domingo, 26 de maio de 2013

FÓRMULA 1

Nico Rosberg confirma favoritismo da Mercedes e vence em Mônaco.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Foi uma vitória maiúscula do piloto alemão Nico Rosberg da Mercedes, que largou na pole posistion manteve a primeira colocação após a largada e ditou o ritmo da prova até o seu final. A largada foi tranquila mas na segunda volta algumas batalhas fizeram as primeiras vítimas de Mônaco. No hairpin Adrian Sutil da Force India deu um leve toque na McLaren de Jenson Button e perdeu um pedaço de sua asa dianteira. Ainda na segunda volta Sergio Perez (McLaren) cortou a chicane logo após o túnel quando tentava ultrapassar o seu companheiro de equipe, Jenson Button. No hairpin ainda, Gideo van der Garde (Caterham) entrou na traseira do carro do venezuelano Pastor Maldonado, obrigando os dois a entrarem cedo nos boxes. Vettel pressionou bastante Hamilton na briga pela segunda posição na corrida, mas em Mônaco é praticamente impossível ultrapassar. As duas Mercedes nas posições 1 e 2 claramente ditaram um ritmo mais lento da corrida para poupar os pneus dos seus carros, o maior problema enfrentado pela equipe nessa temporada. O primeiro a entrar nos boxes para a troca de pneus foi Paul di Resta da Force India na volta No.10, voltou para a pista com pneus macios. Sergio Perez é obrigado a devolver a posição para Button devido ao corte da chicane cedo na corrida.
Somente três pilotos começaram a corrida com pneus macios, Romain Grosjean (Lotus), Estaban Gutierrez (Sauber) e Felipe Massa (Ferrari). Na 26° volta Mark Webber é o primeiro dos líderes a entrar nos boxes para troca de pneus, ele volta na 9° posição. Entre a 26° e 29° voltas vários carros entraram para a primeira troca de pneus. Na volta No.30 Felipe Massa vate violentamente na Ste Devote, praticamente um acidente idêntico ao sofrido no P3. O Safety-car entra na pista com Massa sendo atendido fora do carro sendo colocado a proteção de pescoço que reclamou de muitas dores na região do pescoço e costas mas aparentemente nada mais grave aconteceu com o brasileiro. O líder Nico Rosberg aproveitou muito bem a presença do safety car e entrou para a sua parada e voltou na primeira colocação, Lewis Hamilton se deu mal, ele perdeu duas posições, para Sebastian Vettel e Mark Webber, voltando na 4° posição. Na volta No.39 aconteceu a relargada as posições dianteiras foram mantidas, Hamilton pressionou bastante e tentou uma manobra arriscadíssima colocando o carro por dentro na curva Rascasse onde é impossível conseguiu uma ultrapassagem.
Sergio Perez da McLaren fez uma ultrapassagem excepcional sobre o seu companheiro Jenson Button na chicane Nouvelle após o túnel ganhando a sétima colocação, isso na volta No.42. Duas voltas mais tarde o mexicano que estava super agressivo tentou a mesma manobra no mesmo local sobre o espanhol Fernando Alonso que foi obrigado a cortar a chicane, mais tarde Alonso foi avisado que deveria devolver a posição para Sergio Perez. Na volta No.46 aconteceu um acidente forte que determinou a bandeira vermelha na corrida. Pastor Maldonado da Williams foi espremido por Jules Bianchi da Marussia e bateu forte na barreira de proteção trazendo a mesma para o meio da pista. A corrida ficou pouco mais de quinze minutos. Ainda com a bandeira amarela e com o safety car na pista Alonso devolveu a sexta colocação para o mexicano Sergio Perez. A relargada aconteceu na volta No.48 sem mudanças nas posições dianteiras. Adrian Sutil da Force India fez uma corrida espetacular e conseguiu duas ultrapassagens fantásticas no Hairpin, primeiro sobre Jenson Button conquistando a oitava posição e mais tarde sobre Fernando Alonso conquistando a sétima colocação. Na 63° volta Romain Grosjean (Lotus) depois da saída do túnel entrou na traseira da Toro Rosso de Daniel Ricciardo provocando mais uma entrada do carro de segurança na pista. Foi o 4° acidente de Grosjean que bateu no P1, P2, P3 e corrida. A relargada aconteceu faltando apenas 12 voltas para terminar a corrida. Sergio Perez empolgado pelas ultrapassagens sobre Button e Alonso tentou a mesma manobra contra Kimi Räikkönen que espremeu o mexicano no muro antes da chicane e danificou o seu carro e o de Kimi. Kimi Räikkonen ainda conseguiu terminar na zona de pontuação na 10° colocação. Nico Rosberg cruzou a linha de chegada de maneira brilhante uma vitória merecida para esse jovem piloto que tem muito talento. A próxima etapa da Fórmula um acontece no Canadá no dia 09 de Junho.

F-1: 6° ETAPA - GP DE MÔNACO - FINAL
1.(#9) Nico Rosberg, Mercedes - 78 voltas (1 parada)
2.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull - +3.8 (1 parada)
3.(#2) Mark Webber, Red Bull - +6.3 (1 parada)
4.(#10) Lewis Hamilton, Mercedes - +13.8 (1 parada)
5.(#15) Adrian Sutil, Force India - +21.4 (1 parada)
6.(#5) Jenson Button, McLaren - +23.1 (1 parada)
7.(#3) Fernando Alonso, Ferrari - +26.7 (1 parada)
8.(#18) Jean-Eric Vergne, Toro Rosso - +27.2 (1 parada)
9.(#14) Paul di Resta, Force India - +27.6 (1 parada)
10.(#7) Kimi Räikkonen, Lotus - +36.5 (2 paradas)

11.(#11) Nico Hulkenber, Sauber - +42.5 (1 parada)
12.(#17) Valtteri Bottas, Williams - +42.6 (1 parada)
13.(#12) Esteban Gutierrez, Sauber - +43.2 (2 paradas)
14.(#23) Max Chilton, Marussia - +49.8 (3 paradas)
15.(#21) Gideo van der Garde, Caterham - +62.5 (3 paradas)
16.(#6) Sergio Perez, McLaren - +6 voltas (1 parada)
**Não terminaram a corrida**
(#8) Romain Grosjean, Lotus - +15 voltas (3 paradas)(acidente)
(#19) Daniel Ricciardo, Toro Rosso - +17 voltas (1 volta)
(#22) Jules Bianchi, Marussia - +20 voltas (3 paradas)
(#16) Pastor Maldonado, Williams - +14 voltas (2 voltas)(acidente)
(#4) Felipe Massa, Ferrari - +50 voltas (1 parada)(acidente)
(#20) Charles Pic, Caterham - +71 voltas (1 parada)(acidente)
------------------------------------//Fórmula 1 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário