvertone já pensamos logo na sequência de curvas intituladas de Becketts e em Suzuka temos a curva 130R. Para Austin no Texas claramente parece que a primeira curva se tornará ou tem tudo para se tornar mais uma curva lendária.
Logo após a reta de largada os carros chegam com grande velocidade na curva 1, que tem uma elevação que assusta. O ponto de frenagem será crítico para essa curva e poderemos esperar várias derrapagens e saídas de pista já na sexta-feira no primeiro dia de treinos livres. A subida tem uma velocidade projetada para cerca de 200 Km/h e uma curva bem larga onde será possível carros lado a lado. Logo após essa subida, a pista começa uma descida rápida e já entra num setor intitulado por Tilke, de "snake" (cobra), é uma mistura das Becketts de Silverstone com os esses de Suzuka, onde a cambagem das rodas dos carros será fundamental para o sucesso.
Os primeiros carros entram na pista nessa sexta-feira (16/11) as 13 hrs de Brasília para a primeira sessão de treinos livres.
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