segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel é o tri-campeão da Fórmula 1.
Luis Fernando Soares de Almeida

  O alemão Sebastian Vettel entrou para a história do livro dos recordes da Fórmula Um se tornando o mais jovem tri-campeão da categoria. Vettel conquistou o terceiro título consecutivo nesse domingo em Interlagos, somente dois pilotos desde 1950 conseguiram tal façanha, o argentino Juan Manuel Fangio conquistou 4 títulos seguidos em 1954, 55, 56 e 57, o outro foi o alemão Michael Schumacher que conseguiu o penta (2000-01-02-03-04). A corrida foi dramática do começo ao final, em vários momentos durante a prova Alonso conquistaria o título, mas no final com muita competência e frieza Vettel cruzou a linha de chegada apenas na 6° colocação que foi suificiente para o título.
  Na largada Hamilton manteve a pole position e Felipe Massa fez uma excelente largada pulando para a segundo posição no "S" do Senna, mas ainda na primeira volta Jenson Button recuperou a segunda colocação. Vettel teve tanto cuidado na largada que perdeu várias posições, quando estava em 7° o brasileiro Bruno Senna bateu no carro de Vettel que rodou e ficou no meio da pista, Vettel foi para a última colocação o que seria um fim trágico. A pista estava úmida e muito escorregadia. Na 2° volta quando Mark Webber (Red Bull Racing) pressionava muito Felipe Massa (Ferrari) na reta dos boxes, Alonso se aproveitou da ajuda de Massa que claramente deu o lado melhor do "S" do Senna para o espanhol e ultrapassou ambos ficando na 3° colocação, naquele momento logo no inicio da corrida Alonso estava conquistando o seu terceiro título. Vettel apesar do acidente permaneceu na pista pois aparentemente a telemetria do seu carro não acusou nenhum defeito. Bruno Senna (Williams) e Sergio Perez (Sauber) que se envolveram nesse acidente são obrigados a abandonar, um final melancólico para Bruno Senna que não tem equipe para o ano que vem ainda. Nico Hulkenberg (Force India) começou a fazer uma ótima corrida, ele conseguiu ultrapassar Webber na 3° volta no final da reta principal e assumiu a 4° posição. Kimi Räikkönen da Lotus foi o primeiro a trocar os pneus slicks para intermediários, pois a chuva apertou um pouquinho deixando a pista ainda mais escorregadia, isso na volta No.6. Romain Grosjean encosta o seu pneu traseiro na tina branca da pista e roda, se chocando fortemente contra a barreira de proteção, final de prova para Grosjean na volta No.7.
 
Sebastian Vettel depois de cair para a última posição na primeira volta, começou a mostrar todo o seu talento e na 8° volta já estava mágicamente na 7° posição e brigando pela 6° com Kamui Kobayashi (Sauber). Jenson Button ultrapassa Hamilton e assume a liderança na volta No.8. Hamilton entra nos boxes para a troca para intermediários na 11° volta, apenas Button e Nico Hulkenberg permanecem com pneus lisos e abrem uma boa vantagem para os demais. Como a chuva não piorou parecia ser a melhor estratégia para Button e Hulkenberg. Mas na 14° volta os intermediários começaram a fazer a diferença, Hamilton era quase 2 segundos mais rápido do que Button, a pista estava bem molhada. O panorâma mudou rapidamente e a pista começou a secar novamente fazendo com que Button e Hulkenberg aumentassem a diferença, e o alemão que adora andar em Interlagos ultrapassa Button e assume a liderança na volta No.19.
  Hamilton entra nos pits novamente e coloca pneus duros, parece que a estratégia do inglês era ir até o final com esse composto, isso na volta No.19. As equipes enlouqueciam com o clima de Interlagos, as vezes mais seco e rapidamente mudava para pista úmida e escorregadia. Alono e Kobayashi retornam para os boxes e colocam pneus lisos novamente. Fernando Alonso reclama pelo rádio com a sua equipe que a pista esta muito suja com pedaços de carros. O que provavelmente furou um pneu traseiro da Mercedes de Nico Rosberg. O carro de segurança entra na pista na volta No.23 para limpeza da pista. Hulkenberg e Button aproveitam o safety-car e realizam a primeira parada, ambos colocam pneus duros e voltam nas mesmas posições. Com o safety-car na pista na volta no.27 Hulkenberg liderava seguido de Button, Hamilton, Alonso e Vettel. O safety-car entra nos boxes na volta No.29 e a corrida recomeça com Hulkenberg mantendo a liderança. Kobayashi de maneira arriscada ultrapassa Vettel e assume a 5° posição, Vettel não arriscou nada nessa manobra. Duas voltas mais tarde o japônes ultrapassou Fernando Alonso com a ajuda do DRS, assumindo a 4° posição. Na frente Nico Hulkenberg mantinha o controle da corrida. Na 45° volta os tempos das voltas ficam bem altos, a pista estava bem mais úmida e a chuva apertou de vez. Na 49° volta Nico Hulkenberg coloca uma das rodas na temida linha branca e perde o controle do seu carro, o que foi suficiente para ser ultrapassado por Lewis Hamilton (McLaren) que assumiu a liderança da prova. Hulkneberg conseguiu manter a segunda colocação. Para deixar a vida de Vettel mais dificil ainda o rádio de seu carro apresenta problemas na volta No.51 e ele não se comunica satisfatóriamente com a sua equipe.
 
Na volta No.55 Hulkenberg aproveitou muito bem o tráfego com retardatarios e tentou ultrapassar Hamilton na entrada do "S" do Senna mas acabou perdendo o controle e uma das rodas traseiras do seu carro tocou na dianteira do carro de Hamilton quebrando a sua suspensão, era fim de prova para o britânico, Hulkenberg continuou mas foi punido com uma passagem pelo pitlane por causar esse acidente. A chuva aumentou na parte final da corrida, a partir da volta No.62, o primeiro a entrar nos boxes para a troca foi Kamui Kobayashi. Jenson Button liderava com tranquilidade com 20 segundos de diferença para o espanhol Fernando Alonso, Vettel seguia na 7° colocação o que seria suficiente para o tri-campeonato por apenas 1 ponto. Alonso precisaria chegar em primeiro para conquistar o titulo mas Button nessas condições com uma condução tranquila como é característica desse piloto dificilmente cometeria um erro. Na penúltima volta Paul di Resta da Force India bateu forte na subida do Café e fez com que a corrida praticamente terminasse com o safety-car na pista. Vettel (281 pontos) entrou para a história e se tornou o mais jovem piloto (apenas 25 anos) a conquistar o tri-campeonato chegando numa confortável 6° posição. O brasileiro Felipe Massa terminou o ano em alta com mais no pódio na 3° colocação. Alonso (278 pontos)ficou com o vice-campeonato consagrando uma das melhores temporadas de sua carreira e Kimi Räikkönen fechou o seu ano de retorno há fórmula 1 de maneira brilhante com a terceira colocação do campeonato (207 pontos).

F-1: 19° ETAPA - INTERLAGOS - FINAL
1.(#3) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 2:30.470
2.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - +2.7
3.(#6) Felipe Massa, Ferrari - +3.6
4.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - +4.9
5.(#12) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - +5.7
6.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - +9.4
7.(#7) Michael Schumacher, Mercedes - +11.9
8.(#17) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - +28.6
9.(#14) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - +31.2
10.(#9) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - +1 volta
11.(#21) Vitaly Petrov, Caterham-Renault - +1 volta
12.(#25) Charles Pic, Marussia-Cosworth - +1 volta
13.(#16) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - +1 volta
14.(#20) Heikki Kovalainen, Caterham-Renault - +1 volta
15.(#8) Nico Rosberg, Mercedes - +1 volta
16.(#24) Timo Glock, Marussia-Cosworth - +1 volta
17.(#22) Pedro de la Rosa, HRT-Cosowrth - +2 voltas
18.(#23) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - +2 voltas
19.(#11) Paul di Resta, Force India-Mercedes - +3 voltas
--ABANDONOS--
(#4) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - acidente
(#10) Romain Grosjean, Lotus-Renault - acidente
(#18) Pastor Maldonado, Williams-Renault - abandono
(#19) Bruno Senna, Williams-Renault - acidente
(#15) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - acidente

----------------------------------------------//Fórmula 1 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário